O estresse nada mais é do que uma reação do corpo quando recebemos uma série de estímulos de excitação emocional, euforia, preocupação excessiva, entre outros. Esses estímulos estão cada vez mais presentes na vida moderna e a pressão a que somos expostos, somada a uma baixa qualidade de vida, só colaboram para transformar o estresse em uma patologia.
Uma noite mal dormida e episódios de insônia prejudicam o raciocínio claro e faz com que não haja o descanso total, gerando várias consequências sistêmicas para a saúde. A redução do período do sono pode causar danos cognitivos, irritabilidade e a liberação do cortisol, hormônio relacionado ao estresse.
Por conta disso, o sono de qualidade pode ser um bom aliado na prevenção do estresse. Durante a noite, quando dormimos, ocorrem inúmeros processos em nosso corpo, como fixação da memória e aprendizagem, que auxiliam o raciocínio claro e ainda descansam nosso corpo e mente. O sono reequilibra o organismo e produz a serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer, e por isso, prepara o corpo e a mente para mais um dia produtivo.