Se você não sabe o que é vitamina B6, ao menos deve saber que os nutrientes desempenham um papel vital no bom funcionamento do corpo humano, certo?
Afinal, eles são essenciais para sustentar a saúde, a energia e o bem-estar geral.
Mas aí também reside a importância em aprender o que cada tipo de vitamina faz por nós. E é esse o diferencial para que saibamos quando suplementar, se necessário, e onde encontrar as principais fontes de cada nutriente.
Vamos ver isso tudo ao longo deste artigo. Siga com a leitura e conheça todos os benefícios da vitamina B6!
O que é a vitamina B6?
A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, pertence ao complexo B e tem responsabilidades grandes em diversos processos, como:
- a formação das células vermelhas do sangue;
- o funcionamento do sistema imune;
- o metabolismo energético e de proteínas e do glicogênio, além de carboidratos e gorduras;
- o metabolismo de homocisteína;
- a síntese de cisteína.
Ou seja: é importante saber identificar quais são as principais fontes de vitamina B6 para manter o corpo sempre no seu melhor funcionamento.
Veja também: Benefícios da vitamina D na saúde dos ossos
Benefícios da vitamina B6
A vitamina B6 tem ação de destaque no metabolismo de macronutrientes, pois atua como coenzima em várias reações metabólicas. Ela auxilia na quebra e utilização de proteínas, carboidratos e gorduras, garantindo que o corpo possa usar esses nutrientes para gerar energia e manter as funções corporais.
Além disso, o nutriente está envolvido na produção de neurotransmissores, como serotonina, dopamina e GABA, que são essenciais para a regulação do humor, do sono e das funções cognitivas.
Também podemos mencionar sua importância para a produção de hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue. Isso ajuda a prevenir condições como a anemia e garante que os tecidos recebam oxigênio suficiente para funcionar.
E agora que você sabe o que é a vitamina B6, deve entender o papel dela na saúde do sistema imunológico, já que ela apoia a produção de células brancas do sangue e anticorpos, que são essenciais para combater infecções e doenças.
Existem, inclusive, outros benefícios, como:
- regulagem dos níveis de homocisteína, um aminoácido que, em excesso, pode aumentar o risco de doenças cardíacas. A vitamina B6, em conjunto com outras vitaminas do complexo B, pode ajudar a manter seus níveis em equilíbrio;
- manutenção de uma pele e cabelo saudáveis a partir do seu papel na síntese de colágeno e na regulação do equilíbrio do óleo da pele;
- alívio dos sintomas da TPM, a tensão pré-menstrual.
Fontes de vitamina B6
Agora que vimos para que serve a vitamina B6, podemos explorar os melhores meios de obtenção do nutriente. E isso ocorre por meio de uma alimentação balanceada e rica em ingredientes específicos, como:
- carnes de porco e de boi;
- frango;
- peixes e frutos do mar;
- grãos integrais, como arroz, aveia e trigo;
- leguminosas, como feijão, lentilhas e grão-de-bico;
- soja e produtos à base de soja, como o tofu;
- banana;
- abacate;
- batata;
- espinafre;
- cenoura;
- nozes e sementes;
- laticínios, como leite, queijo e iogurte.
Deficiência de Vitamina B6
Embora existam muitas fontes de vitamina B6, é possível que exista a má suplementação e, com isso, incentivar o surgimento de sintomas característicos de deficiência do nutriente.
Nesse sentido, pessoas podem experimentar alguns sinais de desconforto, como anemia, problemas de pele, problemas neurológicos, fraqueza e cansaço, distúrbios do sistema imunológico e alterações na língua (como inchaço ou episódios de dor).
Agora, por que isso ocorre? É bastante comum que as causas da deficiência de vitamina B6 estejam associadas a dietas pobres em nutrientes, doenças intestinais que afetam a absorção, consumo excessivo de álcool e uso prolongado de certos medicamentos.
Suplementação com Vitamina B6
Existem diferentes tipos de suplementos existentes e quando alguém acusa a deficiência de vitamina B6, esse tipo de produto pode ser indicado para fortalecer o corpo e devolver os níveis ideais de cada nutriente ao corpo.
E quando a suplementação com vitamina B6 é recomendada? A seguir, vamos listar algumas situações específicas:
- condições de saúde específicas, como doenças renais crônicas, problemas de absorção intestinal ou alcoolismo;
- gravidez, um período em que as necessidades nutricionais aumentam, e a vitamina B6 pode ser recomendada para ajudar com sintomas de náusea e vômito;
- uso de certos medicamentos, como a isoniazida (usada para tratar a tuberculose) ou contraceptivos orais, que podem interferir nos níveis de vitamina B6 no corpo.
Vale salientar, inclusive, a importância de saber dosar corretamente a quantidade de nutriente a ser ingerido. Isso porque, a dose diária recomendada de vitamina B6 varia de acordo com a idade, sexo e circunstâncias específicas, como gravidez ou lactação.
Por isso, toda suplementação deve ser realizada com cuidado e sob orientação de um profissional de saúde, pois o excesso também pode ser prejudicial e levar a problemas neurológicos, como formigamento ou dormência nos membros.
Conclusão
Vimos, ao longo deste texto, o que é a vitamina B6 por meio de uma visão abrangente sobre a sua importância para o bom funcionamento do corpo humano e seus inúmeros benefícios à saúde.
Destacamos, também, os benefícios da vitamina B6, incluindo seu papel na regulação dos níveis de homocisteína, na manutenção de uma pele e cabelo saudáveis e no alívio dos sintomas da TPM. E apresentamos as diversas fontes naturais de vitamina B6, como carnes, peixes, grãos integrais, legumes, frutas e laticínios.
Por fim, alertamos sobre a deficiência de vitamina B6 e seus sintomas, bem como as causas dessa deficiência e os cuidados com a suplementação, já que podem ocorrer problemas com o excesso de dosagem igualmente.
E aí? Quer aprender mais a respeito dos principais cuidados e bons hábitos que você pode assumir para controlar a sua saúde e qualidade de vida? Continue navegando no blog da Marjan para encontrar outros artigos do seu interesse!
Referências Bibliográficas
VALIDAÇÃO DE MÉTODOS CROMATOGRÁFICOS POR CLAE PARA ANÁLISE DAS VITAMINAS B1 , B2 , B6 E NIACINA NATURALMENTE PRESENTES EM FARINHA DE CEREAIS/ QUIM. NOVA/ VOL 31, NO. 3/ 2008 VITAMINA B6
A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA B6 PARA A SAÚDE MENTAL/ JORNAL DA USP/ 2022 LINK
VITAMINA B6: PARA QUE SERVE E COMO CONSUMIR O NUTRIENTE/ UsaiOL/ 2022 LINK
ENTENDA POR QUE AS VITAMINAS DO COMPLEXO B SÃO TÃO IMPORTANTES/ REVISTA ABM/ 2021 LINK
Fonte: Mindell, E.: Vitaminas : guia prático das propriedade e aplicações; 2a. Edição; 1996.