Conhecer os tipos de suplementos vitamínicos minerais pode ser interessante para você, já que eles são grandes aliados quando o assunto é a sua saúde. Isso porque apresentam uma série de benefícios, como fortalecimento do organismo, melhora na performance durante a prática de atividades físicas, redução da possibilidade de contrair doenças, entre outros.
No entanto, é fundamental entender quando tomá-los, como escolher os mais adequados conforme suas condições clínicas, os erros que devem ser evitados durante o uso e a importância de contar com uma pessoa profissional nesse processo. Pensando nisso, elaboramos este artigo com as principais informações sobre o assunto. Confira!
O que são suplementos vitamínicos minerais?
Os suplementos vitamínicos minerais são produtos que têm o objetivo de suplementar e repor as vitaminas no organismo. Dessa forma, são importantes, porque contribuem para que o corpo tenha nutrientes em quantidade apropriada.
São adequados para diversas situações em que o organismo não consegue funcionar corretamente por falta desses nutrientes indispensáveis. No entanto, é preciso deixar claro que não se deve substituir, de maneira alguma, as refeições diárias, como café da manha, almoço e jantar, tendo em vista que se tratam de vitaminas e minerais sintetizados.
Outro ponto relevante é que a sua dosagem diária pode ser estipulada pelo médico.
Quais os benefícios dos suplementos vitamínicos minerais?
Os mais diferentes tipos de suplementos vitamínicos minerais podem proporcionar uma série de benefícios quando usados da forma correta. A seguir, entenda os principais!
Combate o envelhecimento
O processo de envelhecimento do corpo não ocorre somente de maneira visual, mas também, no estado da pele e dos músculos. O componente principal que pode retardar esse estágio natural são os antioxidantes, que conseguem eliminar a oxidação dos radicais livres nos tecidos e células, além de fortalecer as defesas do organismo.
Ajuda no tratamento de determinadas enfermidades
Certas doenças podem fazer com que a absorção de vitaminas e demais nutrientes pelo corpo seja limitada, por exemplo: doença celíaca, diverticulite, retocolite ulcetativa e doença de Crohn.
Quando isso ocorre, os suplementos vitamínicos minerais com doses terapêuticas podem ajudar bastante, não apenas para disponibilizar os nutrientes de difícil absorção, mas para elevar a potencialidade de defesa do organismo desses indivíduos.
Colabora para a recuperação dos músculos
Os suplementos vitamínicos minerais também propiciam benefícios para os praticantes de atividades físicas, tendo em vista que contribuem para a recuperação dos músculos e na suplementação de nutrientes que possam ficar em déficit no organismo. Isso é necessário, principalmente, em exercícios de alta intensidade, pois vai ajudar na geração de energia para o corpo e tornar a performance ainda melhor.
Melhora a imunidade do corpo
A capacidade do organismo de resistir a agentes infecciosos, como vírus, bactérias e fungos, é disponibilizada pelo sistema imunológico, que precisa de certos minerais e vitaminas para funcionar da melhor forma. Por esse motivo, quando a dieta do indivíduo não é balanceada o suficiente para ofertar esses nutrientes, ou o corpo não consegue absorvê-los da forma correta, a suplementação com vitaminas e minerais são a melhor opção.
Entre os principais nutrientes que devem se manter no nível ideal para fortalecer o sistema imunológico são as vitaminas A, C e E, bem como algumas minerais, como zinco e selênio.
Repõe as vitaminas
A ausência de vitaminas no corpo pode se manifestar de diversas formas. Por exemplo, por meio de baixa energia, queda de cabelo, cãibras, fraqueza das unhas, entre outros sinais.
Nesse cenário, os tipos de suplementos vitamínicos são ainda mais relevantes, considerando que vão repor essa deficiência de maneira prática e rápida. Isso garante que esse processo seja feito o quanto antes e o indivíduo pare de sentir os sintomas que aparecem com a carência de vitaminas.
Quando o suplemento vitamínico mineral é indicado?
Os suplementos podem ser recomendados por especialistas para pacientes de diversos grupos, principalmente, aqueles que apresentam maiores riscos de ter os nutrientes abaixo dos níveis ideais. Veja quais são!
Vegetarianos e veganos
O que acontece bastante é que as pessoas acham que os vegetarianos e os veganos necessitam repor vários nutrientes por meio da suplementação. No entanto, é importante deixar claro que isso não se trata de uma regra.
