Especialistas em saúde recomendam redução no consumo de refeições industrializadas e aumento das naturais. Mas, afinal, o que são alimentos naturais? Sem entender exatamente do que se trata, fica difícil seguir um plano de alimentação saudável.
Assim, saiba que alimentos naturais são os que não passam por processos industriais que alteram a sua composição. É o caso dos que são adicionados corante, como balas e doces.
Ainda, frutas, legumes e verduras também podem passar por alterações, como a adição de agrotóxicos e outros processos. Desse modo, a naturalidade desses alimentos é diminuída.
Percebeu como existem alguns aspectos sobre a alimentação natural que ainda geram dúvidas? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que são alimentos naturais?
Conforme mencionado, alimentos naturais são os que não tiveram nenhuma alteração na sua composição. Por exemplo, se você retirar uma banana diretamente do pé, que não teve adição de agrotóxico, ela se trata de um alimento natural.
Contudo, se a banana retirada passou por algum processo como congelamento, limpeza, secagem, estocagem e outros, por mais simples que seja, ela perde a naturalidade. Percebeu como até mesmo frutas podem não ser consideradas totalmente alimentos naturais?
Ainda assim, se o processo que causou alteração na refeição foi simples, ela continua indicada para o consumo diário. Afinal, existem muitos benefícios nessa prática, como você acompanhará adiante.
Assim como existem alimentos minimamente processados, existem os processados com maior grau de complexidade. É o caso das comidas que passam por procedimentos industriais, o que inclui adição de açúcar, sal e outras substâncias que retiram a naturalidade do alimento.
Já citamos alguns exemplos, como balas e doces. Além deles, pães e queijos também são alimentos industriais.
Saiba que existe outra classificação, a de alimentos ultraprocessados, cuja fabricação passa totalmente pela indústria. Para diferenciá-los, basta analisar o rótulo dos produtos com as informações sobre os ingredientes. Em geral, eles são os insumos, corantes e aditivos químicos, representados por biscoitos recheados, refrigerantes e muitos outros.
Qual é a diferença entre alimentos naturais e industrializados?
Como se viu até aqui, alimentos naturais se diferenciam dos industrializados por não passar por processos que alteram a sua composição. Muitas vezes, a alteração proporcionada surge para obtenção de sabores e aparências específicas nos alimentos.
Inclusive, algumas dessas alterações envolvem a adição de substâncias viciantes. Ou seja, quanto mais você consome alimentos com essas substâncias, mais quer continuar a consumi-lo. Identificou-se? Os responsáveis mais comuns por isso são o açúcar e a gordura trans.
Essas são as principais diferenças entre alimentos naturais e industrializados. Na prática, a preferência pelo segundo, em vez do primeiro, causa um desequilíbrio nutricional. Afinal, essas substâncias adicionais são associadas ao maior risco de câncer, hipertensão, diabetes e outros.
Quais são os benefícios do consumo de alimentos naturais?
Como visto no último tópico, o consumo regular de alimentos industrializados, em detrimento dos naturais, eleva o risco de complicações. É por esse motivo que a alimentação natural deve ser uma prioridade na sua rotina. Quer entender os benefícios dessa escolha? Acompanhe!
Ajuda na prevenção de doenças
Da mesma maneira que o consumo excessivo de alimentos industrializados eleva o risco de doenças, o consumo de alimentos naturais previne esse problema. Isso porque muitos deles são ricos em antioxidantes, capazes de combater radicais livres, que torna o corpo suscetível à doença e a outros incômodos
Assim sendo, a ação dos alimentos ricos em antioxidantes previne patologias e doenças crônicas. As comidas mais associadas a esse benefício são frutas e vegetais ricos em vitamina A, C ou E. É o caso de cenoura, beterraba, brócolis, laranja e muitos outros.
Além disso, a alimentação natural também se associa ao fortalecimento do sistema imunológico, o que também é útil na prevenção e no combate de doenças. Afinal, o organismo precisa de nutrientes, fornecidos por esses alimentos. Os destaques ficam para gengibre, peixes e brócolis.
Contribui para melhores noites de sono
A alimentação inadequada, especialmente com alimentos industrializados, impacta na qualidade do sono. É por esse motivo que a ingestão de refrigerante e outros itens processados não é recomendada à noite.
Isso porque, nesse horário, o intestino funciona mais lentamente para preparar o organismo para dormir. Logo, ao ingerir alimentos como esses, que exigem mais esforços do intestino, o corpo tem dificuldades para adormecer.
É por motivos como esses que o seu estômago costuma ficar inchado após o consumo deles. Sendo assim, priorize o consumo de alimentos naturais para que o seu sono não seja afetado. Certifique-se, também, de se alimentar cedo, para contribuir com a qualidade do seu sono.
Melhora a qualidade de vida
Como visto, o consumo de alimentos naturais ajuda na qualidade do sono. Esse benefício é útil direta e indiretamente para melhoria da qualidade de vida. Afinal, ter boas noites de sono contribui para o aumento da concentração, da disposição, do bom humor e muito mais.
Além disso, a alimentação natural também previne doenças e ajuda na regulação do seu organismo. Assim, as chances do surgimento de complicações e qualquer incômodo na saúde são menores. Logo, você consegue realizar seus afazeres diários com mais tranquilidade.
Fornece mais nutrientes
A alimentação natural é importante por ser nutritiva. Isto é, ela é rica em vitaminas e minerais, o que equilibra a necessidade nutricional de um indivíduo e reduz uma série de problemas de saúde. Considere que esse hábito alimentar também é benéfico ao contribuir para a perda de gordura.
Esse benefício vai além de questões estéticas. Afinal, o aumento da circunferência abdominal, em razão do ganho de peso, eleva os riscos para graves problemas de saúde. É o caso de diabetes e de doenças cardiovasculares.
Então, conseguiu entender o que são alimentos naturais e quais benefícios o consumo deles proporciona para o organismo? Como visto, isso fornece mais nutrientes, ajuda na qualidade do sono, previne doenças, cuida da saúde física e mental. Devido aos vários benefícios, é fundamental manter o consumo regular de alimentos naturais.
Quer continuar por dentro de conteúdos que ajudam nos cuidados com a saúde? Assine a nossa newsletter e acompanhe as atualizações da Marjan!