A carne vermelha faz parte da dieta de muitas pessoas e possui grandes concentrações de zinco em sua composição, especialmente o fígado bovino. Por conta da facilidade de preparo e aquisição, essa costuma ser uma opção fácil e prática para incluir no cardápio.
Dentre as alternativas de carne branca, o frango e o peixe também fazem parte do grupo de alimentos que possuem grande disponibilidade de zinco. Além disso, são proteínas magras que costumam fazer parte de dietas fitness.
Legumes, incluindo feijão e lentilha e também o tofu, contém concentrações significativas de zinco. Uma das fontes mais ricas desse mineral é o grão de bico, tão comum em dietas veganas e vegetarianas. No caso da lentilha, por exemplo, a cada 100 gramas cozidas, há cerca de 1.3 miligramas de zinco. Isso faz com que os legumes sejam alimentos coringa na dieta rica nesse nutriente.
Nesse grupo tão vasto de opções, o amendoim e a castanha-do-Pará são os alimentos que contém zinco mais comuns nas mesas dos brasileiros. Essa classe de alimentos é rica em gorduras não-saturadas e também proporciona ótimas concentrações de vitamina E, magnésio e outros componentes benéficos à saúde.
O leite e outros produtos derivados também figuram como uma ótima origem de zinco na alimentação, além de serem muito populares por conta da sua alta disponibilidade de cálcio. Vale notar que quanto mais processado for o alimento, menor é a sua concentração de zinco.
Os frutos do mar, apesar de não tão comuns na dieta de grande parte das pessoas, se mostram como excelentes escolhas nas dietas ricas em vitaminas e minerais. A ostra está entre os alimentos que mais possuem maior teor de zinco, juntamente com os camarões.
Gostou do conteúdo? Continue explorando o nosso blog para encontrar conteúdos sobre saúde, alimentação saudável e muito mais!