Você sabe o que é o treino de Crossfit? Pois bem, trata-se de uma modalidade criada nos Estados Unidos, na década de 1990, pelo ginasta Greg Glassman, em um momento no qual ele não conseguia se adaptar aos treinos tradicionais aplicados nas academias. Sendo assim, passou a adicionar o uso de vários acessórios, como barras, dumbbell e kettlebell em seus exercícios, associados a movimentos de ginástica olímpica, atletismo, levantamento de peso, entre outros.
Devido à sua capacidade de proporcionar condicionamento físico e redução de gordura, o Crossfit foi conquistando cada vez mais adeptos, além de ser um dos exercícios mais populares nos dias atuais. Quer conhecer melhor como funciona essa modalidade e seus benefícios? Então, continue a sua leitura!
Como funciona o treino de Crossfit?
Os treinos consistem na execução de exercícios funcionais que combinam resistência respiratória e cardiovascular, mobilidade, forma, flexibilidade e agilidade. Ou seja, são de alta intensidade e com duração média de 40 a 60 minutos. Entre suas principais características está a de fazer com que o indivíduo desafie seus limites, levando o seu corpo ao extremo. O treino é dividido em três etapas:
- aquecimento: em que ocorre o preparo do corpo;
- técnica: em que é demonstrada a forma adequada de realizar os exercícios;
- WOD (Workout of the Day): conhecido como a missão que deve ser cumprida no dia.
Quais são os seus principais benefícios?
O treino de Crossfit pode proporcionar vários benefícios aos seus praticantes. A seguir, vamos apresentar os principais!
Condicionamento físico
Por se tratar de um treino bastante intenso e que envolve todas as partes do corpo, é a modalidade ideal para melhorar o condicionamento físico, que está diretamente ligado à capacidade de realizar os exercícios sem se esforçar muito e sem provocar lesões. Com o decorrer do tempo, é possível perceber que os movimentos ficarão mais fluidos e que não existirá tanto esforço para executá-los.
Capacidade cardiorrespiratória
Esse tipo de exercício traz resistência física, gerando a melhora na respiração e no sistema cardiovascular, o que pode ser notado com pouco tempo de treinos. Isso ocorre devido às demandas mais altas nos sistemas de energia aeróbia e anaeróbica.
Mobilidade muscular
A mobilidade está ligada à capacidade de realizar movimentos, independentemente de serem de pequena ou grande amplitude, de forma natural e sem causar lesões ao corpo. Por meio do Crossfit é possível fortalecer e aumentar essa mobilidade, melhorar a performance durante os exercícios e cuidar das articulações responsáveis pelos movimentos.
Redução do estresse e da ansiedade
No treino de Crossfit, são liberadas serotonina, endorfina, ocitocina e dopamina, hormônios capazes de melhorar o humor e gerar a sensação de bem-estar. Além disso, são essenciais para manter a saúde mental e emocional.
Praticando os exercícios com regularidade, fica mais fácil perceber os efeitos dessas substâncias no corpo e, assim, se sentir mais alegre, disposto e, consequentemente, menos estressado e ansioso. Isso dará aquele gás que você precisa para enfrentar um dia a dia cansativo e exigente.
Outro ponto relevante é que o treino exige que você esteja concentrado nos exercícios. Dessa forma, não existe espaço para demais preocupações, como estudos, trabalho, tarefas do lar e compromissos, o que viabiliza que você consiga ir para sua casa mais relaxado e tranquilo.
Fortalecimento e resistência muscular
Outra vantagem é a tonificação dos músculos. Os treinos de alta intensidade, aliados a curtos intervalos de execução, contribuem para assegurar que o corpo trabalhe até o seu limite, seja por meio do uso de acessórios ou da utilização do máximo de carga no decorrer dos exercícios.
Entre as regiões que ganham força de maneira saudável estão os braços, abdômen e pernas. Essa definição dos músculos vem com o tempo de prática e de acordo a capacidade corporal de cada pessoa.
Preparo do corpo para várias situações
As atividades funcionais aplicadas no Crossfit estão relacionadas aos movimentos que nós usamos na rotina, por exemplo, abaixar para pegar um item no chão, carregar as sacolas de compras, entre outros. De forma divertida, os adeptos praticam esses movimentos no decorrer do treino e conseguem melhorar suas condições físicas para realizar as tarefas do dia a dia.
Emagrecimento
Os exercícios também fazem com que o corpo precise queimar suas reservas de energia, que estão armazenadas em forma de gordura. Dependendo dos movimentos, o gasto calórico pode ser, em média, de 1000 calorias em um único treino.
Flexibilidade
A flexibilidade é outro aspecto fundamental para o pleno funcionamento do corpo, tendo em vista ser a responsável por elevar a amplitude e simplificar a execução de vários exercícios.
Então, esse é mais um dos benefícios da modalidade, já que é possível melhorar a flexibilidade por meio de repetições dos próprios movimentos realizados ao longo do dia e dos alongamentos. Com isso, fica mais fácil prevenir lesões e melhorar o fluxo sanguíneo que chega aos músculos.
Como realizar o treino de Crossfit e evitar lesões?
É indispensável que os treinos de Crossfit sejam executados sob orientação de um profissional qualificado, já que assim é possível garantir que os exercícios sejam feitos corretamente, na intensidade apropriada, e identificar limitações do aluno, de forma a impedir que movimentos errados possam causar desconfortos, dores ou lesões nas articulações ou músculos.
Também, por se tratar de uma modalidade de alta intensidade, é importante que o praticante passe por uma avaliação médica antes de começar a prática, com a finalidade de avaliar o estado geral de saúde do indivíduo. Assim, será possível averiguar se ele está apto ou não para os treinos.
Conseguiu entender melhor como funciona o treino de Crossfit? Como você pode perceber, essa é uma atividade que proporciona uma série de benefícios importantes para sua saúde física e mental, além de trazer uma melhora na qualidade de vida. Então, que tal realizar uma avaliação médica, buscar um profissional qualificado e verificar a possibilidade de inserir essa prática em sua rotina e realizar uma atividade diferente do tradicional, de forma dinâmica e lúdica?
Este artigo conseguiu esclarecer suas dúvidas? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude seus amigos e colegas interessados no tema!