Muito se fala em como elevar o desempenho físico e pouco sobre os cuidados com a saúde mental dos atletas. Você já reparou nisso? É importante cuidar das duas da maneira equilibrada. Afinal, mente sã, corpo são.
Isso foi muito discutido nas Olimpíadas, em 2021, especialmente, quando a ginasta Simone Biles desistiu de competir em algumas categorias. Entre as justificativas, a atleta mencionou o cuidado com a saúde mental, muito afetada pela cobrança e o medo de se machucar.
Percebe como é importante cuidar tanto do corpo quanto da mente dos atletas? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que é saúde mental?
Saúde mental diz respeito à disposição da mente para lidar com desejos, emoções, ideias e ambições. Assim, quando esse quesito se encontra em equilíbrio, o indivíduo consegue se sentir bem consigo e com o outro.
Esse conceito é similar ao da saúde física. Nesse caso, quando ela está em dia, as pessoas têm disposição para se locomover e realizar as demais demandas diárias sem se cansar. Além disso, ter a saúde mental equilibrada ajuda a prevenir doenças físicas, como diabetes e hipertensão.
Essa é outra relação da saúde física com a saúde mental. Isto é, o cuidado com a mente é útil para evitar uma série de transtornos, como depressão, ansiedade, estresse crônico, burnout e outras.
Por que é importante que atletas cuidem da saúde do corpo e da mente?
O desempenho dos atletas recebe várias influências, e uma delas envolve aspectos psicológicos. Para entender, imagine que você precisa realizar uma prova escrita, cujo conteúdo está dominado. Ainda assim, na véspera do evento, chega uma notícia que abala suas emoções. Nessa situação, você imagina que o seu rendimento na prova será afetado, certo?
Conforme a gravidade do acontecimento e do seu nível de inteligência emocional, é possível que se distraia diversas vezes e não responda a prova como deveria. A mesma lógica ocorre com atletas com um bom preparo físico, mas que têm a saúde mental afetada.
Nem sempre a influência no desempenho do atleta envolve questões fora do esporte. Afinal, a própria prática esportiva, a cobrança alheia e a de si mesmo pelo rendimento podem causar estresse, lesõese síndrome de burnout. Até porque muitos esportivas precisam passar períodos longe de casa, lidar com restrições alimentares, falta de apoio do círculo social etc.
Esses fatores podem ficar ainda mais delicados se somados a outros preexistentes. Entre eles, genética com tendência para transtornos mentais, uso excessivo de droga e álcool e outros casos. Assim, cuidar conjuntamente da saúde física e da saúde mental dos atletas pode torná-los mais completos.
Apesar disso, nem sempre é fácil despertar para a necessidade de manter a mente saudável. Muitas vezes, isso é explicado porque a saúde física costuma ser visível, seja com a evolução corporal, seja a partir da capacidade de um atleta correr, pegar peso, fazer yoga, nadar etc. Enquanto isso, a saúde mental é abstrata, difícil de ser visualizada.
Quais são os benefícios de cuidar da saúde do corpo e da mente?
Como visto, o cuidado com o corpo e a mente precisa ocorrer conjuntamente. Acompanhe os benefícios que isso proporciona!
Evita sobrecarga no corpo
Uma das lições aprendidas ao cuidar da saúde mental de atletas é que eles têm limitações e não são super-humanos. Parece óbvio? Ainda assim, esses profissionais costumam ter uma cobrança intensa quando se fala de desempenho no trabalho.
Inclusive, as pessoas tendem a se sentir confortáveis o suficiente para xingar a performance de um atleta. Basta acompanhar transmissões das Olimpíadas, por exemplo. Mesmo que o profissional dedique sua vida para o esporte e tenha alcançado elevados patamares, para alguns, não ter medalha de ouro pode invalidar isso.
Ajuda na performance do atleta
Ter a mente adoecida pode diminuir o apetite e causar insônia, por exemplo. Esses dois aspectos também afetam o desempenho físico dos esportistas indiretamente. Então, outra razão para cuidar da saúde mental dos atletas é evitar que a performance seja comprometida.
Melhora a qualidade de vida
Cuidar do corpo e da mente é uma recomendação para qualquer pessoa, atletas ou não. Afinal, essa é uma maneira de elevar a qualidade de vida e prevenir doenças, mentais ou físicas.
Além disso, adotar esse tipo de cuidado melhora o humor e a disposição. Assim, até os seus relacionamentos afetivos podem ser otimizados.
Como cuidar da saúde mental dos atletas?
Você já entendeu que é importante cuidar da saúde mental. Então, é natural se perguntar como atingir esse objetivo. Acompanhe algumas dicas!
Adote uma alimentação saudável
Se você é um atleta de alto rendimento, possivelmente, a alimentação saudável já faz parte da sua rotina. Assim, saiba que esse hábito cuida não apenas da saúde física, mas também, da mental.
Isso porque existem muitas refeições que contribuem com o bem-estar. É o caso das que elevam os níveis de energia, melhoram a qualidade do sono e o humor.
Faça terapia com profissional
Não pense que a procura por um terapeuta só deva ocorrer quando alguém está depressivo ou quando precisa lidar com algum transtorno mental. A terapia é uma ferramenta que auxilia um indivíduo a tratar traumas, medos, dependências, inseguranças e outros aspectos que afetam a mente. Naturalmente, isso tem impactos positivos até na carreira de atleta.
Valorize a qualidade do sono
Da mesma maneira que ter boas noites contribui para o desempenho físico do atleta, esse hábito também cuida da saúde mental. Já reparou que a sensação de mau-humor e estresse é maior após noites mal dormidas?
Escolha bem suas relações
Especialmente na fase adulta, todo relacionamento precisa de investimento para se manter. Então, faça isso com o seu círculo de amizades e cultive as boas relações ao seu redor, mesmo com a rigidez exigida na rotina de atleta.
Da mesma maneira, identifique quando as relações não estão mais saudáveis e decida se elas valem ser mantidas ou se o afastamento é a melhor escolha.
Então, entendeu como cuidar da saúde mental do atleta? Como visto, esse cuidado é tão importante quanto o relacionado à saúde física. Afinal, o equilíbrio do corpo e da mente torna esse profissional mais completo.
Quer aproveitar a visita para se aprofundar na temática? Confira como funciona a nutrição de atletas de alto rendimento!