Já pensou em fazer fisioterapia para cuidar melhor da sua saúde? Essa é uma prática que muitas pessoas procuram em busca de reabilitação física ou no tratamento de algum problema. No entanto, saiba que não é só nisso que um fisioterapeuta pode ajudar.
Desde o Pilates até a avaliação física, essa área pode oferecer ótimos recursos para dar um passo a mais no autocuidado e na promoção de bem-estar. Não é à toa que a fisioterapia pode se tornar a melhor amiga da sua saúde física e mental.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este post e conheça os 5 maiores benefícios de ter a fisioterapia no dia a dia!
O que é fisioterapia?
A fisioterapia é uma área da saúde dedicada à prevenção e ao tratamento de problemas que podem afetar o bem-estar físico, no geral. No entanto, seu foco é tudo o que envolve a movimentação, ou seja:
- músculos;
- ossos;
- articulações.
Tudo isso para fazer com que o organismo funcione de forma equilibrada e a qualidade dos movimentos seja garantida. Na prática, ajuda a prevenir lesões, diminuir dores, controlar diversas doenças crônicas e fugir do sedentarismo — principalmente, para quem não curte malhar.
A fisioterapia utiliza recursos terapêuticos com a movimentação orientada por um profissional especializado, ajudando em mobilidade, flexibilidade, força e equilíbrio. Dessa forma, é possível receber desde massagens até treinos que ajudam a melhorar o condicionamento físico.
Quais são os benefícios da fisioterapia para a saúde?
Passar por sessões de fisioterapia é uma maneira de cuidar ainda mais da sua saúde e do seu bem-estar. Afinal, essa prática ajuda em diversas funções do organismo, tanto em termos físicos quanto psicológicos.
Em outras palavras, a fisioterapia é uma grande aliada para quem busca ter mais qualidade de vida. A seguir, confira alguns dos principais benefícios que o seu corpo obtém com esse tipo de tratamento e acompanhamento!
1. Bem-estar
Ter bem-estar nada mais é do que a possibilidade de conciliar diversas práticas que ajudam a se sentir bem, envolvendo aspectos de segurança, conforto, disposição, motivação, satisfação, entre outros. É por isso que a fisioterapia tem tudo a ver com esse assunto.
Ao dar mais atenção às necessidades do seu corpo e ter o apoio de um profissional especializado, é possível tratar diversos problemas de saúde. Ao mesmo tempo, torna-se mais fácil prevenir uma série de outras complicações que poderiam surgir, caso não houvesse um bom cuidado.
Com menos preocupações, dores, desconfortos e demais incômodos, é possível desfrutar da vida com muito mais bem-estar. Sem mencionar que esse fator influencia bastante as atividades do dia a dia, pois é muito mais confortável realizar as tarefas do cotidiano se sentindo bem.
2. Prevenção de lesões
A verdade é que estamos suscetíveis a lesões em diversas partes do corpo o tempo inteiro. No entanto, é possível ter um maior controle sobre como o seu organismo vai reagir em caso de acidentes, por exemplo.
Além disso, manter a saúde em dia ajuda a evitar o surgimento de transtornos que afetam as articulações, os ossos e a musculatura. Quando é possível ter acesso a exercícios físicos guiados por um profissional especialista nesse assunto, tudo fica ainda melhor.
É por esse motivo que outro dos maiores benefícios de fazer fisioterapia é a prevenção de lesões. Ao fortalecer a musculatura e aprender a adotar posturas mais saudáveis no dia a dia, é possível evitar danos graves em casos de acidentes, assim como você pode se ver longe de problemas como tendinite, artrite, artrose, e por aí vai.
3. Melhora a postura
Falando em postura, ninguém merece sentir dor na coluna, não é mesmo? Esse, inclusive, é um desafio para diversas pessoas. Afinal, a forma como sentamos, deitamos e andamos no dia a dia nem sempre é a mais saudável para o corpo.
No entanto, com a fisioterapia, é possível aprender a manter a saúde da coluna e a adotar uma postura ideal para as mais variadas atividades. Isso significa que você pode ter mais consciência corporal e saber quais são as posições que evitam a sobrecarga dos nervos, articulações, discos intervertebrais e estrutura óssea.