Afinal, uma alimentação rica em carboidratos, sem frutas, legumes e verduras, além de ser pobre em proteínas e fibras, pode afetar a saúde. Porém, qualquer indivíduo, até mesmo, aquele que consome carne, pode passar por esse problema.
É importante ressaltar que todos os nutrientes fundamentais para o funcionamento adequado do corpo podem ser encontrados em fontes vegetais. Então, é possível adotar esse tipo de alimentação sem prejudicar os níveis de minerais e vitaminas recomendados. Nesse caso, o recomendado é contar com o auxílio de um nutricionista e, se necessário, a indicação médica do uso de suplementos vitamínicos minerais pode acontecer.
Idosos
Pessoas com idade acima de 60 anos também fazem parte do grupo que pode passar pelo déficit do nível adequado de vitaminas e minerais. Isso se deve à possibilidade de maior incidência de algumas enfermidades que debilitam o paciente e que comprometem a absorção de minerais e vitaminas. Desnutrição, perda da força e da massa óssea são alguns dos problemas mais comuns nessa fase e, normalmente, requerem a suplementação.
Dietas restritivas
Nos casos em que o paciente tem determinada restrição que possa afetar a ingestão de uma alimentação balanceada, também pode ocorrer a utilização de suplementos. Por exemplo, os pacientes com diagnósticos de insuficiência de algum tipo de mineral ou vitamina.
Pessoas com quadro de desnutrição
Os indivíduos com diagnóstico de desnutrição, na maioria dos casos, também utilizam algum dos tipos de suplementos. Idosos e pessoas com algum quadro de distúrbio alimentar, como anorexia, apresentam maior incidência de desnutrição.
Pacientes em tratamento
Pessoas que estão passando por algum tipo de tratamento ou diagnosticadas com hipovitaminose podem precisar da suplementação de vitaminas e minerais. A receita para esse tipo de produto, nessa situação, é personalizada e elaborada considerando as necessidades específicas de cada caso.
Quais são os principais tipos de suplementos vitamínicos?
Os tipos de suplementos vitamínicos se dividem em:
- multivitamínicos: são aqueles usados quando há a necessidade generalizada de vitaminas, como nos casos de dificuldade de ingerir alimentos e nutrição inadequada;
- isolados: oferecem somente a vitamina isolada, e podem variar na forma e na concentração.
A seguir, veja quais são as principais vitaminas presentes no organismo:
- vitamina A (retinol): importante para a pele, visão, ossos e no combate aos radicais livres. É encontrada em cenoura, carne e outros;
- vitamina B: esse tipo de vitamina se divide em outros subtipos. Por isso, em muitos casos, é encontrada como complexo de vitaminas B;
- vitamina B1 (tiamina): importante para a produção de energia e metabolismo dos hidratos de carbono. Pode ser encontrada em cereais integrais, levedura de cerveja, carne, ovos etc;
- vitamina B2 (riboflavina): fundamental para o metabolismo das enzimas e proteção do sistema nervoso. Suas principais fontes são carne, legumes e leite;
- vitamina B3 (niacina): é responsável por ajudar na manutenção da pele e auxiliar a regular o colesterol, por exemplo. Encontrada em feijão, ervilha, peixe, amendoim, entre outros;
- vitamina B5 (ácido pantoténico): é necessária para o metabolismo dos macronutrientes. Presente em abacate, cogumelo, leite, milho e demais;
- vitamina B6 (piridoxina): importante para o metabolismo de proteínas, gorduras, desenvolvimento e proteção das células, bem como produção de hormônios. Pode ser encontrada em arroz, cereais, carne e legumes;
- vitamina B8 (biotina): ajuda no metabolismo das gorduras e manutenção das unhas, cabelo e pele. Encontrada das amêndoas, nozes, arroz e ovo, por exemplo;
- vitamina B9 (ácido fólico): colabora para o metabolismo das proteínas e constituição de tecidos celulares e glóbulos vermelhos. Está presente em hortaliças verdes, cogumelos e demais;
- vitamina B12 (cianocabalamina): tem a função de auxiliar na multiplicação das células e na formação dos glóbulos vermelhos. Suas fontes principais são laticínios, carne e ovos;
- vitamina C (ácido ascórbico): contribui de forma ativa para a proteção das células, o fortalecimento do sistema imunológico e a absorção de ferro pelo corpo. Bastante presente em laranja, limão, morango, kiwi e brócolis, por exemplo;
- vitamina D (colecalciferol): age em vários metabolismos, principalmente, no ósseo. Está presente em carne, peixe e ovos;
- vitamina E (tocoferol): atua como um poderoso antioxidante. Pode ser ingerida por meio de verduras, azeite e óleos;
- vitamina K (fitomenadiona): age na regulação da coagulação sanguínea. É encontrada em espinafre, brócolis e fígado.
