As vitaminas são essenciais para o organismo e a variedade delas apenas reforça o protagonismo de cada uma delas na manutenção da saúde e do bem-estar geral. Como é o caso da vitamina B12.
O nutriente tem participação ativa no funcionamento adequado do organismo. Por isso, aprender mais sobre as fontes de vitamina B12, seus benefícios e os cuidados com a ingestão da quantidade certa são fundamentais.
Vamos conhecer tudo sobre este tema importante ao longo dos tópicos abaixo. Acompanhe!
O que é Vitamina B12?
A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é solúvel em água e tem uma ação significativa na produção de glóbulos vermelhos no sangue, manutenção do sistema nervoso, síntese do DNA e também no metabolismo das células.
Com tantas responsabilidades assim, a ingestão do nutriente é fundamental — o que acontece, principalmente, com o consumo de alimentos ricos em vitamina B12. Em seguida, sua absorção ocorre no intestino delgado em associação com o fator intrínseco, que é uma proteína produzida pelo estômago.
Para que serve a Vitamina B12?
Além das funções citadas acima, essa vitamina demanda atenção diferenciada de acordo com cada grupo demográfico. Por exemplo:
- Em idosos, a suplementação costuma ser necessária, pois a capacidade de absorção do nutriente diminui com o tempo;
- Para veganos, o consumo do nutriente deve ser cuidadosamente planejado, uma vez que ele é bastante encontrado em alimentos de origem animal. E isso pode favorecer o risco de deficiência de vitamina B12;
- Durante a gravidez, as necessidades de vitamina B12 aumentam, o que implica no cuidado para garantir a ingestão adequada de B12 e, assim, manter a própria saúde e a do bebê.
Quais alimentos são fonte de B12?
Abaixo,você pode conferir os alimentos que são considerados fonte de vitamina B12:
- Carnes (bovina, suína e de frango, além de peixes e frutos do mar);
- Leite e derivados (queijo e iogurte, por exemplo);
- Ovos de galinha.
Quem tem algum tipo de restrição alimentar ou não consome alimentos de origem animal, uma alternativa consiste nos alimentos fortificados, como cereais e leites vegetais. Ou, até mesmo, a suplementação de acordo com a orientação médica.
Vale a pena, também, considerar a variedade alimentar no cardápio diário porque, além da vitamina B12, outros nutrientes são igualmente importantes para a saúde geral e um prato balanceado pode suprir as necessidades do organismo.
Consequências da Deficiência de Vitamina B12
A deficiência de vitamina B12 tende a causar (ou agravar) uma série de problemas de saúde. Algumas das consequências da baixa ou má ingestão do nutriente incluem:
- Problemas neurológicos, como fraqueza muscular e perda de equilíbrio e coordenação;
- Anemia megaloblástica, que é caracterizada por glóbulos vermelhos maiores e menos eficientes;
- Palidez ou icterícia (amarelamento da pele ou dos olhos);
- Úlceras na boca ou inflamação na região da língua;
- Fadiga e fraqueza;
- Problemas digestivos, como perda de apetite, diarreia ou constipação.
Ao perceber um ou mais desses sintomas característicos, vale a pena investigar com um especialista médico para que o diagnóstico seja confirmado e o melhor tratamento seja prontamente iniciado.
Grupos de risco para deficiência de vitamina B12
Como destacamos acima, alguns grupos demográficos podem conviver com um risco maior de deficiência de vitamina B12. Por isso, além dos idosos, vegetarianos e veganos e também das gestantes e lactantes, atenção especial às pessoas com problemas digestivos (como a doença de Crohn ou a doença celíaca, que afetam a absorção do nutriente) e que fizeram cirurgia bariátrica.
Como potencializar a absorção de Vitamina B12?
Alimentos ricos em vitamina B12 tendem a ser a melhor fonte de ingestão do nutriente. Mas isso pode ser combinado com outras práticas que fortalecem o corpo e a mente — que são tão dependentes de vitaminas e minerais para o seu bom funcionamento.
Confira, a seguir, algumas dicas para isso:
- Consuma alimentos ricos em vitamina B12;
- Combine alimentos com outros nutrientes. A prática, além de benéfica para o organismo, pode potencializar a absorção de B12;
- Cozinhe os alimentos corretamente, uma vez que o cozimento excessivo pode interferir na qualidade dos nutrientes;
- Experimento consumo de alimentos fermentados, como iogurte e kefir, pois eles melhoram a saúde intestinal e auxiliam na absorção de nutrientes;
- Cuide da saúde digestiva para garantir total eficácia de absorção da vitamina B12.
- Além disso, como adiantamos, os suplementos vitamínicos tendem a ser uma boa solução para grupos de risco ou, também, para pessoas com deficiência de vitaminas.
- Os suplementos de B12 estão disponíveis em diferentes formas, como comprimidos, cápsulas, gotas sublinguais e injeções. A melhor forma de suplementação deve ser discutida com o seu médico conforme as suas necessidades individuais.
Conclusão
A vitamina B12 tem grandes responsabilidades na manutenção da saúde geral do organismo. Afinal de contas, ela está envolvida em importantes processos biológicos, como a produção de glóbulos vermelhos, a manutenção do sistema nervoso e a síntese de DNA.
No entanto, sua deficiência pode causar uma série de problemas de saúde, como anemia megaloblástica, problemas neurológicos e distúrbios digestivos.
Pessoas em grupos de risco, como idosos, vegetarianos, veganos, gestantes e indivíduos com problemas de saúde digestiva, devem estar especialmente atentos à ingestão adequada de vitamina B12.
Nesses casos, a dieta rica em alimentos de origem animal é a melhor forma de obter o nutriente, mas suplementos podem ser necessários em alguns casos. E, para isso, consultas médicas são necessárias para uma orientação personalizada.
Agora, caso queira entender um pouco mais sobre o processo de absorção de nutrientes e o papel deles na promoção da saúde, confira também nosso artigo sobre vitaminas antioxidantes!
REFERÊNCIAS
Vitamina B12
A importância da vitamina B12 para a função neurológica
Deficiência de vitamina B12
Diagnóstico da deficiência, metodologias e quantidades diárias necessárias de vitamina B12 e a metabolização da homocisteína