Sim, existe o sono da beleza! Assim, você pode estar desperdiçando investimentos financeiros em cosméticos e outros tratamento se não souber aproveitar a hora de dormir. Afinal, esse é o momento em que ocorre, entre outros processos, a renovação celular. Logo, a pele fica descansada e com aparência mais saudável.
Por outro lado, com a privação do sono ou as noites mal dormidas, esse processo tende a não ocorrer. Logo, existe um aumento no nível de hormônios associados ao estresse, o que prejudica a aparência da pele. Então, é comum que você acorde com um aspecto cansado, envelhecido e com uma maior propensão à marcas de expressão.
Diante disso, é importante saber como aproveitar o sono da beleza e garantir que o momento de dormir seja reparador. Por isso, continue a leitura e conheça nossas dicas!
Afinal, o sono da beleza existe?
Conforme mencionado, o sono da beleza realmente existe. É possível que ao dormir bem você se levante com mais disposição, bom humor e perceba uma melhor aparência na pele. Por outro lado, o mesmo tende a não ocorrer quando a noite de sono não foi reparadora.
Qual é a importância do sono da beleza?
Você já reparou que o sono pode ser muito reparador e ajudar a manter uma aparência mais saudável. O sono é importante para esse objetivo porque, entre as etapas existentes, ele passa pela renovação celular.
Produção do GH
Essa produção ocorre na quarta fase do sono, iniciada após o começo do sono profundo, em que o corpo já se encontra desacordado. Assim, ele começa a liberar a produção do hormônio de crescimento (GH). Faz parte das funções do GH repor a energia gasta e regenerar tecidos.
A produção mais intensa do GH é durante a noite, mais especificamente entre 21h e 4h da manhã. Assim, dormir e chegar na quarta fase do sono nesse intervalo de tempo eleva a liberação do hormônio. Dessa forma, é possível iniciar o processo de renovação celular.
Renovação celular
Durante a regeneração ocorre a renovação celular, em que as células mortas são removidas. Dessa maneira, é possível manter uma pele mais brilhosa, viçosa e forte, além da saúde capilar e do corpo no geral. Tenha em mente que as células mortas precisam ser periodicamente descartadas para que a aparência se mantenha saudável.
No entanto, a capacidade natural do corpo de fazer isso diminui com o passar dos anos. Fatores externos também afetam esse ritmo, como exposição solar excessiva, estresse, poluição, alimentação inadequada etc.
Além disso, saiba que a pele que apresenta acne excessiva, por exemplo, libera ainda mais células mortas. Então, o processo de renovação celular é ainda mais importante para minimizar o surgimento de acne, cravos e excesso de oleosidade.
Você pode ter se perguntado se a renovação celular ocorre de outras maneiras, como ao utilizar cosméticos. A resposta é positiva. Entretanto, durante a liberação do GH, esse processo é intensificado.
Então, investir em produtos de qualidade, mas negligenciar o sono, pode não ser suficiente para manter uma aparência saudável.
Como ter uma boa noite de sono?
No último tópico, você notou como uma boa noite de sono ajuda a manter a aparência mais saudável. Contudo, nem todos conseguem atingir esse objetivo, chegar na quarta fase e aproveitar os benefícios de um sono de qualidade.
Para piorar, sempre que alguém acorda de noite, volta à primeira fase do sono. Por essa razão, é indispensável aprender a ter uma boa noite de sono para cuidar da saúde física e mental. Assim, conheça algumas dicas a seguir!
Evite alimentos estimulantes antes de dormir
O organismo tem horários específicos para o funcionamento. Isto é, o horário de dormir do corpo é sempre à noite, quando ele começa a relaxar. Uma das formas de dificultar o relaxamento ao tornar a digestão mais lenta.
Então, consumir determinados alimentos estimulantes pode exigir demais do intestino e atrapalhar o sono. Por isso, evite carne vermelha, industrializados, refrigerantes e outros alimentos do tipo durante a noite, principalmente 2 horas antes de dormir.
Tome banho quente 90 minutos antes de dormir
Tomar banho quente ajuda no relaxamento dos músculos e na liberação de substâncias associadas ao bem-estar. Assim, é recomendado fazer isso sempre antes de dormir, para que você adormeça mais facilmente. Contudo, é importante que isso ocorra cerca de 90 minutos antes de se deitar, a fim de que o corpo esfrie gradativamente e sinta sono.
Crie um ambiente propício ao sono da beleza
O horário de dormir deve ser encarado com muito respeito para que o seu organismo não seja estimulado e tenha dificuldade para adormecer. Assim, vale a pena criar um ambiente propício ao sono. Por exemplo, deixe os eletrônicos longe, mantenha o ambiente escuro, arejado e confortável para dormir.
Evite cochilos durante o dia
É muito tentador tirar cochilos durante o dia, mas isso pode privar o seu sono durante a noite. Isso porque você já descansou gradativamente no cochilo, e o organismo se sente mais disposto para ficar acordado.
Faça exercícios físicos regularmente
Um dos motivos para a privação do sono envolve problemas emocionais, como ansiedade e estresse, que dificultam o relaxamento. Ainda por cima, eles podem liberar hormônios como cortisol e adrenalina, que deixam o organismo em alerta.
Felizmente, a prática regular de atividades físicas pode atenuar esses sintomas e manter a mente relaxada. Logo, a tendência é que você tenha mais facilidade para dormir, principalmente se os exercícios ocorrerem no mínimo 4 horas antes de se deitar. Para colaborar com o relaxamento, tomar medicamentos fitoterápicos também pode ser útil.
Então, entendeu como é possível ter o sono da beleza? Conseguir dormir bem pode ser um desafio para inúmeras pessoas, especialmente para quem leva uma rotina mais agitada. Porém, os benefícios que isso proporciona para a saúde física e mental são diversos.
Gostou de saber mais sobre cuidados com a saúde e a qualidade de vida? Comente neste post, assine nossa newsletter e continue de olho em conteúdos relacionados!