Você já deve ter ouvido falar que a vitamina C oferece diversos benefícios à saúde. Porém sabia que o nosso organismo não tem capacidade de produzi-la por conta própria? Então, você deve estar pensando, como podemos desfrutar de sua ação?
É simples! Ela está presente em diversos alimentos. Além disso, há produtos especiais que funcionam como um suplemento de vitamina C e que podem ser inseridos na dieta. Para entender melhor o que é a suplementação vitamínica, quando tomar, qual a sua importância para o organismo e quais são seus benefícios para a saúde, continue lendo.
O que é a suplementação de vitamina C?
Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e também estabelecido pelo Ministério da Saúde, pessoas com 19 anos ou mais precisam consumir 45 mg de vitamina C por dia. Porém, a quantidade ideal varia de país para país e também muda conforme o gênero, a idade e o peso da pessoa.
Para alcançar o nível desejado, é preciso manter uma alimentação saudável e rica em verduras, legumes e frutas que contêm vitamina C. As porções precisam ser divididas ao longo do dia inteiro e, com a correria e o estresse da rotina, muitas pessoas não conseguem ingeri-la na proporção recomendada. Uma alternativa é acrescentar o consumo de suplemento de vitamina C que possua uma dose terapêutica.
Compostos por vitaminas e minerais em doses terapêuticas, alguns suplementos têm a função de complementar nutrientes que não foram adquiridos por meio da alimentação. Preferencialmente, devem ser consumidos após avaliação e prescrição médica.
Qual a sua importância para o organismo?
A Vitamina C regula diversas funções do corpo, como a absorção de ferro, a produção de colágeno e o funcionamento do sistema imunológico. Além disso, também exerce um papel fundamental na formação de músculos, ossos, tendões, pele e vasos.
Uma pessoa que apresenta deficiência de Vitamina C pode apresentar alguns sintomas, como sangramentos nasais e nas gengivas, cabelos secos e quebradiços, dificuldade na cicatrização, falta de ferro, infecções frequentes, surgimento de hematomas e pele desidratada.
Quando fazer uso do suplemento vitamínico?
Qualquer pessoa que precisa suprir a falta da vitamina C pode fazer uso dos suplementos vitamínicos minerais. Em alguns casos especiais, como de atletas, fumantes, pessoas que acabaram de passar por uma cirurgia ou que estão com a saúde bastante debilitada, apresentam pressão alta, problemas oculares e diabéticos, os suplementos são altamente recomendados.
Além disso, a vitamina C é absorvida no intestino delgado, mais especificamente no jejuno (parte intermediária) e no íleo (parte final). Por isso, pessoas com doenças intestinais e que têm deficiência na absorção dos nutrientes também precisam fazer a suplementação.
Vale ressaltar a importância do auxílio de um médico ou nutricionista para que eles possam recomendar a melhor maneira de consumir a vitamina e a dose ideal para cada caso.
Quais são os benefícios do suplemento de vitamina c?
Auxilia na previne do envelhecimento da pele
Por atuar diretamente na produção de colágeno e também ser um potente antioxidante, a vitamina C, no combate dos radicais livres, prevenindo a degeneração das células da pele e, consequentemente, o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas e de marcas de expressão. O resultado é uma pele mais firme, hidratada e viçosa.
Combate o estresse
A vitamina C consegue cessar a produção do cortisol, o hormônio liberado em situações de estresse, por isso, ela ajuda na manutenção do bom humor e é uma boa aliada daqueles que buscam por tranquilidade e bem-estar.
Auxilia a prevenção de problemas de visão
Ela ainda ajuda na prevenção de doenças oculares que podem surgir com o avanço da idade, diminuindo o risco da catarata e degeneração da retina.
Ajuda o fortalecimento do sistema imunológico
A vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos responsáveis pelo combate de microrganismos estranhos que invadem o organismo. Além disso, ajuda a aumentar a produção de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando a prevenir várias doenças, como resfriados e gripes.
Contribui para o fortalecimento dos ossos
Já que a vitamina auxilia na produção de colágeno (proteína que faz parte da composição dos ossos, tendões e vasos sanguíneos), ela contribui também para o fortalecimento de todos eles.
Reduz o risco de anemia
A ação antioxidante da vitamina C consegue modificar a estrutura do ferro, fazendo com que o mineral seja absorvido mais facilmente pelo organismo, reduzindo o surgimento da anemia.
Aumenta a queima de gordura
Quem está em busca da perda de peso pode contar com essa grande aliada: a Vitamina C. Uma pesquisa da Arizona State University (Universidade do Estado do Arizona), nos Estados Unidos, mostra que pessoas com níveis satisfatórios da vitamina no organismo queimam até 30% a mais de gordura durante os exercícios físicos. Além disso, o estudo concluiu que a falta da vitamina pode prejudicar a queima de gordura no abdômen, justamente a mais difícil de ser eliminada.
Ajuda a ganhar massa muscular
Para os amantes do esporte, a vitamina C pode ser uma grande amiga. Sua função antioxidante protege os músculos dos radicais livres, liberados em grande quantidade após a prática de exercícios físicos, facilitando o ganho de massa muscular.
Outro benefício associado à vitamina C é que ela colabora com a diminuição da dor muscular pós-treino.
Qual suplemento vitamínico escolher?
Atualmente, existem muitas opções no mercado, e a grande variedade acaba dificultando a escolha. Existem suplementos em capsulas, sachês, comprimidos ou tablets. Eles diferem também em sua composição, concentração da vitamina e preço.
Antes de fazer a compra, além de seguir uma recomendação médica e nutricional, é preciso avaliar todas essas características para fazer a melhor escolha.
Algumas opções que merecem destaque, já que oferecem dosagem terapêutica e opção com 60 mg e 600 mg de Vitamina C, concentrações que satisfazem o consumo diário ideal, além de garantirem outros nutrientes e vitaminas em sua composição, como vitamina A, E, zinco, cobre e selênio, são:
- Vitergan Zinco: apresenta fórmula antioxidante composta por vitaminas e minerais em doses terapêuticas. Eles atuam contra radicais livres que podem prejudicar o adequado funcionamento dos órgãos. Concentração de 15 mg de zinco e 60mg de vitamina C;
- Vitergan Zinco PL: apresenta praticamente a mesma fórmula do Vitergan Zinco, porém com maior concentração de zinco: 30mg e 600mg de vitamina C;
- Vitergan Master: destinado a pessoas que apresentam estado de esgotamento, fadiga, sensação de fraqueza e diminuição da concentração.
Agora você já sabe o que é o suplemento vitamínico, quando ele pode ser consumido, quais benefícios ele oferece ao organismo. Também aprendeu a como escolher o melhor suplemento de vitamina C, entre tantas opções presentes no mercado.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira o nosso guia completo sobre polivitamínicos e poliminerais que você precisa conhecer!