Esses compostos visam a repor a baixa ingestão ou a pouca absorção dos nutrientes. Ainda, são úteis ao suprir as necessidades nutricionais para casos específicos.
O processo de emagrecimento não pode ser sinônimo de déficit nutricional, como a perda de vitaminas e minerais. Inclusive, tais elementos podem auxiliar na queima de gordura e no aumento do metabolismo, o que leva à perda de peso. É por esse motivo que um suplemento vitamínico mineral pode ser um aliado no emagrecimento.
Então, conseguiu entender a importância desse tipo de suplementação para perda de peso saudável? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto para ter melhores resultados!
O que são suplementos vitamínicos minerais?
Como o próprio nome sugere, suplementos vitamínicos minerais são produtos voltados para suplementar as vitaminas e os minerais no organismo. Isso pode ocorrer por meio do consumo de comprimidos, cápsulas, etc. A melhor apresentação depende das orientações médicas e preferências do indivíduo.
Os suplementos vitamínicos minerais surgem em um contexto em que 98% das pessoas não consomem o recomendado de vitaminas diárias, segundo o IBGE. Existem diversas razões para isso. É o caso do pouco tempo para um adequado planejamento alimentar, preferência por alimentos que geram uma dieta pouco balanceada, etc. Seja qual for a razão, as consequências são percebidas na saúde.
Qual é a importância de um suplemento vitamínico durante o emagrecimento?
Conforme mencionado, os suplementos vitamínicos ajudam a repor vitaminas e minerais. Isso é importante porque, entre os diversos benefícios desses nutrientes, está o controle do peso.
Vitamina C
Por exemplo, a vitamina C é associada à queima de gordura extra. Isso porque ela contribui para produção de carnitina. Trata-se de uma substância produzida naturalmente no organismo e que combate o acúmulo de gordura ao gerar energia para o corpo.
Contudo, a produção da carnitina pode ser potencializada com o consumo de alimentos fontes de vitamina C. É o caso de alimentos de origem vegetal, como manga, laranja, brócolis, couve, acerola e muitas outras. E ainda, tem os alimentos de origem animal, que não são fontes de vitamina C, como derivados do leite e carne vermelha, que se consumidas em conjunto com fontes de vitamina C também auxiliam a produção de carnitina.
Zinco
O zinco é outro nutriente aliado ao emagrecimento. Entre os motivos para isso está a elevação da sensibilidade à insulina. Logo, ela se torna mais potente no controle de glicose no sangue, o que estimula a redução de gordura.
Outra explicação para o zinco ser benéfico no emagrecimento é a capacidade do nutriente estimular a tireoide. Afinal, essa glândula é responsável pela regulação do metabolismo, que se relaciona com a velocidade com que o organismo queima calorias.
Selênio
Outro nutriente associado ao metabolismo é o mineral selênio. Isto é, ele contribui para o bom funcionamento da tireoide e na prevenção de doenças como hipertireoidismo. Conforme mencionado, se existem falhas no metabolismo, o organismo tem facilidade em ganhar peso.
Felizmente, os benefícios do selênio no emagrecimento não se restringem ao metabolismo. O mineral também tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Desta maneira, prevenir alterações hormonais e controlar toxinas que contribuem para o excesso de peso.
Quais são os suplementos alimentares mais usados para emagrecer?
Conseguiu entender a importância dos suplementos vitamínicos? As vitaminas e os minerais existentes são fundamentais para o emagrecimento e a manutenção da saúde. Assim, conheça, a seguir, os principais suplementos para essa finalidade!
Whey Protein
Whey Protein é um dos suplementos vitamínicos mais conhecidos, principalmente, para ganho de massa muscular. Isso porque ele é formado por uma proteína de rápida absorção, o que acelera a hipertrofia.
De qualquer maneira, existem diferentes versões desse produto no mercado, o que proporciona efeitos diversos, conforme as necessidades de cada um. Além disso, as orientações de consumo também variam, de acordo com horário de ingestão, necessidade calórica etc.
Por exemplo, quem precisa de ganho de peso costuma receber recomendação para consumir o Whey junto do carboidrato. Saiba que esse suplemento, além de repor vitaminas e minerais, contribui para diminuir o apetite e aumentar a saciedade.
BCAA
BCAA é a sigla para Branched Chain Amino Acid, que se refere aos aminoácidos leucina, valina e isoleucina, presentes nas proteínas musculares. Eles são fundamentais para fornecer proteção muscular e força durante os treinos. Logo, ocorre a perda de gordura. Esse é um dos motivos que explicam os benefícios indiretos para o emagrecimento.
Além disso, o BCAA também tem relação com o aumento do metabolismo e a diminuição do apetite. Como visto, esses dois pontos se relacionam com a perda de peso, mais um benefício do suplemento.
Creatina
Outro suplemento vitamínico muito popular é a creatina. Ela é voltada para potencializar a performance na prática de atividades físicas em até 20%. Desse jeito, é possível ter mais força muscular e elevar a intensidade dos treinos. Isso contribui para a perda de gordura e a elevação da massa muscular.
Diante disso, se usada na dosagem e da forma adequada, a creatina auxilia no emagrecimento. Além dos benefícios citados, ela se relaciona com o aumento do metabolismo e da saciedade, além da diminuição no apetite.
Glutamina
A glutamina é outro suplemento vitamínico conhecido no universo fitness. Trata-se do aminoácido mais presente no sangue e que auxilia nas vilosidades intestinais, responsáveis pelo aumento da absorção de nutrientes. Esses elementos são gradativamente diminuídos com o avançar da idade, toxinas e alimentação inadequada.
Logo, a glutamina contribui para que o organismo receba os nutrientes necessários. Isso é útil para proteger o sistema imunológico, equilibrar as taxas e ajudar no emagrecimento. Afinal, ela também acelera o metabolismo e ajuda na hipertrofia muscular, que leva à perda de peso. Porém, é preciso respeitar as orientações médicas para não consumir mais do que o recomendado.
Percebeu como os suplementos vitamínicos são úteis no emagrecimento? Assim, incluí-los na sua rotina ajuda na perda de peso e na promoção da saúde. Isso porque eles também afastam os riscos de doenças, contribuem para o ganho de massa muscular etc. Logo, esses elementos podem ser a melhor escolha para quem precisa fazer as pazes com a balança.
Então, o nosso post foi útil para sanar suas dúvidas sobre suplementos vitamínicos? Nos siga nas redes sociais e fique sempre por dentro das atualizações de conteúdo. Estamos no Facebook e Instagram!