Você sabia que as relações interpessoais influenciam diretamente na qualidade de vida? Isso porque conviver com pessoas de perfis diferentes é um grande desafio. No entanto, ao implementar meios adequados para construir boas relações, é possível desenvolver laços fortes e que vão proporcionar resultados bastantes vantajosos dentro do local de trabalho e fora dele.
No entanto, para que isso ocorra, é preciso entender mais a fundo o que é a relação interpessoal, sua importância, o que fazer para mantê-la e os benefícios que podem ser alcançados. Pensando nisso, elaboramos este artigo. Confira!
O que é relação interpessoal?
A relação interpessoal se trata da interação entre as pessoas, equipes e grupos, sejam eles familiares, profissionais ou pessoais. A socialização faz parte da natureza do ser humano, assim, fica mais fácil a construção de conexões verdadeiras com as pessoas que estão ao redor.
Essa relação é caracterizada pela união de diversos indivíduos, que se aproximam por empatia, objetivos em comuns, procura de bons resultados, entre outros. Para a construção de uma relação interpessoal produtiva, é importante contar com alguns pilares relevantes que auxiliam nesse processo. Conheça alguns deles!
Adequação ao ambiente
É necessário selecionar as interações no decorrer dos relacionamento conforme o ambiente. Isso significa que, dependendo do local em que for construída a relação, ocorrem níveis de intimidade e proximidade diferentes.
Por exemplo, no ambiente laboral, pode haver uma predominância de contatos mais formais, mas isso não significa que não é possível ser amigo de alguém que trabalhe com você. Nesse caso, é importante ter limites claros para as relações naquele lugar e respeitá-los durante a jornada de trabalho.
Autoconhecimento
Compreender as próprias emoções, vontades e desejos é uma medida importante para construir um autodesenvolvimento mais preciso. Considerando que os nossos sentimentos influenciam bastante as relações que criamos, autoconhecer-se é um pilar que contribui para o alcance de mais solidez nos relacionamentos construídos.
Quem não se conhece pode ficar sem saber como se relacionar consigo próprio, gerando impactos nas interações que acontecem com os outros durante a vida. Além disso, a falta de autoconhecimento acaba fortalecendo as ações equívocas, ofensivas, entre outros, favorecendo as discussões ou as críticas.
Empatia
O desenvolvimento da empatia pode ser considerado muito complexo para algumas pessoas, tendo em vista não se tratar de uma tarefa fácil a missão de se colocar no lugar do outro. No entanto, essa habilidade pode ser aprendida no decorrer dos dias para quem se interessar por ela, sendo bastante útil por ser uma ferramenta que fortalece muito a qualidade das relações humanas.
Quando você entende que o que é diferente costuma enriquecer os relacionamentos, acaba concluindo que pensar ou agir de forma diversa é muito vantajoso para o surgimento de novas possibilidades. Ou seja, a empatia é capaz de adicionar saberes e percepções, colaborando com relações mais harmônicas.
Comunicação eficiente
Manter uma comunicação simples vai ajudar a evitar ruídos no momento de transmitir algo para um indivíduo. Estar aberto aos feedbacks e passá-los de uma forma mais leve contribui bastante para compreender a si e ao próximo.
Sendo assim, buscar construir uma comunicação eficiente é essencial para manter uma relação mais saudável, já que, dessa forma, é possível expressar seus sentimentos de uma maneira mais humana e verdadeira. Uma opção é a comunicação não violenta, que busca agregar leveza aos discursos, o que evita interpretações equivocadas e aumenta as chances dos contatos serem mais prazerosos.
Ética
Quando o assunto é a ética, um dos primeiros fatores que vem à mente é algo direcionado ao campo profissional. Contudo, para ter relações éticas, é importante levar em conta seus próprios valores e os da outra pessoa, sendo algo benéfico para ambos.
Quando bem direcionados os conjuntos de valores e princípios morais, é possível ir atrás da valorização de atributos relevantes para uma relação com transparência, respeito e honestidade, construindo um processo de confiança mútua. Assim, ao criar uma relação em que exista confiança por parte das pessoas envolvidas, tudo se torna mais saudável e leve.
Quais são os tipos de relações interpessoais?
Cada maneira de se relacionar apresenta um jeito único, no qual são aplicadas certas particularidades na relação construída. No entanto, é possível dividir as relações interpessoais em alguns tipos. A seguir, entenda mais sobre eles!
