Você tem a impressão de que conseguir relaxar o corpo e a mente se torna cada vez mais difícil? A rotina agitada, o uso intensificado do smartphone, o sedentarismo, a alimentação inadequada e claro, a pandemia da Covid-19, são os principais vilões dessa situação.
Prova de como corpo e mente precisam se esforçar para acompanhar essas demandas diárias e dar conta de tudo é a possibilidade e escolha recorrente de acelerar áudios e vídeos, mesmo que eles só durem alguns segundos.
Se você não aguenta parar nem por alguns segundos para acompanhar algum áudio, vídeo, ver televisão ou, até mesmo, ouvir alguém sem distração e o impulso de querer mexer no celular, com medo de ficar por fora dos acontecimentos, algo está errado. Seus dias estão cheios e desgastantes, não é mesmo?
Você se identificou com a situação? Saiba que mesmo com os desafios citados, é possível reverter essa situação e criar uma rotina mais saudável, capaz de relaxar o corpo e a mente com frequência. Saiba mais!
Qual é a relação entre o corpo e a mente?
O sistema nervoso atua tanto na mente quanto nas reações corporais. Para tornar esse entendimento mais claro, listamos algumas situações comuns no dia a dia. Se você já passou por pelo menos alguma delas, vai entender a relação entre o corpo e a mente. Acompanhe:
- sentir dores de cabeça após passar por situações estressantes;
- ficar com dor de barriga antes de realizar uma ação que causa nervosismo;
- sentir um aperto no peito ao lidar com dores emocionais;
- sentir falta de ar ao passar por um susto;
- ter uma sensação de relaxamento e bem-estar após exercitar o corpo.
Então, já viveu algo semelhante ao descrito? A menos que você não seja um ser humano, é natural que tenha respondido positivamente a pelo menos uma pergunta. Tudo isso é normal: da mesma maneira que a saúde mental pode provocar dores físicas, problemas físicos tendem a ocasionar incômodos na mente, como o estresse e a ansiedade.
Doenças mentais podem causar doenças físicas
Por exemplo, a depressão é um problema de saúde mental que tende a elevar o nível de cortisol no sangue — um hormônio ligado ao estresse. Isso leva ao desgaste do organismo.
Do mesmo modo, essa doença também tem como sintomas a diminuição do apetite, a insônia e o pouco interesse pelo autocuidado. Esses fatores favorecem o aparecimento de problemas físicos, como o cansaço e a falta de energia.
Doenças físicas podem causar doenças mentais
Pela mesma lógica, pessoas que enfrentam problemas de saúde, como uma doença cardiovascular, também tendem a apresentar incômodos na saúde mental. Afinal, lidar com a doença pode trazer estresse, problemas financeiros, limitações nas atividades que o indivíduo gostava de fazer etc.
Assim, nem todos se sentem motivados a adotar hábitos saudáveis e reverter a situação, mas sim, a abusar do álcool e do cigarro, adotar outros comportamentos autodestrutivos ou, até mesmo, ficar deprimido. Como consequência, deve haver um agravamento na doença física.
Como relaxar o corpo e a mente?
Percebeu a relação entre o corpo e a mente? Não importa qual deles fique doente, ambos precisam ser levados a sério e de um tratamento adequado. Assim, para evitar o adoecimento e conseguir relaxar o corpo e a mente, listamos algumas dicas que podem ser úteis.
1. Realize exercícios de respiração
Na agitação do dia a dia, a mente recebe inúmeras informações, muitas negativas, e que envolvem pressões profissionais. Tudo isso gera incômodos, como o estresse e a ansiedade, por precisar lidar com as inúmeras demandas.
Nesse caso, a respiração fica mais ofegante e menos oxigênio chega ao cérebro. Como consequência, o nosso corpo se sente mais cansado, os músculos ficam tensos e a mente continua em estado de alerta e tensão.
Por esse motivo, realizar exercícios de respiração profunda ao longo do dia, como o ato de inspirar e expirar lentamente, levam mais oxigênio para o cérebro. Assim, cerca de 5 minutos após a execução da técnica já é possível um maior relaxamento.
2. Pratique yoga
A prática de yoga consiste na realização de exercícios de respiração e posturas que atuam diretamente no equilíbrio corporal. Os princípios dela funcionam ao unir concentração para equilibrar o corpo, manter a postura pelo tempo necessário e garantir uma respiração adequada.
Essas ações promovem, além de um corpo mais flexível e a musculatura fortalecida, uma mente calma, que consegue se concentrar no que importa e deixar as distrações e pensamentos negativos de lado, mesmo em dias mais agitados.
3. Caminhe na rua
Todo exercício físico é válido para que o corpo libere serotonina, hormônio relacionado à felicidade e ao bem-estar, além de se tornar mais forte e saudável. Entretanto, o hábito específico de caminhar na rua, tomar sol — desde que com proteção e nos horários recomendados —, observar e interagir com as pessoas e, de modo geral, reparar nas informações à sua volta, é uma maneira de encontrar o relaxamento.
Afinal de contas, passamos boa parte do tempo com nossa atenção focada no celular e, especialmente durante a pandemia da covid-19, o tempo dentro de casa se elevou. Agora que os estudos sobre a doença avançaram e já se sabe que caminhadas de máscara e ao ar livre apresentam baixo risco de contaminação, invista nessa prática.
4. Alongue-se
Você é do tipo de pessoa que já começa o dia incomodada por precisar acordar cedo e trabalhar ou resolver qualquer outra demanda de uma vida adulta? Nem sempre é possível evitar tais situações, mas o alongamento pode ser um dos seus melhores aliados para começar o dia com menos tensão muscular e cansaço.
Exercícios simples que envolvem o esticamento dos membros superiores e inferiores, além da coluna e do pescoço, já são o suficiente para conseguir relaxar o corpo e a mente. Essa recomendação se torna ainda mais importante se a sua rotina exige passar muito tempo na posição sentada.
Como visto, a partir de dicas simples, já é possível relaxar o corpo e a mente e ter uma rotina mais saudável. Nem é preciso radicalizar tanto. Ao fazer isso, você melhora suas taxas de saúde, aumenta a disposição, afasta problemas de saúde mental e tem uma relação melhor com as pessoas à sua volta.
Então, o que você achou do assunto? Adoraríamos saber a sua visão. Compartilhe conosco e com os demais leitores!