Nomofobia e o medo de ficar sem celular
O celular já está tão integrado na vida das pessoas que 58% da população admitem verificar o celular a cada 30 minutos, e 35% verificam o aparelho de dez em dez minutos. Esse dado mostra mais uma ansiedade típica da modernidade.
O uso exagerado do objeto já causa diversos transtornos e um deles é a Nomofobia, que é o medo de ficar sem celular. Nomofobia é o nome dado à sensação de medo ou agonia que um indivíduo tem de se sentir incomunicável por estar sem o aparelho celular ou computador. Seu nome vem do inglês “no more phone phobia”, que significa “medo de ficar sem telefone”.
Junto com o Transtorno de Dependência a Internet (TDI), essa fobia esta associada ao imediatismo e a necessidade de se manter conectado durante todo o tempo. Com isso, é comum que encontremos pessoas que durmam com o celular do lado, o que pode causar insônia e dependência. Em longo prazo, esse hábito pode afetar a vida social e profissional e se tornar uma obsessão fora de controle, com necessidade de tratamento.
Uma forma de combater esse mal é aproveitar ocasiões sociais e profissionais sem que o celular esteja a tira colo, curtindo ao máximo o momento sem o uso da tecnologia.