Skip to content
Em linha
com...
Setinha
🌐  Português
Setinha
Compre agora

O que é passiflora? Saiba para que serve e quais os seus benefícios

Dr. Luis Carlos Sakamoto

Atire a primeira pedra quem nunca ouviu dizer que tomar suco de maracujá é bom para controlar a ansiedade e o nervosismo. Se você não acreditava nessa história, já adiantamos que trata-se de uma verdade. A responsável por isso é a flor do maracujá, conhecida como passiflora. Você sabe o que é?

As propriedades calmantes atribuídas ao maracujá são de responsabilidade da passiflora, a flor da fruta, que é encontrada na coloração roxa, branca ou azul. Seja como for, ela atua como um medicamento natural que ajuda no relaxamento. Felizmente, só no Brasil temos quase um terço das 500 espécies existentes.

Sentiu curiosidade em saber o que é passiflora e quais os seus demais benefícios e funcionamento no organismo? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é passiflora?

Ela é a flor do maracujá e atua, principalmente, para atenuar sintomas de ansiedade e nervosismo. Ainda assim, a espécie botânica oferece inúmeros outros benefícios e formas de uso. Conhecer mais sobre cada um deles ajuda no melhor aproveitamento desse medicamento natural, que muitos ainda limitam ao consumo da fruta.

Para que serve a passiflora?

A passiflora conta com substâncias que agem no sistema nervoso central, como as saparinas, e estimulam a produção da endorfina e serotonina. Ambos são hormônios associados à felicidade, bem-estar e relaxamento.

Além disso, a passiflora também possui ações anti-inflamatórias e antioxidantes. Isso é importante para que o corpo se proteja e combata a ação de radicais livres — como o sol, alimentos muito gordurosos, cigarro, álcool etc.

Enquanto isso, a fruta do maracujá oferece as vitaminas A, C e do complexo B, além de potássio, sais minerais, cálcio e ferro. Todos esses elementos contribuem para o maior equilíbrio corporal e manutenção da saúde.

Quais os benefícios da passiflora?

Conforme mencionado, a passiflora é benéfica para acalmar o organismo, mas as vantagens do seu consumo vão além disso, como você confere a seguir.

Efeito calmante

Conforme mencionado, a passiflora conta com inúmeras propriedades calmantes. Além da já citada saparina, existem também os flavonoides e alcaloides, que contribuem para regular as emoções e ajudar no relaxamento.

Para isso, uma das suas opções de consumação é em forma de chá. Nesse caso, estudos internacionais mostram a capacidade da flor de maracujá em controlar a ansiedade, o que inclui pacientes com agendamento para a realização de processos cirúrgicos.

Qualidade do sono

Novamente, outras pesquisas sinalizam os benefícios da passiflora na qualidade do sono, ao mostrar que uma dose diária de chá com a flor roxa do maracujá auxilia no controle de irregularidade do sono de adultos.

Se essa prática for acompanhada de uma reeducação alimentar, que evita alimentos fortes, como o chocolate, cafeína e chá preto — e prioriza alimentos leves no jantar —, os resultados tendem a ser ainda melhores.

Regulação da pressão

O surgimento da hipertensão pode se tornar um problema para a saúde e qualidade de vida das pessoas, já que eleva a pressão sanguínea nas artérias e ocasiona em um descontrole. Assim, ingerir doses diárias da passiflora, juntamente com a adoção de outros hábitos de saúde, auxilia no controle e regulação da pressão.

Dores de cabeça

Além de contribuir com o relaxamento, o que evita estresses e dores de cabeça, a passiflora também tem atuação no combate de contrações involuntárias dos músculos do corpo. Dessa maneira, é possível afastar e tratar esse tipo de enfermidade.

A sua atuação ocorre como um medicamento natural, de modo similar à ação de alimentos que contribuem com o controle da dor de cabeça, como banana, azeite de oliva e erva-cidreira.

Dores estomacais

Pesquisas mostram o potencial de algumas espécies da passiflora no controle de dores estomacais, como as úlceras. É o caso da passiflora foetida e passiflora serratodigitata.

