Dos luxos da vida de antes da chegada do bebê, o que mais parece fazer falta para os novos pais é o sono revitalizador. Dificilmente quem tem um bebê em casa consegue ter um sono de qualidade, por longas horas, sem interrupções. E como lidar com toda a novidade, excitação e mão de obra que um bebe exige se o cansaço toma conta e não há tempo para se recuperar?
O desafio é não deixar o estresse tomar conta e perturbar esse momento tão especial que é a chegada do bebê. Para isso, algumas dicas podem ajudar a driblar a privação do sono e fazer com que essa fase passe sem grandes transtornos para saúde dos pais e do bebê.
1. Lembre-se que como toda fase, essa também passará.
Apesar das noites curtas e o cansaço extremo, lembre-se sempre que se trata de apenas uma fase em que o bebê exige mais dos cuidados dos pais. O ciclo do sono do recém-nascido é mais curto, apesar de termos a sensação de que eles estão sempre dormindo, esse sono é picado e acontece em curtos intervalos que se intercalam entre mamadas e trocas de fralda. Porém, conforme o bebê cresce, os períodos de sono vão esticando, até que o bebê esteja apto para dormir uma noite inteira. E isso acontece antes de que possamos perceber.
2. Tenha um tempo para você
Mesmo que seja impossível ter um sono revitalizador, tenha um tempo para cuidar de você e da sua saúde. Tomar um banho mais demorado, fazer uma caminhada, massagem ou até mesmo uma boa leitura, ajuda a tirar o foco e relaxar, recarregando mais uma dose de energia.
3. Durma sempre que o bebe dormir
Por mais que as responsabilidades dos pais ultrapassem os cuidados com a criança, coloque o sono como prioridade. Aproveite o sono do bebe para dormir também, em vez de faxina , ou qualquer trabalho doméstico – deixe para quando estiver com as energias mais carregadas, ou peça ajuda para essas atividades.
4. Evite café, chás e estimulantes
Essas bebidas contem cafeína e em vez de ajudar a ficar acordado, elas atrapalham qualquer descanso que possa ter ao longo do dia.
5. Divida as tarefas
Com a rotina atribulada não hesite, peça ajuda! Seja para familiares, ou mesmo se tiver que contratar alguém, não deixe que as múltiplas atividades do dia a dia elevem o estresse em casa.