A terceira idade é uma fase desafiadora, tendo em vista que o envelhecimento traz consigo diversas alterações fisiológicas, como redução da mobilidade e flexibilidade, perda de força muscular, enfraquecimento ósseo, entre outros. No entanto, isso não significa que a velhice tenha que ser vivida com solidão e desânimo, já que é possível adquirir mais saúde e bem-estar por meio de hábitos que tornem a vida mais ativa.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar algumas dicas do que pode ser feito para alcançar maior qualidade de vida e uma terceira idade prazerosa. Confira!
1. Pratique atividades físicas
O exercício físico leve e regular pode contribuir para a prevenção de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, osteoporose, entre outros. Além disso, durante as atividades, o corpo libera serotonina, que é o hormônio responsável por regular o humor e prevenir o estresse, depressão etc. Entre as opções mais saudáveis para os idosos, podemos apontar a caminhada, o pilates, a hidroginástica e o alongamento.
Porém, antes de iniciar qualquer exercício, o ideal é consultar o médico para fazer uma avaliação minuciosa e, assim, identificar as capacidades e recomendar a melhor alternativa de acordo com o quadro clínico.
2. Tenha momentos de lazer
Quando a pessoa faz aquilo que gosta, o cérebro libera o hormônio do bem-estar, o que proporciona uma melhora relevante para a memória, humor e capacidade de concentração, além de tornar os dias mais felizes e leves. Então, por que não investir nisso, não é mesmo?
3. Procure se manter ocupado
Manter o dia a dia ocupado por meio de hobbies é uma boa medida para manter a saúde mental. Nesse caso, é possível ler jornais, praticar palavras cruzadas, investir em jogos, assistir a bons filmes, fazer um passeio no parque, entre outras atividades. Qualquer uma dessas opções é bem-vinda para manter o cérebro ativo.
4. Aposte em boas noites de sono
Manter um sono de qualidade é fundamental para as pessoas de terceira idade. Isso porque, ao dormir, é possível relaxar os músculos e melhorar a memória. É importante ter em mente que dormir mal pode gerar consequências em longo prazo, como mal-estar, perda de memória, ansiedade e pressão alta.
O ideal é que uma pessoa saudável tenha, no mínimo, 8 horas de sono, sendo essenciais para que as tarefas do dia sejam feitas com disposição, concentração, bom humor e produtividade.
5. Alimente-se de forma saudável
Com o avanço da idade, o metabolismo e as funções hormonais mudam e algumas necessidade nutricionais são afetadas. Então, a dica é manter uma alimentação balanceada e saudável, equilibrando vitaminas, proteínas, ferro, carboidratos e demais nutrientes que estimulam a imunidade, preservam e fortalecem os músculos e controlam doenças como diabetes, hipertensão e osteoporose.
Também é importante cortar o sal, refrigerantes e açucares em excesso. Mas, em compensação, é preciso investir na ingestão de frutas, verduras, legumes, leguminosas, fibras e tubérculos, que são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.
6. Beba muita água
Outra dica para manter a vida mais ativa é beber pelo menos dois litros de água por dia, já que ela é fundamental para que o organismo funcione bem e as toxinas sejam eliminadas. Quando a quantidade de água indicada é ingerida, é possível regular a temperatura corporal e equilibrar a circulação sanguínea, necessárias para fornecer a disposição e a energia para o corpo.
Ainda, o consumo de água favorece a redução dos níveis de açúcar, o emagrecimento saudável e a minimização dos riscos de doenças, como problemas renais e diabetes.
7. Invista em hábitos saudáveis
Além de cuidar da alimentação, ter boas noites de sono, beber água e praticar atividades físicas, é preciso evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas que podem causar problemas em vários sistemas do corpo humano. Também é importante tomar alguns minutos de sol diariamente para metabolizar a vitaminas D, preferencialmente entre os horários de 10h e 16h.
Sendo assim, esses hábitos saudáveis não podem ser deixados de lado, levando em conta que geram impactos diretos na qualidade de vida e na atividade na terceira idade.
8. Cuide da vida social
O convívio é de extrema importância para o idoso, já que ele traz mais plenitude para a rotina de indivíduos com idades avançadas.
Família
Mesmo que os familiares, como filhos e netos, não estejam tão próximos, é importante passar um tempo de qualidade com essas pessoas. Afinal, o fortalecimento dessa relação gera ótimos efeitos na saúde, além de ajudar nas questões mentais. Dessa forma, uma ideia é fazer reuniões periódicas ou, no mínimo, manter contato por telefone. Assim, o idoso não se sente tão sozinho.
Amigos
Os amigos de longa data também precisam estar por perto, principalmente pelo fato de que, por também estarem na terceira idade, precisam de convívio social e companhia, Então, que tal um visitar a casa no outro, fazer um passeio ou pôr em prática outras atividades que possam gerar o fortalecimento dos laços sociais?
Novas amizades
Também é muito bom buscar por novas amizades, já que conhecer outras pessoas proporciona uma perspectiva única para essa etapa da vida, além de manter o interesse social ativo. Para isso, o idoso pode entrar em grupos de atividades direcionadas à terceira idade. O intuito é manter sempre vivo esse interesse por conhecer pessoas e estabelecer relacionamentos para uma vida mais ativa.
9. Faça leituras
A leitura é uma forte aliada para prevenir doenças degenerativas na fase da velhice, bem como pode propiciar saúde para o corpo e a mente. Isso porque estimula o funcionamento do cérebro e a memória. Também desenvolve a criatividade, amplia a compreensão do mundo, enriquece o vocabulário, melhora a autoestima, minimiza o estresse e demais vantagens.
10. Consulte um médico regularmente
Fazer consultas e realizar exames médicos periodicamente ajuda a evitar muitos problemas. Sendo assim, o ideal é procurar um bom geriatra para acompanhar a saúde. Ele vai fazer as avaliações necessárias, pedir os exames apropriados, realizar diagnósticos precoces e orientar a respeito de como se cuidar melhor.
Como você pôde perceber, é possível, sim, ter uma vida mais ativa e envelhecer com saúde e qualidade, além de evitar que as mudanças que ocorrem naturalmente no corpo possam gerar limitações que impeçam o idoso de viver bem. Então, não espere mais para colocar as dicas apresentadas em prática.
Este conteúdo foi útil para você? Aproveite sua visita ao blog para conhecer 3 exercícios simples para abandonar o sedentarismo de forma tranquila!