Manter a quantidade de cálcio no sangue é um dos segredos para a qualidade de vida, já que o nutriente influencia na formação de ossos e dentes, regula a coagulação e participa de funções neuromusculares.
Mas como identificar essa diminuição de cálcio, conhecido como hipocalcemia?
A hipocalcemia nada mais é do que a redução dos níveis de cálcio no sangue que, na maioria das vezes, não provoca qualquer tipo de sintoma e costuma ser identificada por um exame de sangue.
Porém, quando a quantidade de cálcio está muito baixa, surgem graves sintomas como espasmos musculares, confusão mental e convulsões.
Normalmente, a hipocalcemia aparece quando o organismo não consegue manter os níveis circulantes de cálcio livre normais, como acontece na falta de vitamina D, por exemplo.
O tratamento é feito de acordo com a causa, levando em consideração a gravidade do quadro e se tem ou não sintomas, sendo necessária em alguns casos investir em suplementação de cálcio.
Vale ressaltar que deve-se buscar um acompanhamento médico para a suplementação correta de cálcio.
E por falar nisso, por acaso você já calculou o seu cálcio hoje?
Isso mesmo! Nós temos um calculador de cálcio bem bacana pra você entender como anda o seu consumo semanal. Acesse: https://calde.com.br/