Também conhecido entre os profissionais da área da saúde como Dimethyl sulfone, o metilsulfonilmetano ou MSM, tem ganhado cada vez mais popularidade em razão dos seus benefícios, especialmente no aumento do bem-estar geral e no alívio de dores.
Esse composto de enxofre, inclusive, vem se revelando um aliado em alguns casos, auxiliando no tratamento de alguns problemas de saúde relativos a inflamações e à dor.
Em um primeiro momento, o seu uso suplementar não tem quaisquer contraindicações, com exceção apenas de gestantes e lactantes. Nesses casos, o ideal é que elas busquem orientação médica prévia. Além disso, embora não existam limitações relativas à faixa etária, o mais recomendável é restringir a sua utilização a adultos.
Então, está curioso para conhecer mais a fundo os benefícios do MSM? Pois continue a leitura e tenha as suas principais dúvidas sanadas!
O que efetivamente é o metilsulfonilmetano?
Com ação antioxidante e anti-inflamatória, o MSM é uma forma de enxofre orgânica, cuja presença está na natureza, em todos os organismos vivos e ativos biologicamente. Além da origem natural, e da sua utilização como medicina alternativa e complementar, ele também é produzido em laboratórios para a fabricação de suplementos dietéticos.
O suplemento do composto que também é naturalmente encontrado em alguns alimentos, é bastante procurado por pessoas que buscam métodos mais naturais para o alívio de determinados problemas, como inflamações e dores articulares.
Ele também age na manutenção da síntese do colágeno, o que acaba por auxiliar na prevenção do surgimento de cicatrizes e rugas na pele.
No mercado, é possível encontrá-lo por uma verdadeira variedade de nomes, como enxofre orgânico, metilsulfona, sulfóxido de dimetila cristalino e dimetilsulfona.
Qual é a sua composição?
Considerado pela ciência o quarto mineral de maior importância para o nosso corpo, o enxofre pode ser encontrado em diversas estruturas corporais. As principais são a epiderme, as articulações e os tecidos musculares e ósseos.
Derivado do DMSO, o MSM é obtido por meio de um processo de destilação que é composto de múltiplos estágios. Isso assegura um produto com um alto grau de pureza, de modo que resulta em uma fórmula de alta qualidade e mais estável.
A sua composição colabora para a síntese de aminoácidos e proteínas estruturais, especialmente do ácido hialurônico e da condroitina, desempenhando um papel altamente importante na saúde das articulações.
Para que serve?
Existem recomendações no sentido de uma ingestão maior de MSM para haver um equilíbrio de enxofre no organismo humano. A razão para tanto é que a sua escassez tem o potencial de causar uma série de danos, inclusive uma produção de colágeno reduzida.
Isso, por sua vez, pode acabar por resultar em estruturas ósseas mais fracas, pele com mais flacidez, má formação da glutationa, dentes menos saudáveis etc. O metilsulfonilmetano pode ser utilizado tanto combinado com outros suplementos que visam melhorar determinados quadros inflamatórios, como a osteoartrite, ou mesmo sozinho.
Além disso, a sua suplementação também é comum para auxiliar no tratamento de doenças autoimunes, quimioprevenção, rinite alérgica, fibromialgia etc. Esses benefícios se devem aos efeitos antioxidantes, antiapoptóticos e anti-inflamatórios.
Como consumir?
Como dito, é possível encontrar o MSM nos alimentos, nesse caso, em todos os que contêm enxofre. Ou seja, como principais exemplos, é possível citar as leguminosas e a couve-flor, o alho, a gema de ovo e o espargos.
Além disso, rabanetes, cenouras, maçãs, espinafres, melões, pêssegos e ameixas são outros exemplos. Por fim, fontes igualmente ricas são o leite, os peixes e a carne vermelha.
Entretanto, não é incomum que a quantidade ideal do mineral não seja ingerida apenas por meio de uma dieta balanceada, haja vista que, por vezes, durante o próprio processamento dos alimentos, o enxofre pode ser “esgotado”.
Justamente por essa razão, existem os suplementos, com a finalidade de reforçar e/ou complementar o enxofre orgânico no corpo humano.
Há efeitos colaterais e contraindicações?
A partir do momento em que a dosagem necessária seja respeitada, a suplementação não produz efeitos adversos. No entanto, caso contrário, é possível que surjam dores de cabeça, alergias, problemas gastrointestinais e até erupções cutâneas.
Além disso, efeitos colaterais podem ser provenientes de uma desintoxicação do organismo em nível mais intenso.
Já quanto às contraindicações, como brevemente mencionado, lactantes, gestantes e pessoas alérgicas e/ou hipersensíveis a algum componente dele são as únicas exceções.
No entanto, mesmo que não exista uma faixa etária mínima, o mais indicado é que a suplementação seja restrita a indivíduos na fase adulta e, independentemente das circunstâncias, sempre sob orientação médica.
Metilsulfonilmetano: benefícios para quem pratica esportes
Em razão, principalmente, das propriedades antioxidantes, analgésicas e anti-inflamatórias, o MSM é bastante benéfico para os praticantes de atividades físicas.
Afinal, a mobilidade, quando mais intensa, tem o potencial de provocar a redução dos aminoácidos sulfurosos.
Nesse contexto, para indivíduos que vêm sofrendo com desgastes nas articulações, o MSM pode ser altamente benéfico para o controle de eventuais dores.
Além disso, o colágeno, que é uma proteína cuja produção pode ser estimulada pelo MSM, é associado a diversos benefícios, como a elevação da elasticidade da pele e o fortalecimento dos ossos, outras vantagens interessantes para os praticantes de esportes.
Por fim, vale a pena ressaltar que a sua administração também tem atuação sobre o sistema imunológico, que, por vezes, é enfraquecido em razão de dietas inadequadas, noites de sono de má qualidade, estresse, ausência de atividades físicas e algumas doenças.
Nesse sentido, como contém enxofre na composição, ele pode revelar-se um bom aliado para o aumento da imunidade, também com um bom potencial de eficácia na diminuição de inflamações que podem enfraquecer o sistema imunológico e o estresse oxidativo.
Como visto, os benefícios do MSM são inúmeros, como a proteção das articulações, a elevação da disposição para a prática de atividades físicas, auxiliando também na prevenção da fadiga, entre outros, mostrando-se um excelente aliado no tratamento de algumas condições, a exemplo de enfermidades autoimunes e de dores nas regiões articulares.
No entanto, lembre-se de que, independentemente do quadro que você esteja atravessando, é essencial que a dosagem de suplementação seja determinada por um profissional habilitado.
Este post sobre o metilsulfonilmetano benefícios e indicações foi útil? Então, siga-nos nas redes sociais e acompanhe as próximas publicações: estamos no Facebook e no Instagram.