Se você pesquisa assuntos relacionados a reeducação alimentar, já deve ter ouvido falar em termogênico e se perguntado para que serve. São substâncias aliadas da perda de peso e da performance durante exercícios físicos.
Contudo, isso não significa que as pessoas devam ingerir termogênicos vendidos em cápsulas ou comprimidos sem acompanhamento médico, ou antes de avaliar seus efeitos colaterais. Afinal, assim como qualquer suplemento industrializado, existem riscos para a saúde.
Então, quer saber mais sobre para que serve o termogênico e outras informações relacionadas a ele? Continue a leitura e fique por dentro!
O que são termogênicos?
Termogênicos são substâncias produzidas artificialmente na forma de comprimidos ou cápsulas, ou presentes em alimentos, úteis para o emagrecimento e a melhoria da performance física. Isso ocorre pela capacidade de elevar a produção de calor no organismo, o que acelera o metabolismo, a queima de calorias e o consumo energético.
Em outras palavras, o corpo necessita queimar mais gordura para realizar as atividades já habituais. Logo, facilita o processo de emagrecimento. Alguns termogênicos ainda auxiliam na prática de exercícios físicos, como o de aumentar a resistência física. Consequentemente, essa funcionalidade contribui com a perda de peso.
O que são as substâncias que compõem os termogênicos?
Diversas substâncias podem compor os termogênicos, variando conforme o produto ou o alimento consumido. De todo modo, acompanhe as mais comuns, a seguir!
Efedrina
A efedrina estimula o sistema cardiovascular e outras partes do corpo, na intenção de elevar a taxa metabólica e a temperatura corporal. Como visto, essa funcionalidade auxilia no emagrecimento.
Contudo, seu uso pode causar efeitos colaterais, como taquicardia, aumento da pressão arterial etc. Por isso, termogênicos à base de efedrina têm sido banidos em muitos lugares.
Cafeína
A cafeína é uma substância popularmente conhecida e pode ser incluída nos termogênicos para aumentar a temperatura corporal. Assim, quando usada em doses seguras nos produtos e consumida adequadamente, ela não apresenta riscos.
Sinefrina
A sinefrina tem propriedades similares às da efedrina, mas com menos efeitos colaterais. Ainda assim, é preciso que os termogênicos consumidos respeitem a indicação máxima de uso.
Octopamina
Outra substância simular à efedrina e até à sinefrina é a octopamina. Isso porque os riscos e a eficácia são parecidos. Por essa razão, é importante que os fabricantes e os consumidores respeitem a dose indicada.
Capsaicina
A capsaicina tem funcionalidades semelhantes à da cafeína. Ambas atuam na aceleração do metabolismo, útil para maior queima de calorias e, a longo prazo, perda de peso. No entanto, é possível que o organismo se acostume com o consumo dessa substância, o que exige cuidado na ingestão exagerada.
Quais são os benefícios dos termogênicos?
Ao longo da leitura, você entendeu para que servem os termogênicos e conheceu alguns benefícios de consumi-los. Saiba mais detalhes sobre isso, a seguir!
Auxiliam na perda de peso
O corpo transforma em energia os alimentos consumidos, como a gordura. Então, com o auxílio dos termogênicos, o consumo calórico e, consequentemente, a queima de gordura ocorrem mais rapidamente. Logo, eles são úteis na perda de peso.
Apesar disso, é indispensável que o consumo de termogênicos seja associado a uma alimentação saudável e à prática regular de exercícios físicos. Desse modo, é possível contribuir para que o indivíduo perca peso mais rapidamente e de forma saudável.
Potencializam o desempenho nos exercícios físicos
Como visto, alguns termogênicos também têm propriedades aliadas à potencialização do desempenho em exercícios físicos. Assim, atletas ou esportistas amadores podem se beneficiar ao treinar com mais eficácia e resistir por mais tempo.
Melhoram o foco
A capacidade de se manter mais ativo, com destaque para as funcionalidades da cafeína e da capsaicina, melhora o foco do indivíduo. Diante disso, é possível que se mantenha mais ativo e facilite a aprendizagem.
Onde encontrar termogênicos?
Conforme mencionado, os termogênicos podem ser encontrados em alguns alimentos e em produtos artificiais. Os principais alimentos envolvem:
- cacau;
- gengibre;
- canela;
- pimenta;
- guaraná;
- café;
- chá-mate;
- chá-verde etc.
De forma geral, a recomendação é que os termogênicos sejam consumidos aproximadamente 15 minutos ou até uma hora antes dos exercícios físicos, descontinuadamente. Após certo período, estipulado pelo médico, é preciso interromper o uso para evitar a sobrecarga do organismo.
Quais são os principais efeitos colaterais dos termogênicos?
Como visto, o uso dos termogênicos pode trazer efeitos colaterais, principalmente, se consumidos sem orientação médica e por pessoas com a saúde já fragilizada ou com maior risco. É o caso de crianças, gestantes, idosos, lactantes e pessoas com doenças preexistentes. Assim, os principais efeitos colaterais são:
- taquicardia;
- hipertensão arterial;
- sensação de calor;
- insônia;
- arritmia cardíaca;
- dor de cabeça;
- falta de concentração;
- intoxicação;
- síndrome do pânico;
- infarto no miocárdio etc.
Quais são os cuidados antes de tomar termogênicos?
Diante dos riscos do consumo indiscriminado do termogênico, existem alguns cuidados a serem tomados. Um deles é procurar ajuda médica especializada, em vez de se automedicar com esses produtos industrializados.
Também é ideal avaliar cautelosamente se o produto é autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para garantir que ele tenha qualidade e que tenha passado pela triagem do governo. Se não for o caso, o produto pode ter substâncias banidas na fórmula, mesmo que de maneira escondida, o que eleva os riscos.
Conseguiu entender para que servem os termogênicos e outras informações relevantes sobre o assunto? Como visto, consumi-lo com acompanhamento médico pode ajudar no emagrecimento, melhorar o foco e potencializar o desempenho nas práticas esportivas. Portanto, tome os cuidados necessários antes de iniciar dieta ou reeducação alimentar com auxílio dos termogênicos.
Nosso post sobre termogênicos foi útil para sanar suas dúvidas? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e ajude outras pessoas a ficarem por dentro do tema!