Atire a primeira pedra quem nunca ficou com o humor irritável em alguns momentos. Isso é mais comum quando o indivíduo sente fome, sofre alterações hormonais, lida com altas temperaturas ambientais etc. Em outros casos, o mau humor é prolongado, mesmo que o contexto pareça favorável. Se identificou?
Não se martirize. O humor irritável se tornou especialmente frequente após a pandemia da Covid-19. Entretanto, existem diversos desafios no dia a dia que influenciam essas emoções. É o caso do noticiário com informações negativas, do aumento nos preços do supermercado e na conta de luz, do trânsito conturbado e de outras situações.
Felizmente, é possível encarar melhor esses obstáculos e controlar o humor irritável ao viajar para destinos relaxantes. O que acha? Para evitar que você escolha o local de cabeça quente e isso só piore o seu humor, listamos cinco dicas de destino. Confira!
1. Pirenópolis (GO)
Quando se fala em destinos voltados para o relaxamento, Pirenópolis — carinhosamente apelidada de Piri por muitos moradores e turistas — se destaca. Isso porque a cidade conta com a calmaria e o aconchego comum em muitas cidades do interior. Por outro lado, oferece diversas atividades de lazer que a tornam mais especial.
Saiba, por exemplo, que existem mais de 80 cachoeiras para você se deliciar. A maioria delas conta com infraestruturas próprias para receber visitantes e trilhas curtas, o que torna o acesso fácil e simples para quem almeja um passeio familiar. As cachoeiras mais famosas são as de Santa Maria, Lobo, Abade, Dragões e Usina Velha.
Outros destaques são os Centros Históricos, já que a cidade foi fundada em 1731 e tem muitas histórias para contar. Assim, os visitantes e os moradores podem conhecer os casarões coloniais, cuja arquitetura conta um pouco sobre a cultura de Pirenópolis. Além disso, tem salas de cinema, teatro e museus que valem a pena visitar.
2. São Thomé das Letras (MG)
Outro destino interessante para quem busca relaxar e recarregar as energias é São Thomé das Letras, também conhecida como Cidade das Pedras. Isso porque o local conta com algumas montanhas recheadas de grutas e outros afloramentos de rochas que servem de abrigo para aves e animais.
Além disso, a cidade do sul de Minas Gerais tem mais de 30 cachoeiras e piscinas naturais, a maioria com fácil acesso. Algumas delas são conhecidas pelas histórias místicas contadas pela população. É o caso da Cachoeira da Lua, que durante a lua cheia cria um reflexo sobre as águas e as pedras.
Outro ponto turístico que a população afirma ter características “encantadas” é a gruta do Carimbado. Muitas pessoas afirmam que o final desse espaço nunca foi descoberto, mas pode levar os aventureiros para uma das cidades mais famosas do Peru, Machu Picchu.
A cidade oferece muitas outras atividades, principalmente para quem tem espírito aventureiro e ama o contato com a natureza. Por exemplo, fazer trilhas, escalada, canionismo e demais modalidades de aventura em meio a montanhas, rochas e cavernas.
3. Ouro Preto (MG)
Outro destino indicado para controlar o humor irritável, ainda em Minas Gerais, é Ouro Preto. A cidade fica pouco mais de 100 km distante da capital e a aproximadamente 300 km de São Thomé das Letras. Trata-se de uma das cidades mais ricas culturalmente do Brasil.
Isso porque ela foi espaço da Inconfidência Mineira e da expansão do ouro, que foi a principal movimentação econômica do país no século XVII. Assim, todo esse período ficou marcado especialmente na arquitetura e nas artes plásticas, com igrejas produzidas com muito ouro e obras famosas do artista Aleijadinho.
Além disso, Ouro Preto possibilita a visitação nas antigas vilas de ouro de Vila Rica, onde toneladas de pedras preciosas e minérios eram retirados. Para isso funcionar, diversas pessoas, muitas delas vindas da África, eram exploradas. De todo modo, a maior parte da riqueza daquele período foi destinada para a Europa.
4. Serra Negra (SP)
Partindo para Serra Negra, em São Paulo, esse é um dos principais destinos da região quando o interesse é por espaços rurais. Assim, saiba que a cidade é formada por diversas fontes e parques naturais, o que a torna parte do Circuito das Águas de São Paulo.
Nesse sentido, é comum a presença massiva de casais e famílias visitando o local, principalmente por se tratar de um destino aconchegante e charmoso. Serra Negra também se destaca no quesito gastronomia, com variedade nos cardápios de bares e restaurantes.
E não podemos deixar de citar as atrações turísticas de montanhas e parques para aproveitar na cidade. O Mirante do Cristo Redentor (pelas paisagens e pelo passeio de teleférico) e a Disneylândia dos Robôs (pelas engenhocas feitas de sucata) são opções divertidas que costumam encantar visitantes de todas as idades.
5. Guaramiranga (CE)
Quando se fala em destinos para relaxar e controlar o humor irritável, o Nordeste é sempre lembrado. Afinal, é sinônimo de belezas naturais, boa culinária, hospitalidade e muito mais. No entanto, Guaramiranga é uma cidade bem menos badalada do que lugares internacionalmente conhecidos do Ceará, como Jericoacoara e Canoa Quebrada.
A “Cidade das Flores” ou “Suíça Cearense” (sim, por causa das baixas temperaturas) fica a 110 km da capital Fortaleza e é a menor cidade do estado, o que pode ser um convite a mais para o relaxamento. Até porque, tem coisa melhor do que um período em uma cidade tranquila, pouco habitada, mas com diversas opções de lazer para ajudar no humor?
Lá, é possível aproveitar banhos nas diversas cachoeiras e outras de proteção ambiental que servem para apreciação. É o caso da cachoeira do Urubu e da cachoeira São Paulo. Pessoas aventureiras ainda podem curtir as trilhas ecológicas e partir de rapel, caiaque, tirolesa etc. Se quiser uma imersão maior no local, também é válido acampar no parque ecológico.
Então, se animou para conhecer algum dos destinos mencionados? A gente pode apostar que, só de pensar no roteiro, o seu humor irritável já deu uma amenizada. De todo modo, saiba que existem outras práticas para controlar o humor. Por exemplo, fazer pausas, reavaliar sua rotina e, se preciso, procurar ajuda profissional.
Gostou dos destinos que sugerimos? Compartilhe o post em suas redes sociais e ajude outras pessoas a planejarem viagens incríveis para a saúde mental!