Você sabia que as plantas para o quarto, além de serem uma boa opção de decoração, podem proporcionar uma série de benefícios? Pois é! Elas deixam o ambiente mais aconchegante, melhoram a qualidade do ar, trazem leveza, contribuem para um sono mais saudável, entre outros.
No entanto, muitas pessoas não sabem quais são as melhores plantas ou ervas para cultivar em casa e como elas podem favorecer a harmonia dos espaços. Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar as espécies mais indicadas para colocar no quarto. Confira!
Por que ter plantas em casa?
Ter noites de sono de qualidade é fundamental para um descanso restaurador e que gere bem-estar. Ao tornar o quarto mais aconchegante, por meio do uso de elementos da natureza, fica mais fácil renovar as energias do ambiente, além de manter uma decoração bonita e agradável.
Como as plantas podem ser agentes terapêuticos?
Nos espaços internos, as plantas propiciam muitos benefícios à saúde. Isso porque exercem um papel de purificação das impurezas do ar, o que possibilita que eliminem eventuais toxinas decorrentes da poluição da cidade ou das poeiras originárias dos móveis do local.
Além disso, dependendo do tipo de planta usado, pode acontecer uma elevação da umidade do ar, o que o deixa mais agradável de ser respirado, bem como suas funções purificadoras e relaxantes que levam à criação da atmosfera ideal dentro do quarto para um sono tranquilo e de qualidade.
Cuidar das plantas também é um bom exercício de meditação, tendo em vista que requer cuidado e atenção frequentes, ainda mais pelo fato de que o contato com a natureza contribui de forma ativa para o fortalecimento da saúde mental.
Outro ponto importante é a capacidade das plantas deixarem o ambiente agradável, perfumado e cheio de positividade.
Quais as melhores opções de plantas para quarto?
Existem muitas espécies que podem proporcionar benefícios incríveis, como os que citamos há pouco. A seguir, separamos algumas opções para você escolher os tipos que mais se adéquam ao seu perfil e às suas necessidades.
1. Espada-de-São-Jorge
Trata-se de uma planta muito simples de cuidar e que apresenta longa durabilidade. Uma de suas funções é liberar oxigênio à noite. Ela também pode ser usada em todas as estações do ano, independentemente se o clima estiver mais frio ou mais quente, pois resiste de maneira eficaz a qualquer variação de temperatura.
2. Alfazema
Por ter uma aparência bonita e um aroma agradável, a planta também conhecida como lavanda diminui a agitação e melhora a qualidade do sono. Nesse caso, pode ser colocada em um jarro de vidro para dar um toque mais rústico ao local. Uma questão relevante é que ela precisa receber luz solar em uma média de três a quatro horas por dia.
3. Jasmim
O jasmim apresenta um aroma suave e agradável que contribui para um sono de maior qualidade e o aumento da produtividade no decorrer do dia. Também é capaz de ajudar você a acordar com mais calma, longe da ansiedade e do estresse.
Nos tempos mais quentes, ela pode requerer um pouco mais de cuidado, levando em conta que a recomendação é ser molhada todos os dias. Em períodos mais frios, basta fazer o processo com menos frequência.
4. Gardênia
É uma planta muito charmosa, composta de flores perfumadas e bonitas. Além disso, ajuda a melhorar a qualidade de sono, sendo grande parceira na busca pelo alívio da ansiedade. No entanto, requer um cultivo mais exigente, já que necessita de local iluminado, com temperatura adequada, bem como irrigação e adubagem mais frequente.
5. Babosa
A babosa é um dos tipos de plantas para quarto que mais contribui para a melhoria da qualidade do ar, levando em conta que libera mais oxigênio, o que também ajuda na manutenção de noites de sono mais profundas.
Entre as vantagens, está a de não precisar de cuidados constantemente. Porém, por ser uma espécie que precisa de luz solar, uma boa ideia é colocá-la na janela do quarto. Também chamada de aloe vera, ela ainda pode ser usada para fins cosméticos. Além disso, o gel presente em suas folhas apresenta ações antifúngica, antisséptica e anti-inflamatória.
6. Suculenta
A suculenta é outra ótima opção. Um dos benefícios é sua fácil manutenção, pois necessita de pouca água e muita luz. Sendo assim, o recomendado é deixá-la em um local mais próximo à janela. No calor, o ideal é regar só uma vez por semana. Já nos dias mais frios, o período adequado é em torno de 15 em 15 dias.
Para deixar o ambiente ainda mais bonito e com decorações que sigam a linha de tendências atemporais, você pode utilizá-la no formato de pendente ou, até mesmo, em um cachepot.
7. Lírio-da-paz
Além da sua bela aparência, é uma planta que consegue aumentar a umidade do ar. Dessa forma, é ideal para quem passa por complicações provocadas pelo tempo seco, o que contribui para a redução de problemas respiratórios e alergias.
Em relação aos cuidados com essa espécie, os principais são molhar uma vez por semana e mantê-la em locais com sombra e que não tenham vento.
8. Cacto
É uma opção interessante para ter no quarto, por não exigir muita atenção. Quando fica exposto ao sol, o cacto precisa ser regado a cada 15 dias. Em locais mais frescos, somente uma vez por mês já é o ideal, e quando a terra estiver seca. Outra vantagem é que a planta não precisa ser podada, além do seu visual sofisticado e único.
9. Passiflora
A passiflora, ou flor-da-paixão, é a flor do maracujá: grande, vistosa, de caule fino ou espesso. Podemos encontrá-la em tons de azul, branco, roxo, laranja e vermelho. Ela tem um efeito calmante e sedativo. Portanto, é uma aliada contra distúrbios do sono, nervosismo, ansiedade, estresse e problemas gastrointestinais.
Onde colocar plantas no quarto?
As plantas ficam lindas de qualquer maneira no quarto. Logo, você pode deixá-las penduradas, na mesa de cabeceira ou até mesmo no chão, próximo à janela. Apenas verifique em qual posição a espécie se enquadra melhor de acordo com a decoração do ambiente. E lembre-se de que cada uma requer alguns cuidados específicos.
Agora que você conhece os principais tipos de plantas para quarto, basta analisar com quais mais se identificou e os benefícios que cada uma oferece. Assim, vai acertar na escolha para tornar o ambiente mais aconchegante e saudável.
Este conteúdo foi interessante para você? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus contatos saibam mais sobre o assunto!