O Instituto Ayrton Senna, inspirado no desejo do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens de escolas públicas por meio da educação. Para isso, atua em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir soluções concretas para os problemas da educação básica.
O principal objetivo do instituto é promover a “educação integral” nas redes públicas do Brasil, com foco no ensino fundamental e médio e para isso vem desenhando novas possibilidades pedagógicas, de gestão, tecnologia e avaliação, até a sua operacionalização nas redes de ensino.
O instituto trabalha nas frentes de operacionalização parcial da Solução Educacional para os anos finais do Ensino Fundamental (Projeto Escola de Tempo Integral e no Programa Sala de Leitura), e colabora com a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo para o estabelecimento das Diretrizes estaduais para Educação Integral em todas as etapas do ensino. Também desenvolveu, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), uma Solução Educacional para o Ensino Médio, que transforma os paradigmas das políticas educacionais dessa etapa de ensino, introduzindo novos modelos e processos de gestão, formação, acompanhamento e avaliação. Esses novos modelos viabilizam e se ancoram em uma proposta curricular inovadora que aproxima a escola do mundo contemporâneo e dos interesses dos jovens.
Entre outros projetos do Instituto Ayrton Senna está o EduLab21, um laboratório dedicado à produção e disseminação de conhecimento científico para apoiar a formulação de políticas públicas para uma educação de qualidade. A iniciativa tem o objetivo de produzir, sistematizar e disseminar conhecimentos em uma base de referência útil e acessível a gestores, professores e demais atores comprometidos com a melhoria da educação e soluções para o século 21.
A iniciativa “Ciência para Educação” foi outra frente de atuação em que o Instituto Ayrton Senna apoiou a fundação da Rede Nacional de Ciência para Educação e colaborou para a fundação da rede pesquisadores de 12 universidades do país, para que fossem realizados trabalhos vinculados aos processos de ensino e aprendizagem.
Na mesma linha, o Instituto também se uniu ao Boston Consulting Group, para realização de pesquisa que aborda desafios da formação continuada de professores no Brasil e traça possíveis linhas de ação para melhorar a qualidade da formação em serviço. Já em parceria com o “Todos pela Educação” lançou o site que traz estudos que evidenciam políticas e práticas eficientes para melhorar o aprendizado. Também realizou um trabalho estatístico no Ensino Médio com foco na comparação entre os períodos diurno e noturno. A conclusão foi que, caso não haja uma revisão do modelo de ensino noturno, haverá provavelmente um aumento do hiato de oportunidade entre alunos que estudam durante o dia e a noite.
Ou seja, o trabalho do Instituto Ayrton Senna visa auxiliar as redes de ensino no Brasil a cumprirem metas-chave do Plano Nacional de Educação e para isso, se une às secretarias de educação na definição de estratégias, formação de profissionais e monitoramento de resultados. A gestão das metas e ações é realizada por um comitê gestor composto por profissionais das diversas equipes da secretaria e da equipe Instituto Ayrton Senna. Além de oferecer apoio e acompanhamento permanentes para o comitê gestor, o Instituto cria condições para que as secretarias parceiras possam trocar experiências e aprender em rede.
Saiba mais em:
http://www.institutoayrtonsenna.org.br/