O zinco e a vitamina C são dois nutrientes essenciais para a manutenção da saúde. Você sabia? Isso ocorre por eles terem funções antioxidantes, prevenirem o envelhecimento precoce, combaterem o cansaço físico e mental etc.
Contudo, é preciso consumi-los da maneira correta para obter os benefícios citados. Além disso, o consumo excessivo desses nutrientes, com o intuito de potencializar seus efeitos, não é recomendado. Pelo contrário, o exagero na dosagem pode trazer complicações para a saúde e ser um desperdício de dinheiro.
Ou seja, esses micronutrientes trazem inúmeras vantagens para a saúde, mas precisam ser consumidos adequadamente. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura!
O que é a suplementação?
Como visto, o zinco e a vitamina C são nutrientes que podem ajudar na manutenção da saúde. Eles podem ser consumidos por meio de diversos alimentos. Carnes vermelhas, castanha do Pará e amendoim que são ricos em zinco. Já a laranja, a acerola, o brócolis e o caju são fonte de vitamina C.
Outra maneira de consumir zinco e vitamina C é pela suplementação, que pode ser em formato de cápsula ou comprimidos. Nesse sentido, a partir da suplementação, um nutriente complementa os benefícios do outro.
Quais são os benefícios de tomar o suplemento de zinco com vitamina C?
Você já entendeu do que se trata o suplemento de zinco com vitamina C. Agora é o momento de acompanhar com mais profundidade os benefícios de ingerir essa suplementação. Acompanhe!
Protege contra resfriados
O zinco e a vitamina C são aliados contra resfriados. Quando usados juntos, potencializam esse benefício. A explicação é que os nutrientes da vitamina C conseguem fortalecer as células de defesa, que se unem contra patógenos causadores do resfriado.
De modo similar, o zinco também contribui para a redução dos sintomas de resfriado e para o fortalecimento do sistema imunológico. Ou seja, ele oferece benefícios similares à vitamina C. Logo, a suplementação com esses nutrientes é recomendada nesses casos.
Ajuda na produção de colágeno
O colágeno é uma proteína que oferece diversos benefícios para a pele. Os principais envolvem a maior elasticidade, o combate ao envelhecimento precoce e o oferecimento de firmeza e hidratação. Assim, a produção do colágeno é especialmente benéfica após os 25 anos, época em que o seu desenvolvimento natural diminui.
Felizmente, a suplementação de zinco e vitamina C é útil para a produção de colágeno. Por outro lado, a falta desses nutrientes no organismo pode prejudicar o desenvolvimento dessa proteína tão importante.
Contribui para a cicatrização
Outro benefício da suplementação de zinco e vitamina C é que ela contribui para a cicatrização, também relacionada à produção de colágeno. Afinal, entre as funções dessa proteína, existe a capacidade de regenerar a pele em caso de feridas, como cortes.
Esse benefício é relevante por motivos estéticos, já que a dificuldade na cicatrização pode formar queloides e cicatrizes hipertróficas. Mas, além disso, esse processo também é importante para impedir a entrada de micro-organismos e o surgimento de infecções.
Logo, a junção da vitamina C com o zinco contribui para esse bom resultado. Da mesma maneira, a deficiência desses nutrientes prejudica a cicatrização. Então, quem sofre desse problema tem maior tendência a ter úlceras ou escorbuto.
Previne doenças oculares
Outra função da suplementação desses micronutrientes que merece destaque é a prevenção de doenças oculares. A explicação para isso é que esses nutrientes têm poder antioxidante, capaz de auxiliar na proteção das células contra radicais livres.
Assim, o consumo regular de zinco e vitamina C é um fator que ajuda a prevenir o surgimento de catarata, olho seco, perda de visão e muitos outros problemas relacionados aos olhos. Além disso, a contribuição para a produção de colágeno também é apontada como uma das razões para a prevenção de doenças oculares.
Como tomar o suplemento de zinco e vitamina C?
Você já entendeu do que se trata a suplementação de zinco e vitamina C, além dos benefícios oferecidos por ela. Ainda assim, existem alguns cuidados a serem tomados. Acompanhe quais são eles!
Quando tomar?
É recomendado tomar o suplemento de zinco e vitamina C para complementar a absorção desses nutrientes ou em casos de dificuldades na sua ingestão. De todo modo, é melhor sempre procurar uma opinião médica antes de começar a suplementar.
Qual é a quantidade ideal?
Existe uma recomendação diária que precisa ser respeitada. Caso contrário, o consumo excessivo desses nutrientes pode trazer problemas como dor de cabeça, pedra nos rins, diarreia, dores abdominais e outros.
Além disso, o consumo excessivo é eliminado pela urina e não tem eficácia para pessoas em condições normais de saúde. Logo, insistir nisso é um erro. Por isso a busca pelo médico para entender suas necessidades é tão importante.
Como ter um melhor aproveitamento do suplemento de zinco e vitamina C?
É possível ter um melhor aproveitamento do suplemento de zinco e vitamina C ao optar pela versão em doses terapêuticas, o que potencializa os efeitos. Isso porque elas atuam contra radicais livres que tendem a prejudicar o funcionamento dos órgãos. Assim, essa escolha pode trazer melhores resultados para a suplementação.
Então, entendeu os benefícios do suplemento de zinco e de vitamina C? Vale ressaltar mais uma vez que, para aproveitá-los, é importante consultar um médico. Ele é responsável por informar quando e como tomar o suplemento, para evitar complicações na saúde pelo consumo excessivo. Ainda, certifique-se de priorizar versões em doses terapêuticas, que potencializam os resultados.
Após descobrir os benefícios do suplemento desses micronutrientes, deseja conhecer os produtos oferecidos pela Vitergan? Então, acesse o nosso site agora mesmo!