Além dos benefícios à saúde que a corrida traz como forma de atividade física. Um estudo científico realizado pela GEPECOM (da Universidade de São Paulo), provou que ela também é responsável por fazer seus praticantes mais felizes. Na pesquisa, 81% dos participantes apontou a corrida como o que conecta todos os caminhos à felicidade.
A maioria dos participantes da pesquisa confirmam que a corrida proporciona um tempo para relações interpessoais, o que ajuda na descontração e redução do stress. Ela ajuda também na melhora da autoconfiança e na redução da tensão e ansiedade, algo indicado por mais de 80% dos envolvidos.
Um outro estudo feito na universidade americana de Penn State, reforça a ideia de que os exercícios físicos geram benefícios não só à saúde física e mental, mas são também fundamental para o bem-estar psicológico. A pesquisa, publicada na revista Biological Psychiatry, mostrou que a quantidade de atividade física praticada pelos participantes influenciou diretamente a satisfação com a vida que cada um teve ao longo do seu dia.