Relação interpessoal profissional
A relação interpessoal profissional está ligada ao tipo de relacionamento que ocorre por intermédio da construção de laços que abrangem projetos profissionais ou algo associado ao campo corporativo. Ou seja, é aquela que acontece no ambiente de trabalho e que vem crescendo cada vez mais nas organizações. Em alguns casos, a produtividade está relacionada ao fato do profissional atuar em um ambiente mais saudável, fluido e harmonioso.
O relacionamento está alinhado à cultura que uma certa empresa tem. Por exemplo, o departamento de Recursos Humanos se responsabiliza por construir uma relação entre a cultura da empresa e os colaboradores que deseja contratar, bem como administra a relação da companhia com a equipe de funcionários com a qual já tem um vínculo.
Relação interpessoal pessoal
Trata-se de um tipo de relação interpessoal que se encontra presente desde os primeiros dias de vida, já que se refere aos relacionamentos construídos por meio de alguns laços sanguíneos, criação ou interesses em comum. Como exemplo podemos falar sobre a família, colegas de escola, relacionamentos amorosos, entre outros.
Por ser um tipo de relação presente desde o nascimento, tem uma grande influência no desenvolvimento da nossa personalidade, gostos pessoais e no modo como nos relacionamos com o mundo.
Relação interpessoal virtual
Com o aumento do acesso à internet, esse modelo de relação se tornou mais frequente nos dias atuais. É o tipo de relacionamento que se constrói por meio dos vínculos criados pelos jogos online, redes sociais, comunidades, fóruns e, até mesmo, aplicativos de namoro. Muitas vezes, há ligação com as atividades de lazer praticadas pelo indivíduo.
Normalmente, essa relação tende a não ser tão aprofundada quanto em um relacionamento voltado ao mundo físico. Mas, com o passar do tempo, as pessoas estão valorizando mais as relações construídas no ambiente digital, como as ligadas aos aspectos profissionais e amorosos.
Portanto, podemos dizer que as relações interpessoais mudam conforme o contexto em que estão inseridas. Assim, a forma de se relacionar no ambiente familiar não será a mesma do trabalho, por exemplo.
Qual a sua importância?
No dia a dia, a relação interpessoal exerce um papel relevante entre amigos, colegas de trabalho, familiares e demais, já que serve como alicerce para a forma como enxergamos, pensamos e agimos em relação ao mundo em que vivemos.
No local de trabalho, os relacionamentos interferem diretamente no bom clima organizacional e no sucesso da empresa. A ideia é que, quanto mais saudável for a relação da equipe, maiores são as chances de aumento da produtividade e alcance de metas. Então, busca-se o fortalecimento dessa relação mais saudável, possibilitando a prevenção de problemas, a antecipação de soluções e a visão de novas oportunidades.
Os gestores e o departamento de Recursos Humanos são essenciais na hora de promover e preservar relações saudáveis na organização. Porém, é preciso que cada funcionário compreenda seu papel ativo na criação e na manutenção de um local onde haja cordialidade, respeito e ética, no qual valores são incentivados a todo momento, sempre com base nos objetivos, princípios e missão da companhia.
Como as boas relações interpessoais aumentam a qualidade de vida no trabalho?
O processo de interação humana se encontra presente em todos os lugares, e a forma como o relacionamento é construído vai influenciar no bem-estar, na qualidade de vida e nos resultados obtidos na empresa. É importante salientar que conviver com o outro não é uma tarefa tão simples. Sem entender o comportamento de cada um, isso é ainda mais desafiador.
Cada um de nós tem uma certa noção a respeito do comportamento e da reação do próximo, ou até já desenvolveu uma certa habilidade para lidar com os diferentes perfis das pessoas. Contudo, essas noções são complexas. Se nos basearmos somente no que achamos, as coisas podem não ocorrer como deveriam.
Considerando o ambiente organizacional, é preciso levar em conta que os colaboradores não funcionam como máquinas e que em muitos casos o comportamento é diferente do que se espera. Isso porque, quando interagimos com outras pessoas, o funcionamento de cada um é afetado, modificando o que se poderia chamar de esperado ou previsto.
Além disso, nas empresas, a interação interpessoal acontece em dois níveis interdependentes. O nível da tarefa, que é a execução das tarefas individuais e em grupos, e o nível socioemocional, que está ligado às sensações e aos sentimentos que surgem pela convivência.
Quando esses sentimentos são positivos, as atividades se tornam mais simples, gerando um aumento de produtividade. Agora, se o clima organizacional não é satisfatório, isso pode ser um problema, já que pode ocorrer uma manifestação de interações baseadas em antipatia, desagrado, aversão, conflitos e demais.
A interação sociemocional pode favorecer o alcance dos resultados no trabalho e nas relações interpessoais. Nesse caso, se os processos são construtivos, a colaboração e o afeto predominam, o que proporciona o surgimento de um grupo mais coeso. Caso contrário, o time passa a ter conflitos internos.
