Você está em busca de uma vida mais saudável? Quer aumentar a imunidade para prevenir o surgimento de doenças? Está em busca de dicas para envelhecer bem? Os antioxidantes naturais podem ajudar você!
Com a correria do dia a dia, é normal sentir dificuldade de conciliar o trabalho com o cuidado dos filhos e, ainda assim, ter hábitos saudáveis. Afinal, manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos também exige tempo e dedicação.
Pensando nisso, selecionamos uma dica valiosa e simples de ser incluída na rotina, para ajudar na missão de levar uma vida mais leve e equilibrada. Descubra, aqui, o poder dos antioxidantes naturais!
O que são antioxidantes naturais?
Você já ouvir falar sobre eles? Os antioxidantes são substâncias que protegem as células dos radicais livres, que são moléculas ou átomos formados durante os processos metabólicos.
Isso significa que essas substâncias conseguem inibir ou adiar a oxidação das células, um processo natural que faz com que fisiologia delas sofra alterações estruturais. Isso pode levar à degeneração, que causa o envelhecimento precoce e a exposição do organismo ao risco de surgimento de diversas doenças degenerativas e crônicas.
Qual é a função dos antioxidantes no organismo?
O principal papel dos antioxidantes é manter o equilíbrio dos radicais livres no corpo, evitando que o estresse oxidativo aconteça. De maneira prática, impedir que as células sofram danos que possam levar ao envelhecimento e ao enfraquecimento do sistema imunológico, além de também ser responsáveis pela reparação delas.
Quais são os principais tipo de antioxidantes?
É possível encontrar dois tipos de antioxidantes, naturais ou não. Os enzimáticos são produzidos pelo organismo naturalmente, como catalase, glutationa e dismutase. Os não enzimáticos estão presentes em diversas substâncias de origem dietética ou endógena (ou seja, externas), como Vitaminas C e E, Zinco, Selênio, Manganês, Carotenóides, Compostos Fenólicos, Licopeno, Flavonoides e Betacarotenos.
Quais benefícios os antioxidantes naturais oferecem?
Os antioxidantes naturais podem oferecer diversos benefícios à saúde, à beleza e à estética, aumentando nossa qualidade de vida e autoestima. Confira todos eles:
- efeitos anti-inflamatórios;
- desintoxicação do organismo;
- combate do envelhecimento precoce da pele, articulações, cérebro, coração, olhos e demais órgãos;
- proteção da pele contra os danos causados pelo sol;
- manutenção da pele firme e viçosa, adiando o surgimento de rugas e marcas de expressão;
- prevenção de doenças cardíacas;
- diminuição do risco de doenças cognitivas, como a demência;
- redução do risco de doenças oculares, como catarata e degeneração macular;
- prevenção do câncer;
- proteção contra o derrame;
- fortalecimento do sistema imunológico, que protege o organismo contra resfriados, gripes, Covid-19, herpes, entre outras doenças oportunistas;
- aumento da longevidade.
Alimentos antioxidantes naturais para incluir na sua dieta
Quer desfrutar de todos esses benefícios? É simples, basta acrescentar os alimentos a seguir em sua alimentação. Confira seleção dos que contém os melhores antioxidantes naturais.
Brócolis
Conta com o poder do Sulforano, o mais poderoso antioxidante natural, garantindo ação desintoxicante e anti-inflamatória. Saudável, pode ser consumido diariamente em salada, misturado com arroz ou macarrão, dentre outras receitas.
Espinafre
Verdura rica em Betacaroteno, além de também se destacar pela sua concentração de ferro e vitaminas. Pode ser usado como ingrediente de destaque em diversas receitas saborosas, como sopas, cremes e refogado com outros legumes.
Cenoura
Raiz que também apresenta Betacaroteno e protege, principalmente, a saúde dos olhos, prevenindo catarata, cegueira, entre outras doenças oculares.
Tomate
Rico em Licopeno, para aproveitar ao máximo seus antioxidantes, diferentemente de outros vegetais, deve ser consumido cozido. Ideal para o preparo de molhos que acompanham carnes e massas.
Abacate
Fonte de Vitamina E, é ideal para equilibrar os radicais livres do organismo. Pode ser preparado batido com leite, na salada, como guacamole (prato típico mexicano) ou, simplesmente, amassado e puro.
Banana
Contém Vitaminas A, C e E e Betacaroteno. Fruta versátil e prática de ser consumida, pode ser usada como ingrediente de vitaminas, doces, entre outras receitas deliciosas.
Laranja
Assim como outras frutas cítricas, a exemplo do limão, oferece Vitamina C para combater a ação dos radicais livres. Em suco, versão mais popular e fácil de ser ingerida, é uma ótima opção para deixar o café da manhã ou da tarde mais saboroso.
Açaí
Fruta refrescante, rica em antioxidantes naturais, fibras e Vitaminas A, C, D, E e K, ajuda a fortalecer a imunidade e prevenir doenças. Deve ser consumida, preferencialmente, sem a mistura de doces para diminuir sua carga calórica.
Uva
Resveratrol, o melhor antioxidante natural, está presente nos bagos da pequena fruta, que pode ser consumida naturalmente, em suco, vinho e, até mesmo, na uva passa, fruto desidratado e usado no preparo de bolos e doces.
Nozes
Também se destaca por apresentar o Resveratrol somado às Vitaminas C e E, Zinco, Potássio e Ômega-3. Deve ser consumida de três a quatro unidades por dia, no café da manhã ou lanche da tarde, por exemplo.
Cacau
Queridinho da maioria das pessoas, mas considerado por muitos um vilão das dietas saudáveis, o chocolate também é fonte de antioxidantes. Quanto mais puro, isso é, com maior concentração do cacau, mais amargo e escuro, maior o poder antioxidante oferecido.
Azeite de oliva
De preferência, extravirgem, com acidez abaixo de 1%, ajuda a proteger o coração de diversas doenças. Deve ser consumido em saladas ou outros pratos, sem ir ao fogo, no máximo, duas colheres por dia.
Chá verde e matchá
Para os amantes de chás, eles são riquíssimos em catequinas, importantes antioxidantes. Pode ser consumido quente ou frio. De preferência, evitar o consumo no período da noite, já que contém cafeína.
Cúrcuma
Fonte de curcumina, é uma especiaria que pode ser usada como tempero, em sucos e chás.
Feijão
O destaque vai para o feijão-vermelho. Uma xícara contém alta concentração de antioxidantes, superando a de diversos alimentos. Ajuda, também, a regular os níveis de açúcares no sangue.
Para quem não consegue preparar as próprias refeições, tem os horários de almoço e jantar muito corridos e não tem tempo para selecionar os melhores alimentos, existem os suplementos vitamínicos e minerais antioxidantes.
Eles podem complementar a ingestão do antioxidante natural para alimentos e ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças. Porém, devem ser usados com moderação e com acompanhamento médico ou nutricional.
São diversas as opções para inserir os antioxidantes na dieta, seja com alimentos naturais, seja com suplementos vitamínicos e minerais. O importante é consumi-los diariamente para desfrutar de seus benefícios, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce e doenças.
Agora, você já sabe o que são antioxidantes, quais são os tipos existentes, seus benefícios, onde encontrá-los e como incluí-los na sua alimentação. Aproveite para conferir receitas criativas e práticas de sucos detox ricos em antioxidantes naturais.