Quinze ou vinte minutos é tudo que alguém precisa para trazer mais leveza e relaxamento antes de dormir, preparando o corpo para o descanso profundo. Ao aplicar técnicas de meditação ao deitar na cama, combatemos a insônia, a ansiedade, o estresse e até mesmo a depressão.
A meditação nada mais é do que um treinamento cerebral que envolve técnicas de concentração, respiração e relaxamento. É um momento em que se faz um esforço em limpar a mente, esquecendo problemas, preocupações e fatos negativos. Para isso, uma das técnicas de concentração é fixar a mente em uma imagem ou emoção positiva como referência, já que pensamentos positivos estimulam a atuação do sistema nervoso parassimpático.
Durante a meditação, o relaxamento é responsável por diminuir drasticamente o consumo de oxigênio pelas células, fazendo com que o corpo entre em um estado de redução máxima do consumo de energia, mantendo as mínimas funções necessárias para continuar. Com isso, há a diminuição da frequência cardíaca, da tensão, dos níveis de pressão arterial, da ansiedade e do metabolismo.
Mas para isso, é essencial que esteja num ambiente longe de distrações e barulhos. Um local à meia luz (a luz de velas), e pode usar música leve instrumental como recurso para ajudar na concentração. Com essa técnica, o sono será ainda mais profundo e restaurador.