Cansou de sofrer com os sintomas da gripe comum? Sente dor de garganta e é acometido por doenças respiratórias a todo momento? Está procurando uma alternativa para prevenir e combater a influenza e queria testar o uso de suplemento vitamínico – mineral, mas não sabe se é uma boa escolha?
Então, continue lendo e confira qual é o real papel que os suplementos vitamínicos – minerais têm no combate à gripe comum. Saiba ainda quais benefícios eles oferecem à saúde e que tipos existem no mercado, para que você possa escolher a melhor opção.
Para que servem os suplementos vitamínicos – minerais?
Os suplementos vitamínicos – minerais têm como principal função complementar e enriquecer a dieta com vitaminas e minerais quando a ingestão diária delas não é suficiente. Dessa forma, eles ajudam a regular os níveis de nutrientes e colaboram para o bom funcionamento do corpo, já que atuam nos processos metabólicos e são indispensáveis para a manutenção da saúde.
Quais são os principais tipos e seus benefícios?
Os suplementos podem ser encontrados em farmácias ou e-commerce dos próprios fabricantes. Geralmente, são disponibilizados na forma de comprimidos, cápsulas, sachês ou pó.
Eles variam em suas fórmulas, que podem ter diversas combinações diferentes de vitaminas e minerais em diferentes dosagens. Alguns polivitamínicos e polimineirais que merecem destaque são:
- Vitergan Zinco®: apresenta fórmula antioxidante, composta por vitaminas e minerais em doses terapêuticas. Atua contra radicais livres que podem prejudicar o adequado funcionamento dos órgãos. Concentração de 15 mg de Zinco;
- Vitergan Zinco PL®: apresenta praticamente a mesma fórmula do Vitergan Zinco®, porém, com maior concentração de Zinco, de 30mg.
- Vitergan Master®: destinado a pacientes que apresentam estado de esgotamento, fadiga, sensação de fraqueza e diminuição da concentração.
Em sua totalidade os polivitamínicos e poliminerais podem oferecer diversos benefícios para à saúde. Os principais são:
- fortalecimento do sistema imunológico;
- prevenção do envelhecimento precoce;
- mais energia e disposição para realizar as atividades do dia a dia;
- prevenção de diversas doenças, como cardíacas, oculares, câncer, entre outras;
- melhora da memória;
- ganho de massa muscular;
- aumento da queima de gordura em dietas.
Qualquer pessoa que precise suprir a deficiência de vitaminas no corpo pode fazer o uso de suplementos vitamínicos – minerais. Muitas delas se encaixam nesse grupo, pois consomem muitos alimentos industrializados e não inserem de forma adequada verduras, legumes e frutas na dieta, que são as principais fontes de vitaminas e minerais.
Vale destacar que, antes de fazer o uso do suplemento vitamínico, é recomendado consultar um médico e nutricionista. Esses profissionais vão avaliar o caso, pedir exames e prescrever o tipo ideal de suplemento, a quantidade e a frequência necessária para consumi-lo.
Gripe comum: suplementos vitamínicos – minerais ajudam?
Uma dúvida bastante frequente, porém, rápida de ser respondida: Sim! Quer descobrir como? Veja, a seguir, as razões!
Gripe
A gripe ou influenza é uma doença infecciosa aguda viral que atinge o sistema respiratório, causando infecções e diversos sintomas indesejáveis. Entre eles, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, febre, coriza, dor no corpo, cansaço, mal-estar, congestionamento nasal, entre outros, que duram aproximadamente dez dias.
A doença é mais comum no inverno, não por causa do clima seco e baixas temperaturas, mas porque as pessoas costumam ficar mais próximas e em ambientes fechados, que facilitam a transmissão do vírus.
Diversos tipos de vírus influenza circulam pelo mundo, pois têm alta capacidade de sofrer mutações. Eles se subdividem em três tipos (A, B e C), mas somente os tipos A e B acometem os seres humanos. Por sua vez, eles também apresentam variações, ampliando ainda mais as possibilidades de contágio.
O influenza tipo A, que contagia aves e humanos, tem maior variabilidade, apresentando outros três subtipos: H1N1, H2N2 e H3N2, responsáveis por gerar maiores complicações nos pacientes.
O papel dos suplementos vitamínicos – minerais na prevenção e combate da gripe
Ao complementar a dose ideal de vitaminas que o nosso corpo precisa para funcionar em perfeito estado, os suplementos vitamínicos e minerais auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. Assim, fazem com que o corpo se prepare para caso seja invadido por um vírus, como o da gripe comum.
Assim, é possível afirmar que eles ajudam a prevenir e combater o vírus, minimizando os sintomas que a gripe comum causa. O suplemento vitamínico – mineral não impedirá 100% o contágio do vírus influenza, mas fortalecerá o sistema imunológico, diminuindo a chance da manifestação da doença e dos sintomas graves.
Para que a suplementação seja realmente eficiente, é preciso escolher suplementos completos, com doses terapêuticas ideais de vitaminas essenciais para o corpo. Antes, é essencial verificar a fórmula e dosagem do produto e dar preferência para suplementos mais completos. Veja o que eles precisam conter.
Zinco
Micronutriente com grande efeito sobre o sistema imunológico, já que está envolvido na replicação do DNA, ajuda na alta taxa de proliferação dos glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo. A deficiência do Zinco pode fazer com que haja uma queda significativa na quantidade de células de defesa no sangue e pode atrofiar o timo e outros órgãos.
Vitamina C
Com alto poder antioxidante, ela combate os radicais livres e aumenta a produção de glóbulos brancos e anticorpos. Ainda fortalece o sistema imunológico, combatendo microrganismos estranhos que invadem o organismo e prevenindo várias doenças, como a gripe comum.
Vitamina E
Ajuda os linfócitos a serem mais eficientes e estarem mais bem preparados no combate a infecções. Também apresenta ação antioxidante, que previne o envelhecimento precoce.
Selênio
O selênio é mais um nutriente que auxilia a eliminação dos radicais livres, diminuição de inflamações e consegue aumentar a imunidade do corpo.
Agora, você sabe o que são os suplementos nutricionais e qual papel eles exercem na prevenção e no combate à gripe comum. Para desfrutar dos seus benefícios, procure acompanhamento profissional, médico e nutricional, e lembre-se de consumir um produto com dosagem terapêutica e na quantidade indicada.
Quer saber mais sobre o tema? Então, confira outro artigo e entenda a relação entre imunidade e doenças respiratórias.