Como escolher o melhor suplemento vitamínico?
Para um resultado satisfatório, é importante que os suplementos tenham as doses adequadas de nutrientes. Sendo assim, é importante ter atenção a vários aspectos no momento de escolher o melhor produto. Então, separamos aqui alguns pontos que devem ser observados para, dessa forma, fazer a melhor escolha para você.
Converse com um profissional qualificado
Normalmente, as pessoas que prezam por uma alimentação equilibrada não precisam tomar suplemento vitamínico. No entanto, com o envelhecimento, a capacidade de absorver vitaminas e demais nutrientes pode reduzir. Por esse motivo, dependendo da idade, é necessário encontrar uma boa suplementação.
Nesse tipo de situação, o médico ou o nutricionista vai auxiliar indicando a melhor opção que conte com doses terapêuticas para realizar a suplementação. Esse cuidado é importante porque o uso em excesso pode causar problemas de saúde. Então, é indispensável consultar um profissional antes de começar a suplementação.
A partir de uma prescrição elaborada analisando cada caso clínico, ficará mais fácil encontrar os melhores suplementos disponíveis no mercado.
Estabeleça o objetivo
Como existem diversas marcas que ofertam suplementos vitamínicos no mercado, é importante verificar qual conta com dosagens terapêuticas com o objetivo de garantir uma absorção e efeitos adequados. Além de levar em conta alguns aspectos como, estilo de alimentação, alergias alimentares, entre outros, é preciso observar aqueles que estejam adequados a objetivos.
Verifique o rótulo do produto
Além do fato de que as necessidades de cada nutriente pode variar de acordo com a idade, sexo, hábitos alimentares e frequência de atividades físicas de cada indivíduo, outra questão que você precisa ter cuidado é com o rótulo do produto. Afinal, os valores descritos podem ser utilizados como uma boa referência no momento de fazer a escolha do melhor suplemento vitamínico.
Pesquise a origem das vitaminas
É possível encontrar no mercado fontes de vitaminas naturais e sintéticas. Independente de ser natural ou sintético é também é importante observar a procedência e a qualidade da matéria-prima.
Dessa forma, para assegurar que você está comprando um suplemento vitamínico de boa qualidade, preste atenção aos seguintes pontos:
- se a empresa fabricante é reconhecida e renomada no mercado devido à qualidade dos seus produtos;
- se há algum selo de qualidade no rótulo;
- formas ativas dos nutrientes;
- se os minerais e vitaminas se encontram em doses terapêuticas, tendo em vista que assim, podem ser absorvidos de forma mais simples pelo organismo;
- se os suplementos não têm ingredientes adicionados, por exemplo, adoçantes e sabores artificiais, entre outros.
Caso ainda tenha qualquer tipo de dúvida, você pode perguntar ao profissional de saúde se ele recomendada alguma marca de suplemento vitamínico, o que pode simplificar a sua escolha.
Observe suas necessidades especiais
Nos casos em que tiver algum tipo de necessidade especial, por exemplo, alergia alimentar, é muito importante verificar a lista de ingredientes do suplemento para conferir a presença de eventuais alérgenos existentes na composição do produto. Caso essa lista não esteja no rótulo, busque por outro que tenha essas informações claras.
Como vimos, uma dieta saudável pode ofertar todos os nutrientes de que o indivíduo precisa. No entanto, existem casos específicos. Por exemplo, para grávidas a suplementação com quantidades especiais de vitamina D, ácido fólico, ferro, vitamina B12 e cálcio pode ajudar bastante as pessoas que apresentam níveis insuficientes dessas substâncias. Gestantes devem tomar cuidados especiais para evitar que níveis de vitaminas em falta ou em excesso possam prejudicar o desenvolvimento do feto.
Dessa forma, é possível perceber que algumas necessidades variam de acordo com o grupo em que o indivíduo se enquadra, e que podem requerer nutrientes ou quantidades diferentes. Por esse motivo, é tão importante não sair comprando qualquer suplemento vitamínico sem antes levar em conta essas questões, bem como realizar uma consulta prévia com um especialista.
