Será que a ansiedade destrói relacionamentos? Essa é uma dúvida para muitas pessoas, tendo em vista que esse quadro consegue impactar várias áreas da nossa vida quando ultrapassa os limites saudáveis, como profissional, social, amorosa, entre outras.
Sendo assim, é fundamental entender quais são os principais sinais de que o estado ansioso está interferindo de forma negativa em suas relações. Desse modo, é possível implementar as melhores práticas para evitar esse tipo de situação.
Para ajudar nesse processo, elaboramos este artigo. Confira até o final e tire suas dúvidas sobre o tema!
Como a ansiedade destrói relacionamentos?
A ansiedade pode impactar negativamente um relacionamento de várias formas. Veja algumas delas!
Reações egoístas
A busca por satisfação exclusiva das suas necessidades em especial pode ser vista como egoísta dentro de uma relação, bem como entendida como um sinal da presença da ansiedade.
Afastamento
Nem todos os indivíduos conseguem expressar a ansiedade. Então, alguns podem ser afastar por medo, e isso acaba com um relacionamento.
Além de não ser nada saudável, deixar de dialogar com o seu parceiro a respeito do que sente vai permitir que ele tire as próprias conclusões, sem entender o que de fato está acontecendo.
Tristeza
Caso esteja sentindo isolamento ou tristeza dentro da relação, este pode ser um sinal de que existem problemas que precisam ser reparados. A ansiedade é uma possível causa desse problema e, caso não seja solucionada, pode abalar a saúde emocional do casal.
Necessidade de validação
A ansiedade também pode aparecer quando alguém necessita frequentemente de um parceiro para avaliar o seu amor, o que é um fardo pesado para entregar à outra pessoa. Essa procura por validação de maneira constante é outro sinal de insegurança.
Perda de identidade
Os indivíduos perdem a sua identidade pelo fato de que passam muito tempo com seu parceiro e acabam deixando de viver a própria vida. Isso normalmente ocorre nos estágios iniciais do relacionamento.
Para manter a outra pessoa interessada na relação, tenha em mente que você pode se espelhar, sim, nas relações dela. No entanto, deve manter a autoestima e a segurança para tomar as decisões mais adequadas para a sua trajetória.
Insegurança
Em uma relação ansiosa, uma pessoa pode projetar a sua insegurança na outra. Sendo assim, caso você pense negativamente a respeito de si, é provável que imagine que seu parceiro também vai pensar, mesmo que esse não seja o caso.
Dúvidas
A dúvida é um sentimento comum de ansiedade e também tem um grande poder de sobrecarregar uma relação. Isso porque ela pode fazer com que você verifique o que o outro está fazendo o tempo inteiro. Pode chegar a desconfiar dele mesmo quando não lhe deu um motivo para tal, gerando ciúmes desnecessários.
Uma vez que seu parceiro perceber essas dúvidas, provavelmente vai ficar chateado ou frustrado por ter que ficar provando tudo.
Preocupação excessiva
A ansiedade pode ainda se manifestar em forma de preocupação em excesso sobre o relacionamento. Essa sensação lhe impede de estar presente e pode virar um estresse prejudicial, conforme você vai imaginando todas as maneiras pelas quais a sua relação pode acabar.
Como lidar com esse problema?
Se você considera que a ansiedade destrói relacionamentos, vale a pena contar com algumas medidas importantes. Elas podem contribuir bastante para evitar desgastes a fim construção de uma relação saudável. A seguir, confira as mais indicadas nesse sentido.
Avalie o relacionamento e veja o que está provocando a ansiedade
Antes de tudo, você precisa ser honesto consigo e com o seu parceiro. Sendo assim, uma avaliação sincera a respeito da relação e do que ela significa é o primeiro passo para lidar com o problema.
Caso identifique que o relacionamento colabora para o aumento da sensação de insegurança e ansiedade, talvez seja melhor refletir se você deve mesmo mantê-lo. Por exemplo, relações abusivassão grandes motivos para o desencadeamento de crises de ansiedade.
Porém, se a rotina demonstra uma relação saudável, é necessário focar o processo de mudanças internas. Para isso, o auxílio de um profissional especializado é essencial.
Busque ser independente
É muito importante sempre fortalecer a sua independência. Isso serve tanto para relacionamentos quanto para outros âmbitos da vida. Afinal, manter a própria identidade, opiniões, ideias e posicionamentos é indispensável.
Caso contrário, você pode se perder dentro da relação e se tornar dependente da aprovação da pessoa com quem se relaciona. Esse cenário pode levar ao aumento da ansiedade e da insegurança.
Um bom relacionamento precisa ofertar a segurança da qual você precisa para ser livre, sem sentir a necessidade de qualquer validação.
Priorize o diálogo entre o casal
A prática é essencial para aliviar as tensões e solucionar os problemas no relacionamento. É preciso que o parceiro tenha clareza quanto aos sentimentos do outro e ao que incomoda.
O motivo é que muitas incertezas e conflitos surgem a partir de uma interpretação equivocada ou suposição do que o outro sente. Portanto, uma boa conversa é uma grande aliada para resolver essa situação.
Tente abrir mão do controle e relaxar
Tenha em mente que não é necessário estar no controle de tudo. Esse é o problema da ansiedade no relacionamento, já que ela pode fazer você sentir que precisa controlar todos os passos para garantir uma relação saudável.
No entanto, com esse pensamento, você pode sufocar a outra pessoa na busca por administrar todas as questões, com a finalidade de combater as suas próprias inseguranças.
Essa busca pelo controle leva a um apego excessivo, que pode causar um aumento significativo da ansiedade. Além disso, seu parceiro tem o direito de ter suas escolhas individuais e sua liberdade respeitada.
Como vimos, a ansiedade destrói relacionamentos. Porém, ao identificar os sinais de que o problema está afetando sua relação, é possível combatê-lo com as dicas que mostramos aqui. Além disso, você pode buscar a ajuda de um profissional especializado, como um psicoterapeuta, que vai analisar todo o contexto e orientar sobre as melhores práticas durante esse processo.
Achou este conteúdo interessante para você? Então, aproveite a visita ao nosso blog para entender como boas relações interpessoais aumentam a qualidade de vida.