Promoção e prevenção de saúde são conceitos similares. Isso porque ambos dizem respeito aos cuidados que devem ser adotados para trazer bem-estar e qualidade de vida. Logo, é importante que os dois façam parte da sua rotina.
Ainda assim, promoção e prevenção de saúde são ideias diferentes. O primeiro se refere a impulsionar e gerar boas práticas que contribuam para a saúde. Enquanto isso, a prevenção consiste na adoção de medidas antecipadas para cuidar da saúde e do bem-estar.
Ou seja, apesar das diferenças, promoção e prevenção de saúde são conceitos correlacionados. Continue a leitura e saiba mais!
O que é a prevenção de saúde?
Primeiro, saiba que a prevenção de saúde se refere ao conjunto de práticas implementadas para evitar problemas que atrasem o bem-estar e a qualidade de vida de um indivíduo. Em outras palavras, a prevenção de saúde age com antecedência para controlar e minimizar o risco de diversas complicações.
Por exemplo, a adoção das campanhas de vacinação contra infecções é uma medida de prevenção de saúde. Desse modo, o grupo vacinado age antes que uma contaminação ocorra. Então, se ela chegar a atingir um indivíduo, as células de defesa reconhecem o patógeno e sabem como combatê-lo.
Sem esse tipo de defesa, as chances de alguém ter muito mais efeitos colaterais após uma contaminação são elevadas. Um exemplo disso é a pandemia da Covid-19, iniciada em 2020 e controlada no Brasil apenas em 2022, devido à campanha de vacinação. Antes disso, o número de mortes e de pacientes em situação grave por causa do coronavírus era mais elevado.
O que é a promoção de saúde?
Após conhecer a definição de prevenção de saúde, o passo seguinte é acompanhar o de promoção de saúde. Assim, saiba que esse conceito consiste em ações colocadas em prática para ampliar a saúde e o bem-estar geral.
Nesse sentido, a promoção de saúde não foca uma doença específica, mas complicações gerais que poderiam afetar a qualidade de vida. Para isso, é preciso promover práticas individuais e coletivas capazes de lidar com diferentes estímulos, que impactam a saúde.
Além disso, o conceito de promoção de saúde também convida a sociedade a refletir sobre alguns aspectos. Por exemplo, não basta promover o conhecimento acerca da existência e do tratamento de doenças.
É necessário estimular, também, a capacidade de escolher os melhores tratamentos e espaços saudáveis. Alguns exemplos disso envolvem a prática de exercícios físicos, o controle no consumo de álcool e cigarro, a redução de danos no uso de drogas, o uso de cinto de segurança etc.
Qual é a diferença entre promoção e prevenção de saúde?
Ao longo da leitura, você viu que promoção e prevenção de saúde são conceitos diferentes. Isto é, a promoção não necessariamente ocorre apenas para antecipar problemas.
Afinal, o seu objetivo principal é impulsionar medidas que tragam mais bem-estar e qualidade de vida. Isso pode ocorrer, também, ao buscar o tratamento para uma doença já diagnosticada, como a diabetes.
Em outras palavras, é possível afirmar que a maior preocupação da prevenção de saúde é com a cura de doenças. Enquanto isso, o foco da promoção de saúde é o cuidado geral, para evitar qualquer eventual complicação.
Além disso, a promoção da saúde não se limita à adoção de um conjunto de técnicas e conhecimentos científicos. Ela também fala sobre um movimento que gera proteção ambiental, justiça social, paz, desenvolvimento etc.
Não é à toa que a saúde é um direito de todos, garantido pela Constituição brasileira. Em nosso país, temos o Sistema Único de Saúde (SUS), que deve promover os cuidados adequados à população. Assim, é possível gerar justiça social, desenvolvimento e outros benefícios.
Por que dar atenção aos cuidados preventivos com a saúde?
Você já entendeu as principais diferenças entre prevenção e promoção de saúde. Como visto, ambos são essenciais e devem ser considerados. Por exemplo, ao seguir cuidados preventivos com a saúde, o indivíduo afasta o risco de diversas doenças.
Muitas vezes, elas são difíceis de ser controladas quando o diagnóstico já foi confirmado. Considere que elas podem ser infecções ou doenças autoimunes e trazer diversas complicações que afetam a qualidade de vida do paciente. É o caso da diabetes.
Atualmente, indivíduos podem viver bem e com qualidade de vida, mesmo com o diagnóstico da doença. No entanto, é preciso ter muita disciplina e seguir adequadamente o tratamento proposto para evitar complicações.
Outra razão para tomar os cuidados preventivos com a saúde é evitar gastos desnecessários. Fazer check-up, exames, utilizar suplementos sob orientação, pagar academia de musculação, etc. são investimentos. No entanto, em casos de adoecimento, você precisaria gastar muito mais.
Como fazer a prevenção de saúde, na prática?
Após compreender a importância dos cuidados preventivos, é o momento de conhecer algumas dicas para colocar isso em prática. Assim, saiba que fazer atividades físicas, para manter as circunferências abdominais sob controle, fortalecer articulações e equilibrar as taxas são atitudes essenciais.
Desse modo, inúmeras doenças podem ser afastadas. É o caso de diabetes, obesidade e até problemas de saúde mental, como síndrome burnout, depressão e ansiedade.
Além disso, é importante adotar hábitos alimentares saudáveis no seu dia a dia. Isso também é útil para equilibrar as taxas, controlar o peso e prevenir doenças. Ainda, essa prática fortalece o sistema imunológico ao fornecer antioxidantes, vitaminas e minerais necessários para o funcionamento do organismo.
Outras medidas para fazer a prevenção de saúde envolvem aderir às campanhas de vacinação para manter doenças sob controle. Quer outras sugestões? Evite o uso abusivo de álcool e cigarro, que liberam toxinas para o organismo.
Então, entendeu como fazer a prevenção de saúde na prática e como esse conceito se diferencia da promoção de saúde? Ficar por dentro desses termos é fundamental para adotar comportamentos mais saudáveis e evitar diversas complicações. Assim, fica mais fácil ter bem-estar e qualidade de vida.
Quer acompanhar outros conteúdos úteis para cuidar da sua saúde? Assine a nossa newsletter, agora mesmo, e receba as nossas próximas atualizações!