O polivitamínico mineral atua como um suplemento alimentar que complementa ou repõe nutrientes essenciais para a sobrevivência. Isso é importante porque algumas pessoas podem não consumir a quantidade de minerais e vitaminas necessárias diariamente na alimentação.
Ainda, existem aqueles com dificuldade na absorção do nutriente ou que passam por maiores perdas nutricionais. É o caso de pessoas na terceira idade, quem pratica atividade física regularmente, operados de cirurgias bariátricas etc.
Quer saber mais sobre polivitamínico mineral, para que serve, como deve ser tomado e muito mais? Continue a leitura e fique por dentro da temática!
O que é um polivitamínico mineral?
O polivitamínico mineral consiste em suplementos alimentares que elevam o nível de mineral e vitaminas no organismo. Esses nutrientes são importantes para a manutenção da saúde e o adequado funcionamento do organismo.
Nos suplementos, os minerais e as vitaminas são introduzidos artificialmente. Além disso, esse nutriente se encontra naturalmente em alimentos, vegetais e cereais. É o caso de carne, frango, peixes, frutas, vegetais, leite, leguminosas, grãos, cereais etc.
Como funciona a absorção de nutrientes?
Vamos supor que um indivíduo consuma determinada quantidade indicada de minerais e vitaminas, conforme sua idade, sexo e outras particularidades. Ainda assim, a absorção e a utilização desses nutrientes nas células e nos tecidos depende da biodisponibilidade.
Em outras palavras, nem todo mineral e vitamina consumidos são utilizados pelo organismo. Para isso, é necessário obter uma quantidade ideal para as necessidades de cada pessoa, eficiência da absorção, interação com outros nutrientes, metabolização e outros fatores.
Por exemplo, você pode ingerir duas conchas de feijão diariamente, alimento rico em minerais como o ferro. Ainda assim, o corpo só consegue absorver 10% desse nutriente. No entanto, se ele for associado com Vitamina C, a absorção é elevada. Esse processo corresponde à biodisponibilidade.
Para que serve o polivitamínico mineral?
Nem sempre o corpo consegue absorver os nutrientes adequados para a manutenção da saúde. Nesse sentido, o polivitamínico contribui para potencializar a absorção do mineral, já que, em muitos casos, as pessoas não conseguem atingir esse objetivo somente a partir da alimentação. Conheça as circunstâncias mais comuns, a seguir!
Alimentação deficiente de minerais e vitaminas
Pessoas que sofrem com deficiência de vitaminas e minerais costumam apresentar sintomas como fraqueza, indisposição e mal-estar. Tudo isso também varia conforme o grau da deficiência, que pode ser severo ou leve. As principais causas desse problema envolvem uma alimentação rica em alimentos processados, com maior incidência de sódio e potássio.
Ingestão de remédios
A ingestão regular de alguns remédios pode interferir na absorção de nutrientes, como os minerais. É o caso de antibióticos, antiácidos e antitrombótico. Contudo, isso não é uma regra. Logo, é importante seguir as orientações médicas ao tomar esses remédios.
Prática de esportes regular
A prática regular de atividades físicas pode afetar a absorção de nutrientes, principalmente, no caso de atletas profissionais. Isso porque existe uma maior necessidade de consumo nutricional para repor os gastos com os exercícios.
Por outro lado, a demanda nutricional continua a existir, e de forma até mais intensa, já que os nutrientes potencializam o desempenho físico. Nesse sentido, o polivitamínico mineral é um aliado ao repor o mineral perdido com a prática esportiva.
Qual é a importância das vitaminas e dos minerais para a saúde?
As vitaminas e os minerais são essenciais para manutenção da saúde e realização de diversas funções no organismo. Por exemplo, o potássio auxilia no funcionamento celular. Então, a deficiência desse nutriente pode causar aumento da pressão arterial, fraqueza muscular e maior risco do surgimento de doenças cardiovasculares.
Esse mineral é encontrado no feijão, no leite de vaca desnatado, na clara de ovo de galinha, na quinoa e muito mais. Outro nutriente que explica a relevância para a saúde é o fósforo, componente dos dentes e dos ossos. Então, é incomum que pessoas saudáveis tenham deficiência desse elemento.
Quais são as vitaminas e os minerais que compõem o polivitamínico mineral?
Diante da relevância desses nutrientes, existem diversos minerais e vitaminas que compõem o suplemento. Conheça os principais!
Vitamina A
A vitamina A é um nutriente aliado do sistema imunológico e da visão, além de ter potencial antioxidante. Assim, combate a ação de radicais livres, que podem ser gerados por hábitos como o consumo de álcool, cigarro, exposição excessiva a raios solares, etc. As principais fontes de vitamina A são cereais, ovos, carnes, verduras, legumes etc.
Vitamina C
A vitamina C é benéfica para a saúde por auxiliar o fortalecimento do sistema imunológico e atuar como antioxidante do organismo. Além disso, ela é útil por auxiliar na absorção de ferro e consequentemente, no combate a anemia. Esse nutriente pode ser encontrado em tomate, limão, kiwi, abacaxi, caju, brócolis, laranja, etc.
Vitamina E
A vitamina E é outro nutriente com função antioxidante. Logo, ela é uma aliada na reparação e reconstrução do cabelo, redução de rugas e linhas de expressão, melhoria do sistema imunológico, prevenção de doenças neurológicas e muito mais. A vitamina E se encontra em óleos vegetais, sementes oleaginosas, gérmen de trigo e outros.
Selênio
Outro nutriente com alto potencial antioxidante é o mineral selênio. Sendo assim, é possível prevenir o envelhecimento precoce e doenças degenerativas, por exemplo. As principais fontes são gema de ovo, arroz, frango, trigo, sementes de arroz etc.
Quais são os principais benefícios de uso?
Como visto, os nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Logo, o polivitamínico mineral em dosagem terapêutica evita a carência de vitaminas e minerais, devido à deficiência ou dificuldade na absorção que muitos indivíduos podem sofrer.
Então, conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre polivitamínico mineral? Esse suplemento alimentar se possuir dosagem terapêutica é um aliado nos cuidados com a saúde do indivíduo, como ao fortalecer o sistema imunológico, atuar como antioxidante, proteger os olhos, a pele, o cabelo e muito mais.
Gostou do post e quer se aprofundar no assunto? Confira o nosso guia completo sobre polivitamínicos e poliminerais que você precisa conhecer!