Cuidar da postura é fundamental para prevenir dores e o surgimento de transtornos ao longo do tempo. Além disso, é ótimo para quem busca um envelhecimento saudável e mais longevidade.
Os exercícios praticados na fisioterapia ajudam a conhecer melhor as necessidades do seu corpo e evitar comportamentos que provocam danos nas estruturas físicas. Além disso, ensinam a priorizar a ergonomia nas mais variadas tarefas realizadas no cotidiano, desde o trabalho até a prática de atividades físicas.
4. Aumenta a performance esportiva
Os atletas também podem desfrutar bastante dos benefícios da fisioterapia. Lembra-se da prevenção de lesões? Nesse caso, por realizar exercícios físicos de alto rendimento, o público atlético está ainda mais suscetível a sofrer algum dano no corpo durante as atividades.
Na presença desse tipo de lesão, a interrupção da prática é necessária. Ainda existe o período de recuperação, que pode afetar consideravelmente o condicionamento e a preparação para a realização de esportes.
Por outro lado, ao fazer fisioterapia de maneira preventiva, é possível diminuir os riscos de se lesionar durante as atividades e trabalhar em torno de treinos que ajudam na performance ao longo do esporte. Sem contar que a prática ajuda a desenvolver mais consciência corporal e evitar o excesso de exercícios físicos. Com isso, o desempenho só tende a aumentar.
Vale destacar, também, a importância da fisioterapia na reabilitação de lesões, até mesmo, as mais antigas. O ideal é que o tratamento conte com a presença de um fisioterapeuta para garantir uma recuperação efetiva e evitar sequelas.
No entanto, se isso não aconteceu em uma lesão antiga, é possível ainda tentar melhorar a situação. A fisioterapia, ao atuar em conjunto com a medicina esportiva, pode ajudar no alongamento, no ganho de força, na redução de dores e em diversos outros aspectos que podem melhorar a performance nos exercícios físicos.
5. Diminuição de dores
Quem tem dores crônicas, principalmente, por conta de algum transtorno, inflamação ou lesão, vai gostar ainda mais da fisioterapia. Afinal, a prática também ajuda a diminuir a intensidade do desconforto ou, até mesmo, cessá-lo.
Só quem passa por esse tipo de incômodo sabe o prazer de acordar sem sentir dores ou voltar a realizar uma atividade que, antes, deixava alguma parte do corpo dolorida. Mais uma vez, a fisioterapia se mostra como uma grande parceira do seu bem-estar.
Como a fisioterapia ajuda na saúde mental?
Achou que todos esses benefícios fossem só para o corpo? Saiba que a mente também pode ser muito bem trabalhada na fisioterapia, e é possível obter a melhora nos sintomas de diversos transtornos.
Até mesmo para quem não tem nenhum problema de saúde mental diagnosticado, a fisioterapia faz bem. Veja só quais são os efeitos psicológicos positivos dessa prática!
Aumento da autoestima
Fazer exercícios físicos com regularidade ajuda na melhora da autoestima e na autoaceitação. Esse é um dos pontos altos de fazer fisioterapia, principalmente, porque a prática ajuda a se conhecer melhor ao compreender os limites do seu próprio corpo.
A satisfação do autoconhecimento, da consciência corporal e da superação de desafios promove impactos positivos na autoestima. Ou seja, é possível se sentir melhor consigo ao permitir que a fisioterapia faça parte do seu dia a dia.
Melhora do sono
Até para quem tem dificuldade de ter uma boa noite de sono a fisioterapia se mostra benéfica. Para começar, é importante compreender que as dificuldades para dormir podem ser causadas por diversos fatores.
Incômodos físicos, como dores ou problemas de postura, são exemplos disso. Como você viu, a fisioterapia atua justamente na busca pela solução desses problemas e na redução de sintomas desagradáveis.
Junto a isso, é possível liberar a tensão dos músculos do corpo, principalmente, a musculatura da região do pescoço e dos ombros, que tem um papel fundamental no relaxamento do sistema nervoso.
