O sentimento de ansiedade é normal quando ocorre de forma esporádica, mas não pode ser normalizado quando passa do ponto e chega a atrapalhar nossa vida profissional e pessoal. Esse tipo de situação já ocorreu com você? É sinal de que pode existir um problema sério e que precisa ser combatido.
Durante a pandemia da Covid-19, por exemplo, pesquisas da UFRGS mostram que 80% dos brasileiros se tornaram mais ansiosos. Os motivos para esse aumento são fáceis de perceber, diante da crise econômica e humanitária instaurada. Mas, seja como for, é importante saber como combater o problema para ter uma melhor qualidade de vida.
Pensando em ajudar você a controlar o sentimento de ansiedade, preparamos este post. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
O que é o sentimento de ansiedade?
Como o próprio nome sugere, o sentimento de ansiedade consiste em uma ânsia por alguma pessoa, objeto ou acontecimento. No entanto, nem sempre é possível definir o que exatamente se está buscando e, muitas vezes, o descontrole desse sentimento causa apreensão, angústia ou incerteza.
Pessoas que sofrem com esse problema constante, como os diagnosticados com o transtorno de ansiedade generalizada, vivem em um frequente estado de alerta, como se algo desconhecido estivesse para acontecer a qualquer momento, e isso se torna uma possível ameaça.
Naturalmente, mesmo quem nunca viveu algo do tipo consegue imaginar que a situação descrita não é nada confortável e atrapalha o bem-estar, não é mesmo? Se você insiste que se trata de acontecimentos normais do dia a dia e inevitáveis, saiba que a sua lógica tem fundamento.
No entanto, algumas pessoas passam por isso com uma frequência tão elevada e até desproporcional — como ter ansiedade ao pegar transporte público ou esperar uma simples mensagem de algum amigo — que a situação interfere na qualidade de vida e se torna algo patológico.
Como o sentimento de ansiedade se intensificou durante a pandemia?
É possível que você já tenha tido medo de morrer e de perder as pessoas que ama em algum momento da vida. Em conjunto com isso, outros medos frequentes, como o desemprego, morrer sozinho, isolamento social etc., também podem ter passado pela sua cabeça.
Durante a pandemia da Covid-19, esses medos se tornaram cada vez mais reais e possíveis de acontecer, diante da crise econômica e humanitária vivida. Não à toa, a ansiedade dos brasileiros aumentou, como mostram as pesquisas já citadas.
Algumas pessoas conseguem ter mais facilidade em lidar com situações de extremo estresse, como a descrita. Esse cenário tem influência da renda, escolaridade e outras circunstâncias. Seja como for, existe um outro grupo que sofre mais e acaba adoecendo.
Quais os principais sintomas da ansiedade?
Quando esse adoecimento ocorre, o corpo emite sinais que demonstram que algo está errado. Os mais comuns são:
- alteração de sono;
- apetite desregulado;
- dor e sensação de aperto no peito;
- batimentos cardíacos acelerados;
- inquietação;
- falta de ar etc.
Como superar o sentimento de ansiedade?
Diante dos inúmeros sintomas físicos e psicológicos que o sentimento de ansiedade pode provocar, é preciso aprender como combatê-los, para que isso não traga prejuízos à sua vida pessoal e profissional.
Não deixe de praticar exercícios físicos
Realizar atividades físicas ajuda na liberação de hormônios do bem-estar e da felicidade, como a endorfina e a serotonina. Na prática, isso contribui para que o seu corpo fique mais relaxado. Caso ocorra alguma situação conflitante e que cause medo do futuro, é possível lidar com isso com mais tranquilidade.
Além disso, a prática de exercícios físicos também contribui para prevenir e tratar transtornos mentais, como a depressão, que pode ser desencadeada a partir de crises frequentes de ansiedade. Isso porque os sentimentos de ansiedade dificultam uma rotina normal e saudável.
Tenha uma alimentação saudável
A alimentação pode ser um refúgio para muitas pessoas aliviarem tensões, assim como o ato de cozinhar e se reunir com amigos para uma refeição.
No entanto, para que esse processo se torne tão saudável como deve ser, é necessário apostar em alimentos saudáveis, como os com altas doses de triptofano, que é o caso das oleaginosas, ovos, chocolate amargo e peixes ricos em ômega-3.
Além disso, priorizar alimentos saudáveis no seu cardápio também ajuda no controle das taxas e na manutenção da sua saúde, o que afasta o risco de doenças e até de maiores gastos médicos. Esses problemas citados estimulam o estresse e, consequentemente, os problemas de ansiedade.
Fique perto de quem você ama
O isolamento social se transformou em uma das expressões mais conhecidas durante a pandemia da Covid-19, o que tornou o distanciamento físico das pessoas que você gosta cada vez mais comum.
Atualmente, o quadro atual no Brasil permite maiores flexibilidades, devido ao avanço da vacinação. Assim, a comunidade científica recomenda a priorização de encontros ao ar livre, como caminhadas de manhã em parques.
Ao fazer isso, você reúne inúmeras atividades que fazem bem para a sua saúde mental: encontrar pessoas queridas, exercício físico, contato com a natureza e exposição solar. Desde que tudo ocorra nos horários recomendados e com proteção, é possível elevar os níveis de serotonina e afastar inúmeras outras doenças.
Tenha boas noites de sono
Nem sempre é fácil manter a qualidade do sono, e os resultados você percebe facilmente no dia seguinte, com o mau humor, o cansaço e até o aumento nos níveis de ansiedade. Felizmente, existem algumas práticas que podem ser adotadas para afastar esse problema.
Uma das principais delas é ficar longe de aparelhos eletrônicos perto do horário de dormir, já que eles mantêm sua mente mais ativa e com a sensação de que você pode perder algum acontecimento se deixá-los de lado. Além disso, é importante manter o quarto escuro e dormir sempre nos mesmos horários, para acostumar o organismo.
Sabemos que nem sempre é fácil controlar o sentimento de ansiedade, mas com a prática é possível aderir a bons hábitos, especialmente à medida que os benefícios forem sendo notados. De todo modo, ao reparar que a ansiedade está acima do normal, não deixe de procurar um acompanhamento médico especializado.
O nosso post foi útil para você? Siga-nos nas redes sociais e continue de olho nas nossas atualizações de conteúdo. Estamos no Facebook e Instagram!