Especialmente em períodos com drásticas mudança climáticas, o consumo de vitaminas antioxidantes é um aliado da respiração adequada. Isto é, você já reparou que no inverno temos uma maior propensão a desenvolver problemas respiratórios?
A explicação para isso é que nessa fase a circulação no ar de substâncias que irritam o trato respiratório é maior. Então, se o seu sistema imunológico não estiver devidamente protegido, essas substâncias podem induzir a manifestação de alguns sintomas e doenças respiratórias.
É por isso que as vitaminas antioxidantes são tão importantes, elas fortalecem a imunidade e ajudam a melhorar a respiração. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
O que são as vitaminas antioxidantes?
Vitaminas antioxidantes são moléculas que podem ser produzidas pelo próprio organismo, consumidas em alimentos, medicamentos ou suplementos. Quer um exemplo? A vitamina C é um tipo de antioxidante. A função dessa e de outras substâncias é proteger e fortalecer o corpo ao combater o excesso de radicais livres.
Radicais livres também podem ser produzidos pelo corpo. Ainda, são gerados ou absorvidos ao lidar com problemas emocionais, superexposição solar, alimentos inadequados etc. Eles também ajudam no organismo, mas em excesso liberam toxinas que prejudicam as células no processo chamado estresse oxidativo.
Isto é, as células podem ser destruídas, ter o DNA modificado e envelhecer precocemente sem direito à renovação. Isso prejudica a saúde como um todo. É o caso da pele, cabelo, sistema respiratório e imunológico. Diante disso, as vitaminas antioxidantes devem entrar em ação para neutralizar os radicais livres.
Qual é o papel das vitaminas antioxidantes no organismo?
Como você reparou, as vitaminas antioxidantes têm a responsabilidade de eliminar o excesso de radicais livres presentes no organismo. Caso contrário, eles continuam a liberar toxinas que afetam as células do corpo e impactam diferentes áreas.
Por exemplo, as células do sistema respiratório têm funções de produzir e limpar o muco, evitar a entrada e realizar a limpeza de impurezas etc. Se alguma delas foi afetada por radicais livres, o sistema respiratório tende a inflamar e a capacidade das células fica limitada.
Consequentemente, a sua respiração deve falhar, o que prejudica a qualidade do sono, o desempenho profissional e muito mais. Felizmente, os antioxidantes têm funções que controlam ou minimizam os impactos citados. É o caso de:
- neutralização na ação de radicais livres;
- oferecimento de ação anti-inflamatória;
- contribuição para a renovação das células;
- fortalecimento do sistema imunológico;
- redução do risco de doenças, como as cardiovasculares e as cerebrais;
- etc.
Sendo assim, se o organismo não tiver uma quantidade suficiente de vitaminas antioxidantes, a saúde pode ser comprometida. No sistema respiratório, isso se reflete no acometimento ou no agravamento de doenças como:
- síndrome do desconforto respiratório agudo: ela é caracterizada pela inflamação da região e se relaciona com a ação de radicais livres e deficiências no sistema antioxidante;
- asma: trata-se de uma doença na qual as vias aéreas passam por inflamações crônicas, em que os pacientes apresentam um maior nível de radicais livres;
- apneia obstrutiva do sono: as vias aéreas ficam total ou parcialmente obstruídas durante o sono, o que se relaciona com o excesso de radicais livres no organismo;
- doença pulmonar obstrutiva crônica: é caracterizada pela obstrução das vias aéreas, o que dificulta a respiração. Ela é associada à presença de radicais livres superóxidos e ao menor nível de vitaminas antioxidantes.
Quais são os tipos de vitaminas antioxidantes?
Você já entendeu que o consumo de vitaminas antioxidantes é fundamental para o melhor funcionamento da respiração. Agora é o momento de conhecer mais sobre elas. Confira!
Licopeno
Trata-se da vitamina antioxidante presente em frutas como o tomate, que tem um melhor aproveitamento dos nutrientes na versão cozida. O consumo regular dessa substância reduz os danos celulares de radicais livres e previne diversas doenças.
Glutationa
Essa é a vitamina antioxidante mais importante de ser consumida. Isso porque a sua ação potencializa a de outros antioxidantes, como as vitaminas C e E. Você pode encontrar a glutationa ao consumir abacate, couve-flor, melancia, repolho e canela, por exemplo.
Vitamina C
A vitamina C também se destaca pela sua ação antioxidante, já que ajuda no fortalecimento e no crescimento celular. Ela está presente em frutas cítricas, como limão e laranja.
Betacaroteno
É útil na proteção das células contra radicais livres e na prevenção contra o envelhecimento precoce. Além disso, o betacaroteno também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais. Você pode consumi-lo em alimentos como espinafre, cenoura e manga.
Como consumir as vitaminas antioxidantes corretamente?
Diante dos benefícios proporcionados pelas vitaminas antioxidantes, é indispensável acrescentá-las à sua dieta. A seguir, confira algumas dicas para atingir esse objetivo adequadamente!
Divida suas necessidades diárias em pequenas doses
Não pense que, devido aos benefícios das vitaminas antioxidantes, você deve exagerar no consumo diário. Afinal, também é importante manter uma pequena quantidade de radicais livres no corpo. Assim, foque no consumo equilibrado e divida suas necessidades diárias em pequenas doses.
Controle a ingestão de alimentos pró-oxidantes
Como o próprio termo sugere, os alimentos pró-oxidantes estimulam o estresse oxidativo. É o caso de comidas muito açucaradas e com alto nível de gordura trans. O mesmo vale para o consumo excessivo de álcool e tabaco. Então, é importante que esse tipo de ingestão ocorra apenas esporadicamente para não atrapalhar a ação das vitaminas antioxidantes.
Converse com um profissional de saúde
Talvez você não consiga absorver as vitaminas e os minerais necessários na alimentação. Em casos como esses, os profissionais de saúde podem indicar a suplementação de polivitamínicos e poliminerais em dosagens terapêuticas, como Vitergan Zinco e Vitergan Zinco PL. Isso é ainda mais relevante para pessoas idosas, que geralmente têm alguma particularidade que pode levar a deficiências. Contudo, o profissional médico é que deve acompanhar e orientar o tratamento.
Então, conseguiu entender a relação de vitaminas antioxidantes com a respiração? A partir disso, você pode ter um cuidado mais adequado com a sua qualidade de vida para se certificar de que essas substâncias possam combater os radicais livres. Caso contrário, o seu sistema respiratório, assim como outras áreas do corpo, fica comprometido.
Quer continuar por dentro das nossas dicas de saúde? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe as nossas atualizações de conteúdo. Estamos no Instagram e no Facebook!