Dessa forma, a fim de trabalhar bem e em equipe, é essencial desenvolver não apenas competências técnicas para realizar suas funções, mas também habilidades emocionais. Além disso, a harmonia consigo mesmo, o bem-estar físico e mental e a valorização proporcionam um equilíbrio em relação ao outro.
No local de trabalho, as pessoas apresentam sua forma pessoal de lidar com as emoções e os sentimentos, e essa maneira própria entra em contato com o próximo, que também tem seu próprio modo de agir. O que simplifica ou dificulta essas relações são o autoconhecimento e o entendimento sobre o outro, que fazem com que se aumente a compreensão de como as pessoas agem no ambiente laboral.
Destaca-se que a qualidade de vida nesse ambiente está associada ao bem-estar dos funcionários enquanto realizam suas atividades, visando aumentar o nível de satisfação, a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.
O que é necessário para um bom relacionamento interpessoal?
Existem algumas boas práticas que podem ser aplicadas para a manutenção de uma boa relação interpessoal. Veja quais são a seguir.
Mantenha a empatia
A empatia se trata da capacidade de se colocar no lugar do próximo. Por esse motivo, antes de dar ou receber um feedback negativo, reflita sobre como você gostaria de recebê-lo ou sobre a forma como vai se comunicar com alguém.
Pode parecer um pouco complexo no início, mas há como melhorar essa mentalidade aos poucos. Para isso, basta compreender que os indivíduos têm criações, formações, vivências e bagagens culturais bem diferentes das suas. Então, se ninguém é igual, não deixe de ponderar quais são as motivações das outras pessoas e por quais motivos elas agem de um jeito e não de outro.
Pratique a escuta ativa
A escuta ativa se refere ao ato de receber uma mensagem de maneira focada, interpretando a informação recebida com cuidado e atenção. Nesse caso, pode ser praticada em uma conversa casual, reunião ou troca de feedback. Quem escuta precisa desenvolver um diálogo efetivo e claro com os colegas de trabalho, família ou amigos, o que contribui para o fortalecimento de um relacionamento mais sólido.
Mantenha uma atitude positiva
As ações positivas são bases relevantes para relacionamentos saudáveis. Para isso, desenvolver atributos como comunicação eficaz, empatia, respeito e cooperação pode contribuir para conexões mais verdadeiras e profundas.
Seja respeitoso
Qualquer ambiente conta com indivíduos distintos que podem apresentar pensamentos e divergência de valores. No caso do trabalho, principalmente, é necessário ser tolerante e aberto às variadas perspectivas que venham a ser apresentadas, praticando o respeito com os colegas que fazem parte da equipe.
Tenha em mente que você pode aprender bastante com as diferentes visões de mundo e melhorar suas habilidades em relações interpessoais.
Reflita sobre a abordagem
Vamos supor que você está passando por momentos de estresse e alguns problemas estão impactando o seu rendimento no trabalho. Como você se sentiria se alguém falasse com você de maneira ríspida? Não gostaria, não é mesmo? Por esse motivo, nunca deixe de refletir sobre suas abordagens e veja se elas são respeitosas ou grosseiras.
Defina limites
Apesar das relações interpessoais serem bastante relevantes no ambiente de trabalho, é necessário ser profissional quando o assunto é produtividade e foco. É difícil separar a vida profissional da pessoal, mas também é preciso criar um espaço para a individualidade. Isso não quer dizer que você precisa evitar os colegas ou ser grosseiro, somente compreender as horas certas para conversar.
Seja flexível
A flexibilidade anda junto com o sucesso profissional. Isso ocorre pelo fato de que os relacionamentos interpessoais não se tratam de algo exato, então, é necessário saber como distinguir situações descontraídas de momentos que exigem comprometimento e seriedade. Tenha em mente que as pessoas nem sempre verão as coisas da mesma forma que você. Então, ter um pouco de jogo de cintura pode ser muito bom nessa hora.
Afaste as más ações
Existem atos que colaboram com a construção de um ambiente de trabalho pouco saudável. No começo, alguns deles podem parecer inofensivos, mas provocam estresses desnecessários e conflitos em longo prazo. Existem ações que não causam muitos problemas de início, mas, com o decorrer do tempo, geram problemas muito enraizados e difíceis de se livrar, como:
- fofocas;
- escolher os favoritos da equipe;
- fazer piadas ou comentários sarcásticos;
- não reconhecer um bom trabalho;
- não cumprimentar os colegas;
- bullying, assédio e discriminação;
- ignorar ou excluir opiniões;
- sobrecarga de trabalho;
- ter conversas paralelas durante as reuniões etc.