Inflamações e bactérias

As propriedades anti-inflamatórias existentes na passiflora são capazes de atenuar problemas articulares, que são especialmente comuns em idosos e pessoas que precisam passar muito tempo sentadas. É o caso do cansaço, dores no corpo e inchaço.

Além disso, a passiflora também conta com propriedades bactericidas, responsáveis por impedir o crescimento de bactérias no organismo.

Sintomas da menopausa

Ao contribuir com o relaxamento, regulação do humor, do estresse e a da ansiedade, é possível atenuar alguns dos sintomas mais comuns da menopausa. Mas além disso, um tratamento adequado da passiflora também tem efeitos com outros sintomas, como as ondas de calor.

Como tomar a passiflora?

Existem diferentes formatos que a passiflora pode ser consumida. A melhor escolha depende das recomendações médicas, além da sua rotina e necessidades. Acompanhe a seguir os formatos mais comuns.

Comprimidos

Uma das principais vantagens da passiflora em comprimido é que ela é combinada com outras substâncias, que possuem finalidades similares, para potencializar os resultados. Normalmente, a recomendação é consumir 2 comprimidos diários, mas tudo varia de acordo com a orientação médica.

Chá

É possível fazer o chá sem grandes dificuldades. Para isso, basta comprar a passiflora ou as folhas secas de maracujá, que normalmente são vendidas em lojas de produtos naturais. A recomendação é que o consumo seja de até 3 vezes por dia.

Líquido

A outra possibilidade de consumo da passiflora é em gota. A recomendação de consumo costuma ser de 5 ml, mas pode variar de acordo com a fórmula. Assim, é sempre importante seguir as recomendações médicas.

Quais os cuidados e contraindicações da passiflora?

Não ache que por ser um medicamento natural a sua ingestão é liberada para todos. É indispensável receber recomendação médica para o uso, já que algumas pessoas, como grávidas, lactantes e alérgicas às substâncias, não são indicadas para o consumo.

O outro cuidado que deve ser tomado é evitar a ingestão juntamente com álcool, remédios sedativos ou hipnóticos, o que poderia potencializar os efeitos deles.

Conseguiu descobrir o que é passiflora e como ela pode contribuir para a sua qualidade de vida? Nós da Marjan temos produtos com esse calmante natural, como o Pasalix e o Pasalix PI — eles possuem em sua composição a Passiflora Incarnata.

Aproveite a visita para acessar o nosso site e fique por dentro dos nossos produtos vendidos!

Artigos Similares

Mesa com suplementos em pó, cápsulas e comprimidos

Guia completo sobre polivitamínicos e poliminerais que você precisa conhecer

A ingestão de polivitamínicos e poliminerais tem sido uma prática cada vez mais comum entre as pessoas. Isso porque, muitas vezes,

Leia a matéria
mesa com verduras, legumes, laticínios e ovos

Conheça mais sobre o metilsulfonilmetano

O enxofre orgânico, também conhecido como metilsulfonilmetano (MSM), é um elemento químico extremamente importante para os organismos vivos. Essa substancia tem

Leia a matéria
Homem carregando frutas e verduras em um cesto

O que são alimentos naturais?

Especialistas em saúde recomendam redução no consumo de refeições industrializadas e aumento das naturais. Mas, afinal, o que são alimentos naturais?

Leia a matéria

Newsletter

Fique por dentro das notícias e dicas de saúde e bem-estar!

Rua Gibraltar, 195 - Santo Amaro
SAC: 0800 055 4545
Facebook-f Linkedin-in Instagram
Conheça mais sobre a Marjan
Home
Sobre
Produtos
Contato
Carreira
Profissionais de Saúde
Parcerias
Blog
Notícias
MarjanCast
Política de Privacidade
Canal de Ética
© 2022 Marjan. Todos os direitos direitos reservados
Contatos DPO: Ricardo Chiodaro – dpo@marjanfarma.com.br e (11) 5642-9888
Sobre
Produtos
Carreira
MarjanCast
Contato
Profissionais de Saúde
Parcerias
Notícias
Blog
Canal de Ética
Compre agora
Em linha
com...
Setinha
🌐  Português
Setinha