O colágeno é uma das proteínas mais relevantes para o corpo humano, podendo ser encontrado nos ossos, tendões, cartilagens, entre outros.
No entanto, com o avanço da idade, o organismo começa a diminuir a produção desse componente, o que provoca a perda da elasticidade e da hidratação da pele. Consequentemente, há aceleração significativa do processo natural de envelhecimento, o surgimento de rugas, estrias e a redução da força dos músculos e articulações. A boa notícia é que existem alguns procedimentos que contribuem para a reposição de colágeno em idosos.
Quer saber quais são e os seus principais benefícios? Então, continue a sua leitura para conhecê-los!
Como realizar a reposição de colágeno em idosos?
A reposição de colágeno em idosos pode ser realizada de algumas formas. A seguir, vamos mostrar as mais aplicadas.
1. Suplementos de colágeno
Existem várias marcas de suplementos de colágeno. Além disso, ele pode ser em barras, pó, cápsulas, shake, entre outros. No entanto, o recomendado é que o seu uso seja indicado por um profissional qualificado, após uma avaliação minuciosa da alimentação e da rotina do paciente.
Entre os mais utilizados estão os suplementos à base de colágeno hidrolisado, constituídos por proteínas de colágeno, de origem animal, que são submetidas a um processo industrial chamado de hidrólise térmica.
Nesse caso, as proteínas são trituradas em pedaços menores, se transformando em peptídeos, o que simplifica a absorção pelo organismo. Ademais, ele é muito parecido com o colágeno consumido dos nutrientes, tendo em vista que estimula a produção de proteínas para qualquer local do corpo.
Há também o colágeno não hidrolisado, que se trata da estrutura da proteína intacta. Isso significa que ela não é desnaturada. Sua produção é feita por meio de um processo não enzimático a baixas temperaturas. Então, é desenvolvido um suplemente de colágeno puro, sem nenhuma modificação em sua molécula, possibilitando que ele aja em conjunto com o sistema imunológico,
2. Alimentos
Outra oleaginosas (amendoins, casforma de fazer a reposição de colágeno em idosos é por meio de uma alimentação equilibrada. Isso porque diversos alimentos são excelentes fontes de colágeno e proteínas, como peixes, carnes, gelatina, frutas cítricas, óleo de peixe (ômega-3),tanhas, amêndoas), aveia, leite desnatado, entre outros alimentos ricos em vitamina C e silício, substância necessária para a formação do colágeno.
3. Tratamentos estéticos
Existem muitos tratamentos que atuam para estimular a reposição do colágeno. Confira alguns deles.
Preenchimento facial
Entre as substâncias mais utilizadas nesse procedimento está o ácido hialurônico, que, além de recuperar o volume da região aplicada, estimula de forma considerável a produção de colágeno.
Radiofrequência
Nesse caso, o processo se trata da emissão de ondas de calor que realizam o aquecimento do tecido cutâneo, o que gera a produção de novas fibras de colágeno. Assim, o local fica mais firme.
Laser de CO2 fracionado
Trata-se de uma técnica usada para tratar olheiras e suavizar rugas. Grande parte dos resultados alcançados tem relação com o aumento da firmeza da pele, causada pelo estímulo das células fibroblásticas (produtoras de colágeno) da região.
Luz intensa pulsada
Esse procedimento é realizado por meio da geração de calor, produzindo o fotorejuvenescimento. Além de estimular a produção de colágeno, trata as manchas de sol e reduz as alterações de pigmentos na pele, por exemplo.
Existe alguma forma de evitar a deficiência de colágeno?
Existem alguns passos que podem ser aplicados como forma de evitar uma deficiência relevante de colágeno, principalmente em idosos e, dessa forma, afastar problemas sérios de saúde. Entre eles, podemos apontar:
- buscar se alimentar por meio de uma dieta rica em aminoácidos. Nesse caso, carnes e saladas são ótimas opções;
- adicionar na dieta nutrientes como vitamina E (ajuda a lubrificar as fibras de colágeno), A (trabalha na recuperação dos tecidos fracos e danificados da pele) e C (aumenta a produção de colágeno);
- evitar a exposição frequente aos raios ultravioletas, tendo em vista que eles danificam e enfraquecem as fibras de colágeno;
- beber bastante água;
- fazer uso de um bom protetor solar, tendo em vista que, dessa forma, será possível evitar a perda de colágeno, bem como o envelhecimento precoce da pele.
Agora que você entende a importância do colágeno para o corpo humano, é importante empregar as medidas mais adequadas para evitar a sua perda com o decorrer do tempo. Já que essa redução é comum devido ao envelhecimento, a boa notícia é que, como vimos, existem vários meios para realizar uma reposição adequada, que gere os benefícios necessários e que evite o surgimento de outros males aos idosos.
Nesse caso, o ideal é consultar um profissional qualificado, que vai recomendar o tratamento mais adequado conforme a condição clínica do paciente, além de incentivar bons hábitos de saúde, por exemplo, ter uma boa alimentação, evitar o estresse, realizar atividades físicas, entre outros.
Quer saber como a Marjan pode ajudar nesse processo? Então, acesse o site e conheça nossa solução!