Você sabe o que é massoterapia? Entender sobre o assunto pode ser bastante interessante, tendo em vista que a massagem é um tratamento que pode ser utilizado como complemento na busca pela prevenção doenças graves e doenças crônicas. Além disso, é possível reduzir os fatores desencadeadores da ansiedade, estresse e outras situações, colaborando para a manutenção da saúde física e mental dos pacientes.
Elaboramos este conteúdo para explicar melhor sobre o conceito de massoterapia, como ela funciona, em quais casos é indicada e os principais benefícios da massagem. Confira!
O que é massoterapia?
A massoterapia é um conjunto de técnicas de manipulação corporal, realizadas manualmente por meio de um profissional qualificado, com o intuito de promover o equilíbrio energético e corporal, melhorar a saúde e ofertar uma sensação de bem-estar geral.
Por intermédio do toque em locais estratégicos do corpo, o massoterapeuta consegue estimular pontos de dor física e mental do indivíduo. Geralmente, a sessão do tratamento é feita somente com a utilização das mãos, sem o uso de um equipamento mecânico.
A massagem pode estar associada ao uso de óleos essenciais, plantas medicinais, aromas, esfoliantes e outros produtos, mas isso depende da necessidade de cada pessoa.
Como a massoterapia funciona?
A massoterapia funciona por meio do toque em pontos determinados do corpo e da integração entre o mental e o físico. No decorrer da sessão, o profissional detecta os pontos-chave e aplica diferentes técnicas manuais para aliviar os sintomas e contribuir para o equilíbrio do corpo e da mente do paciente.
A seguir, conheça os seus principais tipos de massagem!
Massagem relaxante
Age no combate à ansiedade, à depressão, ao estresse e a outras doenças. Por meio do toque, proporciona relaxamento mental e físico. A massagem relaxante também é recomendada para quem sofre com enxaquecas, insônias e bloqueios emocionais.
Mensagem terapêutica
É o tratamento indicado para proporcionar equilíbrio entre corpo e mente. Seu objetivo é reduzir atrofias e agir na prevenção e no tratamento de contusões musculares e dores. Além disso, a massagem terapêutica contribui para a desintoxicação do organismo e o estímulo ao relaxamento.
Drenagem linfática
Auxilia na eliminação do excesso de líquido no corpo, reduz o inchaço corporal, combate a celulite e melhora a circulação sanguínea.
Massagem estética
Esse tipo de massagem pode ser corporal ou facial, sendo uma excelente alternativa para quem pretende perder medidas e realizar a manutenção do peso. A massagem estética atua como uma espécie de complemento ao tratamento tradicional com exercícios físicos e alimentação saudável.
Reflexologia podal
Trata-se da aplicação de estímulos terapêuticos na região dos pés — membros que apresentam milhares de terminações nervosas ligadas a diferentes órgãos do corpo, proporcionando melhorias em todos o organismo.
Shiatsu
O termo shiatsu tem como significado “pressão com os dedos”. Sem a utilização de qualquer aparelho, o massoterapeuta utiliza os dedos para pressionar as palmas das mãos, os polegares e demais pontos estratégicos do corpo. Isso ajuda a corrigir o funcionamento inadequado do organismo e a promover a saúde.
Quando a massoterapia é indicada?
A massoterapia pode ser indicada em várias situações. Separamos algumas delas a seguir. Confira!
Elevar o nível de concentração
Existem recomendações de massagem para aumentar o nível de concentração. Afinal, a massagem faz com que o paciente se sinta mais calmo e menos estressado, já que age na diminuição dos níveis de cortisol — hormônio responsável pelo desenvolvimento do estresse.
Diminuir as dores
A massoterapia é muito usada para minimizar os níveis de dor, o que colabora para a eliminação de dores nos músculos, nas articulações, na coluna, enxaquecas, bursite, artrites e artroses.
Combater a insônia
O tratamento é um grande aliado para quem tem insônia, levando em conta que ela pode reduzir o grau de estresse favorecendo a liberação de substâncias como a serotonina e a melatonina , além de promover o relaxamento da musculatura corporal e combater a apneia do sono. Tudo isso ajuda o paciente a dormir melhor.
Proporcionar a sensação de felicidade
Outra questão relevante é que as massagens estimulam a liberação de endorfina e ocitocina, o que leva à diminuição da depressão e da ansiedade.
Diminuir o estresse
Como a massagem minimiza os níveis de cortisol, ela favorece o relaxamento corporal e mental. Técnicas como a massagem relaxante auxiliam no alívio da tenção por meio do deslizamento de musculaturas, sendo bastante úteis no tratamento e na eliminação do estresse.
Aprimorar o desempenho físico
Quando o indivíduo se sente ansioso ou estressado, os músculos tendem a se contrair e ficarem mais tensos, influenciando diretamente no funcionamento deles. A massoterapia ajuda a diminuir essas sensações de ansiedade, desenvolvendo uma resposta ao relaxamento que pode aumentar o desempenho físico por meio da diminuição da dor e da fadiga.
Além disso, a massagem tem a capacidade de melhorar a consciência corporal e a resposta muscular no processo de contração e relaxamento no decorrer dos movimentos.
Acelerar a recuperação muscular
A massoterapia ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, o que é muito interessante depois de uma atividade física intensa. Ainda relaxa os músculos, a fáscia e os tendões, acelerando a recuperação muscular.
Aumentar a imunidade
A massagem também pode contribuir para a prevenção de doenças, pois melhora o sistema imunológico. A técnica favorece o aumento da circulação sanguínea, o que viabiliza uma melhor distribuição dos nutrientes em todo o organismo.
Como a massoterapia contribuiu para a saúde do corpo?
Depois de saber como funciona a massoterapia e em quais casos ela é indicada, confira as principais vantagens da massagem para o corpo:
- sensação de relaxamento e bem-estar;
- alívio do estresse;
- melhora de dores e tensões;
- relaxamento muscular;
- melhora da circulação sanguínea;
- liberação de toxinas;
- aumento da flexibilidade;
- potencialização do sistema imunológico;
- contribuição para a melhora do sono;
- combate da gordura localizada.
Neste conteúdo, você pôde entender um pouco melhor sobre o que é massoterapia, como ela funciona, em quais casos a massagem é indicada e os principais benefícios que ela oferece. Caso você opte por essa técnica para conquistar mais saúde e bem-estar, o ideal é contar com o auxílio de um profissional especializado, para indicar o melhor tratamento de acordo com as suas necessidades.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Deixe um comentário contando a sua experiência com a massoterapia!