Você tem horário para chegar em determinado compromisso, mas tem dificuldade para encontrar a chave antes de sair e, para piorar, o trânsito estava caótico. Essa situação já ocorreu com você alguma vez? É comum passar por momentos estressantes como esses. Por essa razão, conhecer técnicas de relaxamento é fundamental.
Afinal, você pode até fugir da maioria das situações estressantes, mas é impossível fazer isso o tempo todo. Por outro lado, não é recomendado deixar que o estresse domine o seu corpo e a sua mente. Inclusive, fazer isso constantemente traz consequências a curto, médio e longo prazos.
Percebeu como conhecer técnicas de relaxamento é útil para sua saúde física e mental? Preparamos este post com diversas informações sobre o assunto que vão ajudar você. Continue a leitura!
O que são técnicas de relaxamento?
Primeiro, saiba que, como o próprio nome sugere, técnicas de relaxamento são ações voltadas para o equilíbrio do corpo e da mente. Consequentemente, um indivíduo consegue atingir um estado de relaxamento físico e mental. Isso acontece ao diminuir as tensões musculares e regular a circulação sanguínea e a respiração.
Isto é, quando o organismo está sob estresse, o sistema cardiovascular e o respiratório são afetados. Afinal, eles precisam ser estimulados para reagir com rapidez e eficiência às adversidades, que podem ter ocasionado o estresse.
Qualquer pessoa pode colocar em prática técnicas de relaxamento, já que elas são acessíveis. No entanto, é importante acompanhar as recomendações e dicas de profissionais para executá-las adequadamente.
Por que usar técnicas de relaxamento?
Como visto no último tópico, as técnicas de relaxamento são simples de colocar em prática. Além disso, é válido reforçar que lidamos com situações estressantes diariamente, seja no trabalho, seja na vida pessoal. Logo, o que não faltam são oportunidades de aplicar as técnicas citadas, na prática.
Contudo, é possível que você tenha pensado que elas são inúteis, já que lidar com estresse é tão comum. Então, saiba que, apesar de corriqueiro, ele precisa ser prevenido e combatido para não se tornar um problema crônico, que eleva os riscos de uma série de doenças, entre elas, hipertensão, AVC e síndrome de burnout.
Como as técnicas de relaxamento contribuem para o bem-estar?
Você já entendeu que o estresse precisa ser combatido. Mas, afinal, como as técnicas de relaxamento podem ser úteis nesse sentido? Assim, conforme mencionado, elas são benéficas por regular a circulação sanguínea e a respiração.
Não é à toa que estudos sobre a importância dessas técnicas para a ansiedade mostram como elas são fundamentais. De todo modo, é preciso que o paciente saiba se avaliar qual é o melhor método para as suas necessidades, já que há muitos.
Quais são as melhores técnicas de relaxamento?
Como visto, existem diversas técnicas de relaxamento, e você precisa saber escolher qual é a mais adequada para o seu perfil. Listamos algumas delas para ajudar na sua análise. Confira!
1. Meditação
A meditação é uma das técnicas de relaxamento mais conhecidas. Para colocá-la em prática, o indivíduo precisa ficar em uma posição confortável e encontrar um lugar tranquilo e distante de estímulos, como barulho, celular etc.
Os passos seguintes envolvem respirar profundamente, sem pressa e de olhos fechados. Em seguida, deixe a respiração se normalizar, enquanto os pensamentos da sua mente fluem com naturalidade. Assim, o seu foco deve ser na inspiração e expiração. Quando desejar encerrar o momento, mova-se devagar até abrir os olhos.
2. Realizar exercícios físicos
É possível que você atribua exercícios físicos a atividades estressantes. Contudo, elas funcionam de forma oposta e são ótimas técnicas de relaxamento. Inclusive, é provável que, após encerrar uma atividade física, o seu corpo e a sua mente até se sintam mais relaxados.
Isso ocorre porque atividades como essas liberam substâncias associadas ao bem-estar, como endorfina e serotonina. Logo, é como se elas fossem uma das recompensas adquiridas após se exercitar. Não é à toa que exercícios físicos ajudam você a dormir melhor.
Ainda assim, algumas pessoas se mantêm resistentes e não gostam de colocar isso em prática. Se esse é o seu caso, experimente associar os exercícios a um momento de autocuidado e relaxamento. Caso contrário, associá-los a uma obrigação e com foco estético pode dificultar o prazer em praticá-lo.
3. Yoga
Yoga é um tipo de exercício físico, porém com práticas e filosofia diferentes dos mais tradicionais. Isto é, ela foca em trabalhar o corpo e a mente equilibradamente. Por essa razão, os movimentos promovidos na Yoga são voltados para controlar a ansiedade e o estresse, além de dores no corpo e eventuais incômodos físicos.
Assim, a yoga também é considerada um tipo de meditação. Para praticá-la, a pessoa deve ter acesso a um ambiente confortável e vestir roupas leves. Desse modo, fica mais fácil alcançar o relaxamento e sentir prazer no desenvolvimento dos movimentos.
4. Respiração diafragmática
A respiração diafragmática, como o próprio nome sugere, é um tipo de respiração que envolve o diafragma. Assim, a ideia é que esse músculo se contraia e fique plano ao respirar. À medida que se expira, o diafragma se retrai para dentro. Ao inspirar, ele fica contraído.
A respiração diafragmática ajuda a diminuir a frequência cardíaca. Aplicá-la é útil para reduzir o estresse e acalmar o corpo e a mente. A diferença dela para a respiração abdominal é que essa última leva a contração para dentro e para fora do abdome.
Desse modo, você consegue perceber facilmente a diferença. Ambas são benéficas por estimularem a troca total de oxigênio, o que ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse. Porém, ao usar o diafragma, é possível obter o máximo de oxigênio, potencializando os benefícios.
Então, entendeu do que se tratam as técnicas de relaxamento? Colocá-las em prática é fundamental para lidar com as adversidades do dia a dia. Conforme mencionado ao longo do texto, existem inúmeras delas. Use-as para cuidar do seu bem-estar.
O que você achou das técnicas de relaxamento sugeridas? Já usa alguma delas? O que acha dos efeitos? Compartilhe um comentário conosco e motive outras pessoas a se cuidarem!