Evite exageros
Caso já tenha uma alimentação saudável, consulte o médico e não tome suplementação sem indicação. O excesso de determinados nutrientes pode provocar alguns efeitos colaterais e, até mesmo, sérios problemas de saúde, como náuseas, vômitos, dores de cabeça, fadiga, quedas de cabelo e demais.
Nas situações em que já toma outros tipos de suplementos, o melhor a se fazer é conversar com um médico ou nutricionista antes de iniciar a nova suplementação, tendo em vista que isso vai evitar risco de consumir o mesmo nutriente de forma repetida.
Quem está pensando em usar suplemento vitamínico mineral para compensar uma alimentação pobre em vitaminas e minerais também precisa procurar um profissional da saúde e, assim, realizar algumas mudanças nos hábitos alimentares, com o intuito de incluir verduras, legumes, frutas e cereais integrais na dieta do dia a dia.
Quais erros precisam ser evitados?
Ao começar o uso de algum dos tipos de suplementos vitamínicos, é importante tomar cuidado para não cometer alguns erros que possam influenciar os resultados. A seguir, confira quais são os principais e, dessa forma, evite cometê-los.
Não contar com um acompanhamento médico
Como foi possível perceber no decorrer das informações apresentadas, os suplementos vitamínicos são muito importantes para evitar a deficiência de nutrientes e suas possíveis consequências para a saúde. Por outro lado, o consumo deve ser realizado com o acompanhamento de um profissional habilitado.
Isso porque o médico vai ajudar no momento de identificar quais vitaminas estão abaixo do nível apropriado e indicar o melhor caminho para repô-las.
Utilizar o suplemento vitamínico mineral com a finalidade de complementar a alimentação
Uma das funções dos mais diferentes tipos de suplementos vitamínicos minerais é a de repor os nutrientes que se encontram ausentes no organismo, mas isso não quer dizer que a alimentação balanceada deve ser deixada de lado. Dessa forma, mesmo fazendo o uso de suplementos, é preciso seguir uma dieta saudável e rica em vitaminas e minerais, que inclua carnes, frutas, verduras, legumes, cereais e água.
Outra falha que não pode acontecer é o de tomar qualquer suplemento vitamínico como medicamento, visto que apenas alguns com dosagens terapêuticas são considerados medicamentos. Sendo assim, ele não deve ser consumido com o fito de combater enfermidades, levando em conta que não é desenvolvido para ter esses efeitos.
Nesse caso, é usado apenas como complemento para a reposição de nutrientes em déficit e, assim, contribuir para uma vida mais saudável, alinhado com a prática de atividades físicas e uma boa alimentação.
Fazer uso do suplemento em excesso
Ao contrário do que muitos pensam, o excesso de nutrientes também pode fazer mal, inclusive, quanto falamos de diversos tipos de suplementos vitamínicos. Doses elevadas podem provocar efeitos colaterais ou hipervitaminose e, com isso, levar a ocorrência dos seguintes sinais e sintomas:
- rachaduras nos lábios;
- queda de cabelo;
- aumento de cálcio no sangue;
- dores de cabeça etc.
Por esse motivo, somente um médico pode recomendar a dose diária, de acordo com a sua necessidade.
Por que contar com Vitergan para suplementar a alimentação?
Os produtos da linha Vitergan têm como finalidade atender às necessidades especiais nas mais variadas situações. Afinal, é importante que você entenda que nem todos os polivitamínicos são iguais.
Entre os produtos feitos para esse fim estão o Vitergan Zinco, Vitergan Zinco PL e o Vitergan Master. Ambos têm fórmula antioxidante, constituída por vitaminas e minerais em doses terapêuticas que atuam no combate aos radicais livres, que podem prejudicar o organismo e afetar diretamente o pleno funcionamento dos órgãos.
Conseguiu entender quais são os tipos de suplementos vitamínicos e quais as suas vantagens? É importante ressaltar que ele deve ser visto somente como um aliado na reposição de nutrientes que estejam em nível abaixo do adequado no corpo e na melhora do bem-estar em geral.
Sendo assim, ao observar algum sintoma que possa significar a baixa de vitaminas no organismo, o ideal é consultar um médico especialista, que vai realizar o diagnóstico e prescrever as doses adequadas para o seu caso.
Quer conhecer nossos produtos e entender como eles podem ajudar você? Então, acesse nosso site, agora mesmo! E também não perca nenhum conteúdo em nosso blog.