Skip to content
Em linha
com...
Setinha
🌐  Português
Setinha
Compre agora

4 cuidados essenciais com a saúde do idoso

Marjan Farma

A idade chega para todos e, com o passar dos anos, algumas limitações e mudanças a acompanham. Com isso, para grande parte das famílias, a saúde do idoso se torna um ponto de atenção, demandando cuidados maiores em relação a diversos aspectos, como alimentação, bem-estar físico e mental, suplementação etc.

Não é incomum, por exemplo, que, a partir dos 60 anos, o organismo humano inicie um processo natural de desgaste. Dessa forma, o próprio corpo já começa a “sinalizar” o surgimento de novas necessidades ocasionadas pelas alterações fisiológicas e bioquímicas inerentes a essa fase.

Quer entender mais a fundo quais são os cuidados essenciais com a saúde dos idosos e de que forma eles podem impactar a qualidade de vida? Continue a leitura!

Por que é tão fundamental cuidar da saúde do idoso?

Na terceira idade, geralmente as pessoas passam a estar mais sujeitas a uma perda significativa de autonomia e de qualidade de vida. As mudanças que chegam com o tempo trazem desafios diversos e que têm um grande potencial de afetar o bem-estar desse grupo, como fatores biológicos e psicossociais.

Nesse contexto, quando se fala em saúde do idoso, a maioria de nós já associa o termo imediatamente a exames e consultas médicas. No entanto, é necessário considerar que as necessidades nessa fase da vida vão bem além.

Pensando nisso, na seção seguinte, vamos listar os 4 cuidados essenciais aos quais devemos nos manter atentos. Confira!

Quais são os 4 aspectos que exigem atenção durante a terceira idade?

Com o aumento da expectativa de vida, a manutenção do bem-estar e de hábitos saudáveis em geral se tornou uma preocupação, já que a ideia é preservar ao máximo a qualidade de vida dos idosos. Nesse sentido, diversos fatores devem ser levados em conta, desde a dieta que deve ser balanceada, priorizando alimentos ricos em sais minerais, tão importantes para o funcionamento adequado do metabolismo, até o acompanhamento médico regular.

1. Manutenção de uma alimentação saudável e balanceada

Uma boa alimentação é essencial independentemente da etapa da vida. Contudo, na terceira idade, passa a ser ainda mais importante, já que o funcionamento do metabolismo não é mais o mesmo e a vulnerabilidade se torna maior, com a queda de alguns hormônios e do nível de água no corpo humano.

Nesse contexto, uma dieta adequada é o que suprirá uma eventual carência nutricional o que é bastante comum nessa fase. Por isso, além de evitar o consumo de gordura saturada e processados, é interessante priorizar a ingestão de peixes, carnes, leite (e derivados), ovos, grãos, verduras, frutas e legumes.

Uma excelente prática é buscar orientação profissional, pois um nutricionista poderá fazer as adaptações necessárias na dieta do idoso de acordo com as suas necessidades. Mas, de forma geral, os alimentos ingeridos devem ser ricos, por exemplo, em:

  • zinco, que atua na síntese de proteínas, aumenta a capacidade imunológica do organismo e auxilia na manutenção de bons níveis de glicose no sangue, de modo que em dosagens ideais pode ajudar a prevenir o diabetes;
  • selênio, que tem um alto poder antioxidante e potencial para fortalecer o sistema imune e reduzir os riscos do surgimento de problemas cardíacos a partir de uma ingestão diária adequada;
  • cobre, que pode ajudar na incorporação de ferro às estruturas das células, com concentrações mais significativas no cérebro e no fígado, além de ser importante para o melhor aproveitamento da Vitamina C;
  • vitamina A, que é indispensável para o crescimento e o desenvolvimento dos tecidos da pele e pode fortalecer os dentes e os ossos, ajudando a prevenir, inclusive em dosagens adequadas a degeneração macular;
  • vitamina C, que é uma das mais conhecidas e exerce o papel de um antioxidante responsável por prevenir o envelhecimento precoce das células, podendo também funcionar como uma boa aliada para livrar o corpo de resfriados e gripes;
  • vitamina E, que é vantajosa para a manutenção da boa saúde intestinal e também funciona como um poderoso antioxidante.

