Quantas vezes você sentiu um incômodo repentino que sumiu, logo em seguida? Mesmo com o desaparecimento dos sintomas, eles podem significar a existência de algum problema de saúde, o que é comprovado ou negativado pelos exames de rotina. A realização do check-up médico é uma maneira de avaliar o estado de saúde de cada pessoa.
Até mesmo sintomas, muitas vezes, ignorados por parecerem inofensivos podem indicar alguma doença ou descontrole nas taxas de bom funcionamento do organismo. É o caso de acne adulta, da queda de cabelo, de unhas frágeis etc. Logo, contar com o check-up médico é uma forma de detectar possíveis alterações, prevenir o agravamento ou tratá-las precocemente.
É por razões como essas que você deve aprender mais sobre o check-up médico. Continue a leitura e fique por dentro!
O que é check-up?
Primeiro, saiba que check-up significa checagem, traduzido do inglês para o nosso idioma. Nesse sentido, o conceito se refere aos exames gerais que devem ser efetuados para o diagnóstico precoce de doenças, mesmo quando não existem sintomas. Ainda que esteja tudo bem com a sua saúde, a prevenção, por meio do check-up, é sempre recomendada.
Qual é a periodicidade do check-up?
A periodicidade depende de uma série de fatores, como idade, sexo, histórico de doença na família, condições de saúde etc. Por exemplo, adultos aparentemente saudáveis recebem a indicação para realizar os exames a cada dois anos.
A mesma recomendação não ocorre para quem tem doenças prévias e crônicas, como hipertensos e pessoas diabéticas. Isso porque a patologia existente precisa ser constantemente monitorada para garantir normalidade nas taxas e controle do quadro. Nesse caso, o check-up precisa ser efetuado a cada seis meses.
A periodicidade também varia conforme o sexo dos pacientes. Para mulheres, é indicado passar por esses exames a partir da primeira menstruação, ainda na adolescência. Existem exames específicos à saúde reprodutiva, que devem ser efetuados até a menopausa, a partir dos 40 anos.
Para que serve o check-up?
O check-up serve para averiguar a saúde de um indivíduo. É como se esse tipo de exame fosse uma lupa, capaz de fazer observações mais aprofundadas. Diante disso, os profissionais de saúde identificam a presença de doenças, que podem se encontrar na fase inicial e ainda não emitir sinal.
Assim, se a descoberta de patologias é precoce, as chances de cura e sobrevida são mais elevadas, como ocorre com o câncer. Contudo, caso a preocupação com a saúde só ocorra após o surgimento de sintomas, os riscos são maiores.
Além disso, saiba que o check-up também pode prevenir o surgimento de doenças. Afinal, ele é útil para monitorar as taxas do seu organismo e descobrir se elas estão baixas ou elevadas, a ponto de comprometer a saúde. Se for o caso, os médicos indicam o melhor tratamento a ser realizado para reverter o quadro e manter a saúde em dia.
Quais doenças podem ser identificadas pelo check-up?
Você já entendeu que a ‘’lupa’’ aplicada pelo check-up verifica a existência de diversas doenças e a taxa de risco para o surgimento delas. A seguir, conheça quais condições podem ser essas!
Doenças cardiovasculares
Esse tipo de enfermidade é a segunda maior causa de mortalidade em homens adultos de 25 a 59 anos. Os dados são do Ministério de Saúde. Esse quadro é explicado pela adoção de hábitos que contribuem para o surgimento desse problema.
É o caso de sedentarismo, estresse crônico, alimentação com deficiência de vitaminas e minerais etc. Para piorar, muitas doenças cardiovasculares são silenciosas e não apresentam sintomas. Então, para identificar o problema e tratá-lo adequadamente, é preciso contar com exames de check-up.
Diabetes
Outra doença que costuma ser silenciosa é a diabetes. Quando os sintomas surgem, eles costumam já ser graves e estar em um estágio avançado e irreversível. Logo, a probabilidade de morbidade e mortalidade é maior.
Contudo, não pense que todas as pessoas com diabetes passam por esse tipo de quadro e que o diagnóstico é uma sentença. Ao descobrir a doença precocemente, por meio de exames gerais, é possível adotar hábitos que a mantêm sob controle.
Doenças dos rins
Quer saber que outro problema de saúde costuma agir silenciosamente? As doenças de rins, como a insuficiência renal. Assim como a diabetes, muitas vezes, os primeiros sinais emitidos ocorrem apenas em fase avançada.
Nesse caso, os rins têm todas as suas funções comprometidas, como filtragem e eliminação de substâncias nocivas. Em estágios graves, pode levar o indivíduo ao coma e necessitar de um transplante. Então, fica nítida a importância de realizar check-up para prevenção e diagnóstico precoce.
Quais exames devem ser feitos regularmente?
No tópico anterior, reforçamos a importância dos exames gerais. Acompanhe, a seguir, quais os principais para serem efetuados com frequência!
Medição da tensão arterial
A tensão arterial é a velocidade exercida pela circulação do sangue no organismo e, consequentemente, a pressão que isso ocasiona nas paredes das artérias. Quanto mais veloz for esse percurso, maior o esforço do coração. Então, esse exame verifica, de forma simples, o risco de hipertensão ou de pressão baixa.
Análise do coração e do pulmão
Podem fazer parte desse exame testes de esforço, raio-X do tórax, eletrocardiograma, ecocardiograma etc. Tudo depende da predisposição do indivíduo, avaliada pelo médico. Esse exame precisa ser realizado a partir da adolescência para identificar risco de problemas cardíacos e respiratórios.
Hemograma completo
Trata-se de um exame realizado com uma amostra do seu sangue que avalia a saúde de modo geral ao averiguar alterações na composição do sangue. Por meio dele, é possível ter uma avaliação geral do organismo (um quadro de anemia ou um processo infeccioso) e orientar o seu médico à solicitar novos exames mais específicos, como medir o nível de vitaminas, a função renal, a função hepática, o colesterol, a glicemia no sangue, etc.
Entendeu qual é a importância do check-up médico e os exames mais comuns? Além dos citados, existem particularidades entre o que é investigado para os homens e para as mulheres, que devem ser consideradas pelos pacientes. Assim, é mais fácil prevenir e tratar doenças precocemente.
As nossas dicas sobre check-up médico foram úteis para você? Siga nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de outros posts relacionados à saúde e à qualidade de vida. Estamos no Facebook e no Instagram!