Como é amplamente sabido, o hábito da leitura promove uma série de vantagens, exercitando a mente e a criatividade e proporcionando uma sensação de relaxamento do corpo e da mente. No entanto, como um plus, ler antes de dormir pode ser ainda mais benéfico, auxiliando inclusive no combate à insônia.
Além disso, é válido destacar também que a prática pode funcionar como uma espécie de convite para um sono mais saudável, já que o corpo é “preparado” por meio da diminuição dos níveis da atividade cerebral e da redução dos batimentos cardíacos.
Quer ir ainda mais a fundo e descobrir quão bem faz ler antes de dormir? Neste post, elencamos as principais vantagens. Continue a leitura!
Os principais benefícios de ler antes de dormir
A leitura, por si só, é um meio excelente de reduzir o caos inerente à rotina corrida que geralmente as pessoas têm hoje em dia. Isso ajuda a deixar de lado os problemas e, inclusive, a “viajar” para épocas diferentes e lugares diversos, “mergulhando” em um universo à parte, pelo menos durante um período.
Além disso, a partir do momento em que ler antes de dormir passa a ser um hábito, isso começa a representar um sinal para o nosso corpo de que a hora de descansar está se aproximando.
A seguir, confira os principais benefícios que são alcançados pelo hábito da leitura antes de adormecer.
Redução dos níveis de estresse do dia a dia
Como dito, ler é uma atividade capaz de induzir o corpo ao relaxamento, com o potencial de aliviar significativamente alguns sintomas atrelados ao estresse agudo. Inclusive, já houve comprovação por pesquisas de que fazê-lo por, pelo menos, seis minutos, já diminui em até 68% os níveis de estresse.
Na verdade, muitas pessoas relatam que ler um livro pode “transportá-las” para outra realidade, lembra-se do “mergulho” em um universo à parte de que falamos? O que explicaria a sensação relaxante provocada pela prática.
No entanto, é importante se lembrar de que, quando a ideia é desconectar a mente dos problemas, o mais recomendável é optar por títulos que tragam essa sensação de bem-estar.
Livros de autoajuda, romances ou até obras que falam sobre algum hobby, por exemplo, podem ser excelentes alternativas. Por outro lado, procure fugir de temas mais “pesados” e que poderão sensibilizá-lo negativamente.
Aumento da capacidade de concentração
Por conta da rotina corrida, com tantas obrigações a serem conciliadas, é muito comum que se concentrar em uma única tarefa passe a representar um verdadeiro desafio. No entanto, essa dificuldade pode atrapalhar o alcance de bons resultados naquilo que fazemos e, principalmente, nos tornar vulneráveis a erros e a retrabalhos.
Nesse contexto, vale a pena ter em mente que o hábito da leitura pode aumentar significativamente o seu poder de concentração. O costume de ler antes de dormir, por exemplo, eleva os nossos níveis de atenção, já que é preciso estar atento ao que se lê para compreender o que as palavras transmitem dentro de um determinado contexto.
Sem essa dedicação, a compreensão do que foi lido seria impossível. Assim, quando nós fazemos isso, voltamos o nosso foco para somente uma tarefa, e o desenvolvimento dessa capacidade pode ser levado para outros âmbitos da vida, tornando os momentos mais bem aproveitados e as atividades mais bem pensadas.
Diminuição do tempo de exposição às telas
A melatonina nos leva a um estado de sonolência. Contudo, a luz azul, que geralmente é emitida por smartphones, tablets e outros aparelhos, pode interferir na capacidade que o cérebro tem de expelir esse hormônio. Por esse motivo, embora esses dispositivos sejam muito práticos, o mais recomendável é não recorrer a eles ao ler antes de dormir.
Nesse sentido, porém, é interessante destacar que alguns leitores digitais trazem uma funcionalidade que reduz a emissão de luz azul, ainda que não seja possível afirmar que essa minoração seja suficiente para a garantia de um sono reparador e de qualidade. Logo, o mais indicado é optar pela leitura de livros físicos no fim do dia, antes de ir para a cama.
Melhora da qualidade do sono
Como dito, a leitura tem o potencial de relaxar a mente e o corpo de maneira gradual, já que não há estímulos físicos ativos para o período de descanso. Isso permite que a qualidade do sono seja melhorada, já que a sensação de relaxamento é alcançada gradativamente.
Ou seja, não há uma tentativa forçada de entrar em um estado de repouso, o que contribui para que possamos nos sentir mais descansados ao despertar.
Estímulo à criatividade
As pessoas criativas geralmente se permitem experimentar coisas novas, de modo geral, terem uma bagagem cultural maior, e o mais interessante é que muito do que foi aprendido está nos livros lidos. De igual modo, bons insights são o resultado desses conhecimentos adquiridos, não somente nas leituras, mas também nas experiências de vida.
O hábito de ler tem o potencial de verdadeiramente expandir a mente humana, ensinando-nos a “pensar fora da caixa”. Ou seja, é um costume que nos estimula a lançar um olhar diferente sobre as situações, analisando-as de um modo novo e criando soluções mais inovadoras para os problemas que se apresentam.
Portanto, é altamente recomendável tornar a leitura uma prática regular, mesmo que você apenas tenha tempo de ler antes de dormir.
Melhora da cognição
Por fim, mais um benefício que não pode ficar de fora desta lista é a melhora da cognição. Afinal, estudos realizados já demonstraram que o hábito de ler impacta positivamente a “conectividade” do cérebro humano, ou seja, a nossa capacidade de compreender as histórias que lemos e de refletir acerca delas de modo mais crítico.
Dessa forma, é possível afirmar que a leitura nos expõe a novas formas de pensar e de perceber as coisas, permitindo que observemos perspectivas distintas e nos desafiando a entender novos conceitos. Tudo isso melhora significativamente a agilidade da mente.
Como visto, a leitura, quando se torna um hábito, pode ser extremamente benéfica. No entanto, ler antes de dormir especificamente, além de entregar uma série de vantagens para a mente e até para o corpo, permite que tenhamos um sono de melhor qualidade, o que impacta diretamente o nosso cotidiano.
E então? Este post foi útil? Quer deixar alguma opinião e/ou sugestão? Aproveite o espaço dos comentários!