Desse modo, com menos dores e uma maior sensação de tranquilidade, é possível ir à cama com a preparação que você precisa para ter longas noites de sono revigorante. Consequentemente, todas as atividades cotidianas podem ter melhorias a partir disso.
Auxílio no relaxamento
Vale a pena falar sobre o relaxamento com mais detalhes. Afinal, não é só no alívio da tensão muscular que a fisioterapia contribui positivamente para ter mais tranquilidade.
O estresse é um problema cada vez mais frequente entre as pessoas, em especial, por causa das rotinas aceleradas. Isso pode levar ao surgimento de novas complicações de saúde, desde aquelas que afetam o mental, como os transtornos de ansiedade e a Síndrome de Burnout, até problemas cardiovasculares.
A falta de tempo para o autocuidado é uma das situações que acentuam o estresse no cotidiano. Por esse motivo, as sessões de fisioterapia podem ser muito positivas nesse aspecto.
Só a possibilidade de parar para se dedicar com atenção ao momento presente é algo que ajuda a diminuir o estresse. Junto a isso, tem todo o cuidado com o corpo e o apoio recebido dos profissionais, que também ajudam na sensação de bem-estar e satisfação.
Com isso, é possível prolongar o relaxamento após as sessões para o seu dia a dia. Com a mente mais tranquila, inclusive, você tem recursos suficientes para lidar melhor com os agentes estressores da sua rotina e evitar cada vez mais o acúmulo de estresse.
Controle da ansiedade
Junto ao estresse, a ansiedade está bastante presente na sociedade. Em 2019, o Brasil estava na posição de país mais ansioso do mundo e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos aumentaram em mais de 25%, só no primeiro ano da pandemia de Covid-19, em todo o planeta.
É importante explicar que a ansiedade, por si só, é uma reação normal do organismo de todas as pessoas. É ela quem faz com que uma pessoa reaja em situações de potenciais riscos, a fim de proteger a si e aos seus entes queridos.
O problema está quando acontece alguma desregulação no organismo, que faz com que sejam identificados potenciais perigos onde não há. Assim, a ansiedade é ativada com mais frequência e, com isso, surgem os transtornos.
Enfrentar um transtorno de ansiedade envolve diversas práticas, como a psicoterapia, o uso de medicamentos em casos em que há a prescrição, o controle do estresse e a prática de exercícios físicos.
Como a fisioterapia ajuda a fazer uma pausa na rotina para cuidar do bem-estar físico, os sintomas da ansiedade também podem apresentar uma diminuição. Essa é uma consequência da realização de exercícios físicos e de atividades que requerem a presença consciente no aqui e no agora.
Melhora na disposição
Se o seu corpo está recebendo ótimos cuidados, a noite de sono está boa e até o estresse está diminuindo, qual será o efeito no seu humor? É claro que positivo! Acordar com a sensação de descanso e a satisfação de desfrutar do bem-estar ajuda a melhorar a disposição.
É por isso que a fisioterapia promove resultados positivos, até mesmo, na sua carreira ou nos seus estudos. Afinal, com mais disposição, é possível ter mais concentração nas tarefas do dia a dia e um melhor desempenho cognitivo.
Onde fazer fisioterapia?
Quer saber onde aproveitar todos esses benefícios? A resposta está mais perto do que você imagina! É possível encontrar bons profissionais da fisioterapia até no seu bairro. Além disso, desde 2021, o programa Saúde da Família, do SUS, deve oferecer serviços de fisioterapia.
O importante é conferir se o fisioterapeuta tem registro ativo no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) e procurar saber mais sobre os recursos terapêuticos utilizados.
Conversar com os profissionais sobre os seus objetivos com a fisioterapia é um ótimo passo para saber como podem ajudar você a alcançar os resultados esperados. Além disso, essa atitude ajuda a encontrar os melhores fisioterapeutas para cuidar da sua saúde.
Viu só como a fisioterapia é uma aliada e tanto para quem está em busca de bem-estar e qualidade de vida? Com todos esses benefícios, vale a pena encontrar um tempo no seu dia para cuidar melhor do seu corpo e da sua mente.
Está pensando em fazer fisioterapia para cuidar de contusões? Veja os diferentes tipos existentes e entenda mais sobre o assunto!