5 hábitos que aumentam o risco de osteoporose

5 hábitos que aumentam o risco de osteoporose

Segundo dados do Ministério da Saúde, a osteoporose é uma doença presente na vida de 10 milhões de brasileiros. Ela se caracteriza pelo enfraquecimento da massa óssea, o que consequentemente eleva o risco de fraturas.

Apesar de existirem diversos fatores de risco, como histórico familiar, pessoas com baixo peso e estatura e a deficiência nutricional, principalmente de cálcio e de vitamina D.  Alguns hábitos de vida também colaboram para o surgimento da doença. Conheça os principais:

Sedentarismo

A falta de atividade física, principalmente nos primeiros anos de vida, faz com que ao longo dos anos os ossos se tornem frágeis, daí a importância da prática desde cedo.

Consumo frequente de bebidas alcoólicas

A ingestão de bebida alcoólica, refrigerante e isotônico diminui a capacidade de absorção do cálcio, o que torna os ossos mais frágeis, com risco de fraturas.

Tabagismo

Este é um vilão para a saúde. Os componentes químicos presentes no cigarro diminuem os níveis de oxigênio do organismo, o que reduz a densidade dos ossos, tornando-os mais frágeis.

Consumo de açúcar em excesso

Alimentos e bebidas com excesso de açúcar afetam negativamente a densidade mineral óssea em adultos, aumentando o risco do desenvolvimento da doença.

Baixa exposição solar

Os raios solares atuam diretamente na produção de vitamina D, substância que facilita a absorção do cálcio pelo organismo.

Como está o   consumo de cálcio na sua alimentação?

Descubra se você está consumindo a quantidade ideal de cálcio com a nossa calculadora!