A relação entre vitamina C e imunidade é tão forte que muitas pessoas cogitaram que a vitamina fosse capaz de prevenir ou até mesmo curar a Covid-19. Infelizmente, não existe remédio para prevenção ou tratamento do coronavírus, mas contar com um sistema imunológico fortalecido é indispensável para ajudar a combater a doença provocada pelo vírus.
Nesse sentido, a vitamina C ganha pontos. Ela atua na manutenção e fortalecimento da imunidade e contribui para enfraquecer as infecções, quando os seus níveis estão adequados no organismo — o que quer dizer que não deve ter em excesso e nem em falta. Além disso, a vitamina é útil para absorção de outros nutrientes importantes.
Percebeu a relação entre vitamina C e imunidade? Contudo, para que os seus efeitos sejam positivos, é preciso conhecer bem sobre o assunto para evitar confusões, como tem ocorrido ultimamente. Por isso, continue a leitura e fique por dentro!
O que é a vitamina C?
A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é um componente obtido apenas com a ingestão de suplementos e alimentos, já que ela não é sintetizada pelo organismo. Para isso, é preciso que o consumo seja em níveis adequados, a ponto de suprir as demandas necessárias, sem excessos.
Para que serve a vitamina C?
A vitamina C tem como principal ação a proteção e o fortalecimento do sistema imunológico, mais especificamente na formação de tecidos dos ossos, músculos, vasos sanguíneos e cartilagens. Não é à toa que ela é um dos nutrientes mais conhecidos.
Além disso, devido à sua capacidade como antioxidante, a vitamina C também protege as células o corpo humano contra a ação de radicais livres — como raios solares, poluição, cigarro, álcool, doenças etc. — que podem afetar a qualidade de vida, aparência da pele e do cabelo, além de contribuir para o surgimento de problemas de saúde. Entre eles, podemos citar:
- anemia;
- fadiga e falta de energia;
- imunidade baixa;
- sangramento nas gengivas;
- estresse e mau humor;
- dificuldade de cicatrização da pele;
- etc.
Qual a relação entre vitamina C e imunidade?
Como foi possível notar, um sistema imunológico fortalecido, normalmente, envolve um organismo que conta com níveis adequados de nutrientes, com destaque para a vitamina C, para garantir o fortalecimento e a manutenção. É por motivos como esses que a ingestão dela é 100 vezes mais recomendada que a de outras vitaminas.
Quer dizer, a ingestão de 45mg a 200mg diárias da vitamina C, que é o recomendado para adultos saudáveis, colabora com o sistema imunológico e reduz o risco de doenças crônicas e degenerativas, como escorbuto, problemas cardiovasculares.
Da mesma maneira, esse nutriente também ajuda a atenuar sintomas de gripes e resfriados, como coriza, espirros e corrimento nasal, tal qual os medicamentos antialérgicos.
Assim, como o coronavírus causa infecção respiratória, existem estudos que sinalizam o uso da vitamina C pode ser um auxiliar na redução dos efeitos colaterais provocados pela doença, embora não seja capaz de impedir a infecção e nem transmissão.
Prova do poder da vitamina C na proteção da imunidade é que populações ocidentais, por terem um menor consumo de alimentos fontes desse nutriente, comumente realizam suplementação de vitamina para aproveitar seus benefícios e evitar doenças, como mostram estudos.
Quais os benefícios do consumo diário da vitamina C?
Como mencionamos, existe a quantidade ideal de doses de vitamina C, que varia de acordo com a idade e demais condições de saúde. Afinal, isso oferece inúmeros benefícios à saúde. Veja!
Aumento da produção de leucócitos
Os leucócitos são os glóbulos brancos, responsáveis por defender o organismo contra alergias, infecções e demais microrganismos que causam doenças. Sabe quando você não higieniza adequadamente as mãos e acaba levando germes e bactérias maléficas para o corpo? Os leucócitos são responsáveis por barrá-los e proteger sua saúde.
Aumento dos níveis de anticorpos
Anticorpos são células que atuam na defesa do sistema imunológico para evitar que vírus e bactérias prejudiquem nosso organismo. Nesse caso, a sua atuação é muito específica: cada anticorpo luta contra determinado invasor.
Melhora da fagocitose
A fagocitose é um processo natural realizado no organismo e que consiste no envolvimento de partículas pelas células de defesa do corpo, com o objetivo de evitar e combater infecções. Assim, otimizar a fagocitose é benéfico para a imunidade.
Estimula a migração de neutrófilos
Os neutrófilos atuam na defesa do organismo ao aumentar a sua quantidade, caso existam infecções ou inflamações ocorrendo. Assim, o consumo diário de vitamina C estimula a migração dessas células, que precisam se mover e se multiplicar.
Onde é possível encontrar a vitamina C?
Como dito, a vitamina C não é produzida no organismo, mas precisa ser absorvida pela ingestão de suplementos e alimentação. Os suplementos podem ser recomendados pelos médicos para consumo junto com alimentos, caso o corpo precise de dosagens maiores e de forma rápida. De todo modo, conheça as principais fontes desse nutriente:
- acerola;
- mamão;
- kiwi;
- laranja;
- morango;
- mamão papaya;
- suco de tomate;
- limão;
- maracujá;
- manga.
No outono e inverno, períodos em que vírus respiratórios se tornam mais comuns, as frutas fontes de vitamina C se tornam ainda mais presentes nos pomares, já que é a época que favorece as frutas cítricas. Assim, vale o consumo direto desses alimentos ou até servir junto com outros, como a laranja junto da feijoada, para auxiliar na absorção do ferro.
Quanto à ingestão de suplementos, lembre-se que ela só pode ocorrer com recomendação médica para evitar a sobrecarga do organismo com a vitamina C. Caso contrário, em vez de servir como uma reserva, ela contribuirá para a formação de problemas nos rins e gastrointestinais.
Então, entendeu a relação entre vitamina C e imunidade? Trata-se de um relacionamento indispensável para evitar problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida, já que o corpo não é capaz de produzir o nutriente. Assim, consuma os alimentos citados e saiba que os suplementos Vitergan Zinco e Vitergan Zinco PL também contam com essa importante vitamina.
Aproveite a visita para conhecer mais sobre os nossos suplementos, o Vitergan Zinco e Vitergan Zinco PL.