A prática de quaisquer modalidades esportivas gera ganhos para a saúde física e emocional já que, torna os músculos mais fortes e ágeis e proporcionando uma sensação de contentamento, graças a liberação de endorfina. Com o avanço da idade, o corpo tende a perder força e massa muscular por volta dos 35 anos, mas se intensifica após os 60 anos.
Por isso, investir na musculação para a terceira idade ajuda no controle de diversas doenças como diabetes, artrite e doenças cardíacas. Conheça outros benefícios da musculação:
• Aumento da longevidade
• Bem-estar e melhora autoestima
• Combate à sarcopenia, conhecida como perda muscular associada ao envelhecimento
• Melhora o sistema imunológico
• Alivia as dores
• Maior possibilidade de socialização
Estabilidade e domínio dos movimentos corporais
Com as atividades, os idosos que fazem musculação também fortalecem os tendões, ligamentos e as articulações do corpo todo, o que provoca uma maior estabilidade e um domínio e controle dos movimentos corporais.
Com a prática, os afazeres cotidianos podem ser realizados de uma maneira mais confiante e segura, o que garante maior independência para o idoso.
Somado a isso, as atividades proporcionam até mesmo, uma socialização das pessoas nessa faixa etária em novos ambientes, como as academia, que por muitas vezes podem ficar mais reclusas ou sozinhas nessa fase da vida. Ou seja, malhar para a terceira idade vai além do que apenas estética, sendo uma alternativa excelente para se manter saudável.
Geralmente, a maneira mais indicada de fazer musculação na melhor idade, é por meio do levantamento de pesos leves. Porém, lembre-se que antes de começar a praticar qualquer tipo de exercício, é essencial conversar com seu médico para garantir que eles são seguros e adequados para você.
E aí, você pratica alguma atividade física? Conte para gente!