Esteja disposto a receber feedbacks e críticas
Uns dos pontos centrais do relacionamento interpessoal é criar outras perspectivas, seja quanto aos fatores que precisam ser melhorados, seja quanto à forma como as pessoas o enxergam. Então, aproveite as relações para compreender melhor como você é visto e procurar o autodesenvolvimento e autoconhecimento, analisando fraquezas, oportunidades, pontos fortes, entre outros
Evite discussões
As discussões podem ocorrer com uma certa frequência no dia a dia, inclusive nas organizações. Além de fazer com que você perca seu tempo, elas podem ocasionar graves consequências, como demissões. Portanto, é importante que sejam evitadas.
Claro que situações inesperadas e que vão testar a sua paciência podem surgir, mas essas são horas propícias para exercitar sua inteligência emocional e, consequentemente, entender a melhor forma de agir e evitar tais incômodos.
Não faça julgamentos
Quando alguém se comportar mal, você pode atuar para amenizar a situação ou, no mínimo, não piorar o problema. Nesse caso, o ideal é não fazer julgamentos, mas sim pensar como se estivesse no lugar do outro. Afinal, ele pode estar passando por questões que não cabe a você julgar.
Ter esse tipo de entendimento ajuda a desenvolver a empatia na relação, já que você vai tentar entender os sentimentos e as dores de outra pessoa e, com isso, criar o respeito, que é um elemento fundamental em qualquer relacionamento.
Tenha uma comunicação efetiva
O diálogo é indispensável para o desenvolvimento saudável das relações interpessoais. Isso ocorre pelo fato de que uma comunicação clara e objetiva ajuda a evitar conflitos e problemas que aparecem pelo simples fato de alguém não ter entendido uma mensagem corretamente. Por esse motivo, em uma conversa, deixe bem claro quais são as suas intenções e quais objetivos e metas pretende alcançar.
Outro fator de extrema relevância é saber expressar suas opiniões sem ferir o próximo. Afinal, é fácil se sentir irritado quando ocorre uma divergência de opiniões. Contudo, é preciso ter bem claro que a diversidade é o que faz as pessoas crescerem.
Discordar não é sinônimo de ofender, então, discorde com calma e argumente da melhor maneira que puder, já que comentários sem fundamentos são péssimos para a imagem de qualquer indivíduo.
É importante refletir que quem sabe dialogar também será capaz de encontrar conciliação e soluções em conflitos. Além disso, ao ouvir comentários ofensivos, não revide, já que esse pode ser o ponto inicial para o início de uma briga ou discussão.
Realize uma análise do seu trabalho
Pense em algum contexto no qual você consiga visualizar que a falta de trabalho em equipe prejudicou os resultados. Talvez seja alguma situação na qual um colega não finalizou a sua parte em um projeto, por exemplo, ou em que houve dificuldade do líder de se comunicar e motivar a equipe.
Pode ser que você não tenha entendido isso na época, mas, a partir de agora, é necessário que compreenda o quanto isso afeta o desempenho coletivo e individual. Mesmo assim, são fatos comuns que ocorrem com certa frequência no ambiente laboral, podendo prejudicar muito a construção das relações interpessoais.
Analisar essas ações e entender o quanto são nocivas é um passo considerável. Depois disso, veja o que você pode fazer para não reproduzi-las e para que seus colegas de trabalho façam o mesmo.
Faça uma autoavaliação
Fazer uma autoavaliação é uma boa forma de perceber como estão as suas ações atuais. Você vai conseguir visualizar como elas afetam de forma positiva ou negativa as suas relações interpessoais na companhia e fora dela.
Você pode responder as perguntas abaixo e compreender melhor sua personalidade e jeito de ser. Nesse tipo de situação, é fundamental ser sincero e avaliar com cuidado cada ponto. Portanto, faça a si mesmo estes questionamentos:
- Você procura dar sempre o seu melhor no que faz ou apenas o suficiente?
- Você se comunica de forma efetiva, amigável e respeitosa?
- Você procura construir bons relacionamentos ou está sempre em conflito com alguém?
- Você entrega todas as suas atividades em dia?
- Como as suas atividades têm contribuído para construir bons relacionamentos?
Agora que você pôde entender melhor como as relações interpessoais influenciam na qualidade de vida, é importante que esteja sempre em busca de se autoconhecer, evoluir e desenvolver habilidades importantes para criar ambientes harmônicos e respeitosos, sendo capaz de desfrutar de relacionamentos sólido e duradouros.
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