A atividade física tem um papel fundamental na preservação da cognição e na promoção da saúde cerebral. Praticar exercícios, principalmente aeróbicos, são beneficiais para manter o funcionamento e saúde do nosso cérebro.
Confira a relação entre atividades físicas e nossa cognição!
Exercícios físicos aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso ajuda a fornecer mais oxigênio e nutrientes para as células cerebrais. Também acontece o estimulo da neurogênese, que é a formação de novos neurônios, especialmente em uma área do cérebro chamada hipocampo, que é crucial para a memória e a aprendizagem!
Exercícios físicos também liberam endorfinas, que são hormônios que promovem sentimentos de bem-estar e reduzem o estresse, conhecido por ter efeitos negativos na cognição, além de reduzir a inflamação no corpo e cérebro, onde em um caso crônico, pode prejudicar a função cognitiva.
Manter uma rotina regular de atividades pode reduzir o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e outras formas de demência.
Confira no post abaixo dicas práticas para você escolher a intensidade certa de atividade física de acordo com as suas necessidades!