Pensando em começar a pedalar? Essa é uma ótima alternativa para a saúde física e mental, além de trazer benefícios para a integração social. No entanto, a prática do ciclismo requer alguns cuidados que exigem atenção.
O ciclismo é um esporte antigo e, ao longo de sua história, passou por diversas evoluções. A bicicleta é seu principal instrumento, mas existem diversas modalidades que podem ser praticadas por quem gosta da vida sobre duas rodas.
Neste material, vamos falar sobre isso e trazer mais informações sobre essa modalidade esportiva e de lazer. Acompanhe!
Por que começar a pedalar?
Em um mundo em que os hábitos culturais e costumes mudam a todo instante, a utilização da bicicleta como meio de transporte aumenta cada dia mais. Assim, a bike é um instrumento poderoso em diversos aspectos da rotina do usuário.
Afinal, ela serve para fugir dos engarrafamentos nas grandes cidades e também para adotar um estilo de vida mais saudável. Logo, há motivos de sobra para investir na saúde, apostando no ciclismo.
Além de ser agradável andar de bicicleta, esse é um meio de transporte barato e sustentável. Assim, o seu uso, seja qual for o objetivo, gera benefícios significativos para a saúde.
Quais são os benefícios para a saúde?
Destacamos alguns dos benefícios mais relevantes relacionados à prática do ciclismo. Veja mais algumas razões para começar a pedalar:
- ajuda na redução do peso corporal;
- fortalece e melhora o tônus muscular;
- proporciona bem-estar mental, físico e social;
- aumenta a capacidade respiratória;
- não prejudica as articulações e os ligamentos;
- diminui as taxas de colesterol;
- ajuda a prevenir e a controlar o diabetes;
- estimula o organismo a liberar endorfinas e serotoninas, hormônios que melhoram o humor e a disposição;
- controla a pressão arterial;
- reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Quais são as principais modalidades de ciclismo?
As modalidades do ciclismo variam conforme o ambiente. Elas também podem mudar de acordo com o tipo e a mecânica da bicicleta, os aparatos de segurança e a vestimenta. Ainda, cada modalidade exige um treinamento diferenciado e tem seus próprios regulamentos.
No geral, o principal objetivo do ciclismo é atingir uma meta no menor tempo possível. Para isso, deve ser utilizada a bicicleta apropriada para cada modalidade, assim como aparatos de segurança que garantam a integridade física dos esportistas.
De um modo geral, existem três grandes modalidades de ciclismo. Veja quais são!
Speed
É o tradicional ciclismo de estrada. É uma modalidade muito comum na Europa, mas que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. As bikes de speed são feitas para serem velozes. Por isso, são leves e não muito confortáveis.
Possuem um selim mais alto que o guidão, fazendo com que o ciclista fique inclinado para frente, tudo para ganhar mais velocidade. Não é uma modalidade completamente indicada para iniciantes, já que a postura constantemente inclinada pode causar dores na coluna e no pescoço.
Caso queira ingressar nesse tipo de esporte, o indicado é fazer trajetos curtos e variar a postura no começo. Vale lembrar que o speed é uma modalidade não muito barata. Uma bike para essa modalidade tende a custar mais caro que uma bicicleta comum e exige bastante manutenção. Isso sem contar a vestimenta apropriada e os aparatos de segurança, que são indispensáveis.
Em compensação, esse é um esporte que pode ser praticado em qualquer lugar que tenha estrada asfaltada ou chão regular e batido. Nesse sentido, é diferente de outras modalidades, já que elas exigem um ambiente específico para a prática.
Além disso, o speed também tem características peculiares. Por ser uma categoria de alta velocidade, faz com que longas distâncias sejam percorridas em um curto espaço de tempo. Isso é bom porque, assim, o ciclista pode explorar diferentes locais.
Outra vantagem, principalmente para quem vai começar a pedalar, é que esse esporte pode ser praticado em grupo. Tal atividade favorece relacionamentos interpessoais, porém, tem a desvantagem dos riscos da estrada.
O ciclista deve tomar muito cuidado com alguns detalhes da prática do ciclismo. Um dos aspectos mais importantes se refere ao tráfego de veículos. Na ausência de uma ciclovia, as bicicletas speed dividem espaço com carros, motocicletas, ônibus e caminhões. Isso pode trazer riscos para a integridade física do ciclista.
Mountain bike
Bastante difundida entre os brasileiros, essa modalidade geralmente é praticada em trilhas, junto à natureza, e se enquadra na característica de esporte de aventura. A bike para essa modalidade necessita de manutenção constante, por estar sempre em contato com um terreno irregular, subidas e descidas íngremes e com impacto.
É uma modalidade que tem diversas competições, muitas trilhas e vários grupos de MTBikers. Com isso, o iniciante tem o auxílio dos membros desses grupos, além de poder contar com diversos níveis de dificuldade de trilhas para praticar.
O contato com a natureza é seu ponto forte, já que os roteiros são mais voltados para o ecoturismo. Como essas áreas são mais afastadas das grandes cidades, o esportista precisa transportar a bicicleta até o local adequado. Sem dúvida, isso é recompensado pelo prazer da prática dessa modalidade.
Ciclismo recreativo
Essa modalidade é a mais conhecida, sendo muito popular para o lazer. Ela pode ser praticada por iniciantes, crianças e idosos, podendo reunir toda a família. Os roteiros variam de acordo com o perfil do participante. Geralmente, o ciclismo recreativo é a modalidade para quem vai começar a pedalar.
Quais as melhores dicas para quem está começando?
Listamos algumas dicas para quem é iniciante no ciclismo. Confira!
Escolha uma bicicleta adequada ao seu perfil
Para começar a pedalar, não é necessário investir, de imediato, em uma bicicleta de última geração. Ainda assim, a escolha acertada vai depender muito do seu perfil físico e do tipo de ciclismo que você pretende praticar.
Um modelo mais simples serve para passear pelos parques e ciclovias de sua cidade. Mas, se pretende fazer trilhas ou participar de competições, o ideal é investir mais em sua bike. Nesse caso, será necessário dedicar atenção a características como modelo, estilo, tipo de freio e suspensão.
Use roupas, calçados e acessórios adequados
Além da bicicleta, outro importante equipamento para começar a pedalar é um capacete adequado. Esse é um item tão básico e necessário que nem precisaríamos mencioná-lo, certo? Por isso, invista em um modelo com boa ventilação, que tenha fácil travamento e seja de material com qualidade garantida para maior proteção nas quedas.
Outros itens recomendados são as roupas próprias para o ciclismo, que trazem conforto e segurança. Bermudas devem ser acolchoadas para evitar assaduras, enquanto as camisetas devem ser de material leve. Além disso, luvas, óculos e bonés também são acessórios essenciais.
Aproveite para fazer novas amizades com outros ciclistas
Uma ótima dica para quem vai começar nessa modalidade é pedalar em grupo. Além de mais seguro do que sozinho, ainda é divertido e promove a integração com outros ciclistas que tenham experiência nesse esporte.
Como visto, você pode começar a pedalar pelas ruas, parques e ciclovias de sua cidade. Com o tempo, poderá evoluir para outras categorias. Independentemente da modalidade, o ciclismo gera muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente.
Gostou deste artigo? Então, que tal assinar nossa newsletter e ficar sempre por dentro das novidades por aqui?