A passiflora também colabora com a prevenção da insônia, ansiedade e depressão.A passiflora incarnata também é conhecida como flor-da-paixão, que é uma das espécies da Passiflora, um gênero botânico muito conhecido pelo seu fruto, o maracujá. No Brasil existe um grande número de espécies de Passiflora, sendo essa uma das mais utilizadas.
A passiflora é conhecida por ter os efeitos de um calmante natural, isso porque possui saparinas em sua composição. Essa é uma substância que tem ação no sistema nervoso central e auxilia os neurotransmissores, causando uma sensação de relaxamento.
A passiflora também contém flavonoides, que possuem vários efeitos biológicos, farmacológicos, como ação antibacteriana, antiviral, antiflamatória, antialérgica e vasodilatadora. As substancias presentes na passiflora também inibem a peroxidação lipídica, que reduz os riscos de doenças cardiovasculares.
Além disso, estão presentes na passiflora os beta-carbolinas, derivados da serotonina e do triptofano, presentes no organismo. Essas substâncias são inibidoras da enzima monoaminoxidase, sendo utilizadas como tranquilizantes e até mesmo no controle da hipertensão.
Inúmeros estudos já comprovaram os benefícios da passiflora como calmante natural, já que estimula a liberação de hormônios que levam ao relaxamento e ao bem-estar, com isso, ela previne a insônia, ansiedade e até mesmo a depressão. Com esses efeitos no organismo, a passiflora também colabora com melhora na concentração e combate de ansiedade.