Diversos são os tipos de dietas que podem ser adotadas pelas pessoas. Entre elas está o ser carnívoro, que se trata de um indivíduo que consome carnes em grandes quantidades, incluindo carne bovina, fígado, aves, peixes, entre outros, e quase nenhum ou nenhum carboidrato em suas alimentações diárias.
O grande problema é que, apesar de a proteína ser constituída por aminoácidos, que exercem uma função importante no desenvolvimento de hormônios, células e tecidos, seu uso em excesso, sem a combinação com outros nutrientes, pode fazer mal à saúde.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar os riscos da pessoa se alimentar somente com proteínas e como a suplementação pode ajudar nesse processo. Acompanhe!
Quais são os principais riscos de se alimentar apenas com proteínas?
Apesar de sua relevância para a saúde e pleno funcionamento do organismo, a proteína não deve ser ingerida exageradamente, levando em conta que essa prática pode ocasionar alguns malefícios. A seguir, veja os principais riscos à saúde de um carnívoro.
Sobrecarga dos rins
Entre os principais órgãos afetados pelo alto consumo de proteína estão os rins, causando o desenvolvimento de cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins. O fígado também pode sentir os efeitos do consumo excessivo de proteína.
Surgimento de doenças coronarianas
Refeições com grande ingestão de proteínas e gorduras podem causar o aumento de triglicerídeos, que contribuem para a ocorrência de doenças coronarianas, a aterosclerose e a elevação dos níveis de colesterol sanguíneo (LDL), o que pode fazer mal ao coração.
Doenças no intestino
Outro risco está ligado às doenças gastrointestinais, afetando o estômago e o intestino. Entre as principais causas está o fato de que o consumo exagerado de proteínas pode fazer com que a digestão seja mais difícil, levando à prisão de ventre e à inflamação nos órgãos. Outra questão é o aumento da formação de gases, gerando flatulência, sensação de inchaço e distensão abdominal.
Prejuízos à saúde dos ossos
Os problemas provocados nos rins também podem afetar a saúde dos ossos. Isso se deve ao fato de ocorrer o aumento da liberação de amônia e ureia na urina. Além disso, pode haver o aumento da eliminação de cálcio e demais minerais, ocasionando a perda da densidade óssea, tornando-os mais fracos e contribuindo para o surgimento de osteoporose.
Dificuldade na absorção de nutrientes
Pelo fato de o corpo necessitar de uma alimentação equilibrada e variada, refeições somente com proteínas não são as mais indicadas. Afinal, as elevadas concentrações de proteínas limitam a ingestão de outros nutrientes essenciais para manter uma boa saúde e a imunidade em dia, como vitaminas, minerais, fibras, carboidratos e demais.
Qual a importância dos carboidratos para dar energia no dia a dia?
A dieta de um carnívoro não tem carboidratos suficientes para manter o nível de açúcar no sangue. Esses nutrientes são responsáveis por proporcionar energia e são encontrados em massas, frutas, legumes, pães, entre outros.
Nesse caso, o organismo usa esses alimentos para produzir glicose, que é a principal fonte de energia do corpo. Ela pode ser utilizada de forma imediata ou armazenada para ser liberada mais tarde.
Então, a quantidade necessária de carboidratos é importante devido aos seguintes motivos:
- são usados pelo organismo para produzir energia;
- são importantes para a saúde do intestino e a eliminação de resíduos;
- estão vinculados ao sistema nervoso central, cérebro, rins, músculos e coração, contribuindo para que funcionem adequadamente.
Qual a importância de suplementar as pessoas que se alimentam só de carne?
Os suplementos alimentares são produtos que tem como objetivo complementar a dieta de uma pessoa de acordo com suas necessidades.
Normalmente, incluem nutrientes que seriam adquiridos caso o indivíduo se alimentasse de maneira correta, como minerais, enzimas, vitaminas, aminoácidos, entre outros. Ou seja, são importantes para completar os nutrientes que faltam na alimentação, ajudando o corpo a funcionar direito.
Além disso, auxiliam na prevenção do envelhecimento, na melhora do sono e fazem com que o indivíduo fique mais saudável. Os suplementos podem ser encontrados em vários formatos, como cápsulas, comprimidos, pós, líquidos e gel.
No caso da dieta de um carnívoro, também é necessário ressaltar a falta de consumo de carboidratos, levando em conta que a dieta funciona à base de proteínas, com ingestão de bastante gordura, que será transformada em glicose. No entanto, essa alimentação não pode oferecer a quantidade de energia necessária para que o corpo possa desempenhar com qualidade todas as atividades que fazem parte do dia a dia.
Sendo assim, a suplementação também pode ser uma opção nesses casos. Existem diversas fontes, e a melhor opção deve ser escolhida levando em consideração cada caso e o quadro clínico de cada pessoa. Por exemplo, palatinose, ribose, dextrose etc.
No entanto, é preciso deixar claro que, antes de tomar qualquer tipo de suplementação, o ideal é fazer uma consulta com um médico ou nutricionista, que vai avaliar a situação, indicar o melhor suplemento e ajustá-lo de acordo com a dieta e as refeições diárias.
Agora que você entende melhor como funciona a dieta de um carnívoro e quais são os principais riscos desse tipo de alimentação, é preciso ter em mente que se alimentar apenas de carne pode ser praticamente impossível. O ideal é consumir um valor diário apropriado, que fica na média de 0,8g/kg do peso corporal e, assim, manter uma dieta rica em nutrientes e balanceada para evitar qualquer dano à saúde.
Não há dúvidas de que a melhor dieta é aquela em que existe uma variedade de alimentos e que permite o consumo de vitaminas, sais minerais, aminoácidos, fibras e tudo que é preciso para manter um corpo saudável e um sistema imunológico forte. Por isso, destacamos mais uma vez a importância de contar com o apoio de um nutricionista, que vai fazer um acompanhamento efetivo e ajudar a manter uma alimentação segura e moderada.
Você conseguiu esclarecer suas principais dúvidas sobre a dieta de um carnívoro, suas características e quais são os riscos? Então, aproveite a visita ao blog para deixar um comentário e compartilhar com a gente as suas opiniões e experiências sobre o assunto!