2. Prática de atividades físicas

É bastante comum que, com o passar dos anos, os idosos se tornem mais reclusos, deixando a sua vida social mais limitada. No entanto, essa inclinação ao isolamento pode representar um risco expressivo para a saúde tanto mental quanto física. Sendo assim, é fundamental que a prática de atividades físicas, especialmente ao ar livre, seja estimulada.

Boas alternativas nesse sentido são hidroginástica, pilates, dança, yoga, alongamentos e até caminhadas, desde que as limitações do indivíduo sejam sempre respeitadas a orientação de um médico e um educador físico é altamente recomendável. Os exercícios físicos, de forma geral, ajudam a tornar a musculatura mais forte, a manter o peso e, inclusive, a melhorar o humor, impactando positivamente a saúde mental.

3. Administração de suplementos

Os suplementos para idosos podem ser uma excelente alternativa para aqueles que, por alguma razão, precisam de complementação no que se relaciona com vitaminas e minerais. Inclusive, com a ingestão de dosagens terapêuticas a partir da orientação de um profissional de saúde, é possível melhorar o sistema imunológico, elevar o ganho de massa muscular e reduzir os riscos de desnutrição, aumentando a disposição.

4. Acompanhamento médico regular

Por fim, um dos pontos mais importantes para a manutenção da saúde do idoso é o acompanhamento médico regular, que poderá ajudar na prevenção ou no diagnóstico de doenças próprias da terceira idade. Em muitos casos, inclusive, as consultas médicas e a utilização de medicamentos passarão a fazer parte da rotina.

Como você pôde ver, é natural que, com a chegada da terceira idade, a saúde do idoso se torne um ponto que demanda uma atenção maior para a preservação do bem-estar. No entanto, a adoção de algumas boas práticas, como a busca por um acompanhamento médico regular e a modificação da alimentação, dando preferência a opções de teor nutricional mais alto optando, se necessário, pela suplementação, pode fazer toda a diferença, garantindo uma qualidade de vida melhor.

Quer aproveitar o gancho para conhecer a família Vitergan? Acesse o nosso site e confira informações adicionais!

Artigos Similares

vício em exercícios

Como controlar o vício em exercícios? Confira

Todo excesso pode ser considerado veneno: o vício em exercícios, por exemplo, coloca a saúde em risco. Sabe por quê? Por

Leia a matéria
estresse crônico

O que é estresse crônico? Saiba como se prevenir

Lidar com prazos, cobranças internas e externas, reuniões, pressões, metas etc. É natural que tudo isso contribua para o desenvolvimento do

Leia a matéria
vitamina e

Vitamina E: para que serve e quais os benefícios de tomar?

A vitamina E é um nutriente indispensável para a manutenção da saúde física e mental. Isso porque ela tem função antioxidante,

Leia a matéria

Newsletter

Fique por dentro das notícias e dicas de saúde e bem-estar!

Rua Gibraltar, 195 - Santo Amaro
SAC: 0800 055 4545
Facebook-f Linkedin-in Instagram
Conheça mais sobre a Marjan
Home
Sobre
Produtos
Contato
Carreira
Profissionais de Saúde
Parcerias
Blog
Notícias
MarjanCast
Política de Privacidade
Canal de Ética
© 2022 Marjan. Todos os direitos direitos reservados
Contatos DPO: Ricardo Chiodaro – dpo@marjanfarma.com.br e (11) 5642-9888
Sobre
Produtos
Carreira
MarjanCast
Contato
Profissionais de Saúde
Parcerias
Notícias
Blog
Canal de Ética
Compre agora
Em linha
com...
Setinha
🌐  Português
Setinha