Todos os seres humanos carregam consigo heranças transmitidas de geração a geração, através dos genes, que são materiais genéticos contendo diversas proteínas. Esses genes possuem características, como cor de pele e olhos e até partes de doenças, como a osteoporose.
Primeiro vamos entender melhor, o que é a osteoporose!
Consiste em uma doença que causa fragilidade óssea, podendo atingir todos os ossos do corpo. Com isso, os ossos se quebram facilmente. Existem casos mais severos, que os ossos enfrentam tal ponto de desgaste que podem quebrar a partir de mínimos estímulos, como o ato de tossir, por exemplo.
São inúmeras causas para a doença, como menopausa, idade avançada e heranças genéticas, ou seja, filhos de pessoas que têm osteoporose podem, sim, ter mais chance de desenvolver a doença.
O ideal, portanto, é identificar esse risco com antecedência para prevenir o problema, já que se trata de uma doença silenciosa e que não apresenta sinais claros no início, podendo ser confundida com simples fraturas.
Uma das maneiras de prevenir a doença é realizar uma suplementação correta das vitaminas D, K2 e de cálcio que ajudam a reduzir as chances de desenvolver a osteoporose, inclusive em níveis graves.
Se a pessoa faz parte do grupo de risco é essencial realizar consultas de rotina para avaliações médicas que somente especialistas têm capacidade de reconhecer e investigar com mais atenção.
E por falar nisso, por acaso você já calculou o seu cálcio hoje?
Isso mesmo! Nós temos um calculador de cálcio bem bacana pra você entender como anda o seu consumo semanal. Acesse clicando aqui!