O surgimento de rugas, bem como de linhas de expressão, faz parte do processo natural de envelhecimento da pele. Em grande parte dos casos, é o resultado da queda na produção de colágeno, que é responsável pela sustentação facial. No entanto, ainda que inerentes, principalmente, à ação do tempo e ao avanço da idade, elas podem incomodar muita gente.
Atualmente, há diversas maneiras de prevenir o seu aparecimento. No entanto, antes de começar a agir em prol de amenização desses sinais, é fundamental entender a diferença entre rugas estáticas e rugas dinâmicas, e sanar as principais dúvidas acerca do tema. Continue a leitura!
O que se pode entender como envelhecimento da pele?
Antes de compreender as diferenças mais marcantes entre rugas estáticas e rugas dinâmicas, é necessário ter em mente que o envelhecimento da pele é visto como um processo natural, consistindo na perda de elastina, colágeno e ácido hialurônico. Isso, por sua vez, causa o surgimento de rugas, marcas de expressão e flacidez.
Quais são as principais diferenças entre rugas estáticas e rugas dinâmicas?
De forma geral, as rugas estáticas são causadas pelo envelhecimento da pele, já que há uma redução da sua estrutura elástica, com a perda da elastina e colágeno, e, da espessura das camadas. Além disso, há uma diminuição da capacidade de regeneração das células.
É válido destacar, ainda, que todos esses fatores podem se somar à ação de elementos externos. Entre eles, a poluição, o tabagismo, o sol e outras condições que tenham o potencial de acelerar (e/ou agravar) o seu surgimento.
Normalmente, essas rugas são mais profundas e aparecem após os 40 anos de idade — embora possam surgir a partir dos 20 anos. Ademais, diferentemente das rugas de expressão, elas sempre estão aparentes, não dependendo dos movimentos faciais e da contração dos músculos.
Já as rugas dinâmicas são provocadas pelas atividades musculares. Ou seja, como a musculatura está ligada à pele, a sua movimentação de forma repetida ocasiona o surgimento, que é justamente o resultado dessas contrações.
O mais comum é que elas apareçam entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos e na região da testa. Também conhecidas como “rugas de expressão”, elas estão presentes na pele de pessoas mais jovens, mas se tornam visíveis somente com a mudança das expressões faciais.
Quando é interessante iniciar um tratamento preventivo contra as rugas?
Ainda que não exista uma faixa etária específica para começar um tratamento de prevenção, é indicado fazê-lo a partir dos 25 anos, aproximadamente. Em se tratando especificamente das rugas estáticas, existe uma grande quantidade de tratamentos estéticos que podem ajudar na estimulação das células que trazem sustentação e firmeza à pele, como:
- peeling químico: envolve a aplicação de ácidos na pele que fazem a remoção das camadas danificadas por meio da descamação, promovendo uma renovação celular a partir do crescimento de uma camada mais suave, lisa e elástica;
- microagulhamento: utiliza um equipamento que contém várias pequenas agulhas finas que penetram na pele, estimulando a produção de colágeno;
- preenchimento com ácido hialurônico: feito por meio da aplicação de aminoácidos que são combinados com um percentual de ácido hialurônico, restaurando a região tratada, melhorando a elasticidade e preservando o equilíbrio hídrico;
- aplicação de toxina botulínica: uma neurotoxina capaz de relaxar os músculos faciais, prevenindo e tratando as marcas de expressão do rosto, assim, suavizando as rugas e promovendo o rejuvenescimento da face.
Contudo, além desses tratamentos estéticos, é fundamental que alguns hábitos cotidianos sejam mudados, com a adoção de boas práticas para prevenir o surgimento das rugas. A seguir, listamos algumas dicas-chave que podem fazer toda a diferença.
Evite a exposição solar de forma prolongada
Uma das ações mais fundamentais é evitar se manter em exposição ao sol por longos períodos de tempo, “fugindo” da emissão de raios UVB e UVA. Isso porque essas radiações promovem a ação dos radicais livres e causam danos às células da nossa pele, além de serem capazes de destruir a elastina, o colágeno e o ácido hialurônico.
Inclusive, é por essa razão que o uso diário de um protetor solar adequado é indispensável. Nesse contexto, o mais indicado é optar por formulações que se adequam a sua pele e respeitar a reaplicação.
Hidrate-se
Não adianta cuidar da pele se você não consome a quantidade ideal de água, mantendo o seu corpo bem hidratado. Resumidamente, a hidratação da pele é a retenção da água em todas as suas camadas e faz uma grande diferença na manutenção da beleza e da maciez, e na proteção contra agentes externos, que, por exemplo, provocam o ressecamento.
Invista em uma rotina de skincare voltada às suas necessidades
Nesse caso, além de cuidar da boa higienização da pele e da proteção, é interessante apostar em produtos que potencializem a ação do protetor solar, que são os antioxidantes. Entre eles, a Vitamina C, a Vitamina E, o resveratrol e os polifenóis. Eles têm o potencial de neutralização dos radicais livres gerados pela radiação, além de hidratarem a pele e estimularem o colágeno.
Aposte em uma alimentação balanceada e saudável
É possível que você já tenha ouvido que o cuidado com o nosso corpo deve ser “de dentro para fora”. Isso quer dizer que é fundamental investir em uma boa alimentação, preferencialmente, rica em Vitamina C, Vitamina E e antioxidantes. Eles podem ser encontrados, por exemplo, em frutas vermelhas e cítricas, em azeite de oliva, em aveia, em batata doce, em peixes, em cereais integrais e em vegetais variados.
A razão para tanto é que os antioxidantes estão entre as substâncias fundamentais para evitar o surgimento de rugas estáticas. O mesmo ocorre com a Vitamina C e a Vitamina E, que podem atuar na prevenção e têm o potencial de estimular a produção de colágeno.
Diante disso, inclusive, pode ser interessante buscar orientação profissional a fim de verificar eventuais necessidades de suplementação vitamínica. Isso porque nem sempre ingerimos as quantidades ideais para suprir as nossas necessidades nutricionais exclusivamente a partir da dieta.
Como você pôde ver, as rugas dinâmicas e as rugas estáticas são diferentes, ainda que muitos as confundam. A partir de tratamentos voltados a esse fim e da adoção de bons hábitos diários, é possível prevenir o seu surgimento. Afinal, um estilo de vida saudável e o equilíbrio são as palavras-chave para manter a jovialidade, inclusive, na pele.
E então? Quer aproveitar para conhecer como a Família Vitergan pode ajudar a retardar o surgimento das rugas estáticas e tratar as já existentes? Visite o nosso site!