Você sabe identificar quando está com gripe ou resfriado? Aliás, você saberia sequer distinguir as diferenças entre as condições? Essa confusão, na verdade, é bem mais comum do que se imagina, afinal, de fato, há alguns sintomas em comum. Contudo, a intensidade deles é um dos pontos que facilitam a distinção entre as doenças.
Saber reconhecer quando estamos lidando com cada uma delas — gripe ou resfriado —, inclusive, é fundamental para a adoção das melhores maneiras de combater o problema e, posteriormente, evitar a reincidência.
Pensando nisso, neste conteúdo, nós vamos abordar as principais diferenças entre ambas, especialmente em relação à causa, ao tempo de duração, aos sintomas (e à sua gradação), às eventuais complicações possíveis, entre diversos outros fatores. Continue a leitura e não seja mais confundido pelas semelhanças!
A causa
Em se tratando da causa, é preciso, inicialmente, explicar que a gripe é uma infecção respiratória originada pelo vírus da Influenza (que pode ser dos tipos A ou B) e pode ser menos ou mais gravosa. Nesse sentido, cada uma dessas “categorias” é dividida em outros subtipos. Por exemplo, dentro do tipo A, está incluso o H1N1; já dentro do tipo B, o Yamagata.
O resfriado, por sua vez, embora também seja uma infecção respiratória de origem viral, pode ser provocado por dezenas de vírus diferentes — por exemplo, Parainfluenza, Rhinovírus e Adenovírus.
Como acontece a transmissão?
É possível dizer que a transmissão da gripe e do resfriado acontece da mesma forma: quando gotículas de saliva de um indivíduo infectado entram em contato — por meio de espirros, tosses, beijos etc. — com as vias aéreas de outra pessoa. Além disso, itens igualmente contaminados também são capazes de “espalhar” as enfermidades.
No entanto, um ponto interessante a ser destacado é a questão da sazonalidade. O resfriado pode acometer um indivíduo em qualquer época do ano, enquanto a gripe surge mais comumente nos períodos de outono e de inverno em razão das especificidades do vírus.
Quais são as pessoas mais afetadas?
O resfriado pode atingir qualquer grupo de pessoas e, usualmente, o seu quadro tende a apresentar uma melhora mais rápida. Já a gripe, por outro lado, afeta o que se denomina como “grupo de risco”, que é composto por idosos, indivíduos com doenças crônicas e crianças. A gravidade, nesses casos, também pode ser maior.
O tempo de duração
Comumente, os sintomas dos resfriados — falaremos de forma mais detalhada acerca deles mais à frente — demoram apenas cerca de dois a quatro dias para desaparecerem. Os da gripe, por sua vez, podem permanecer por uma semana ou até mais.
Além disso, as possíveis complicações também representam outro ponto de diferença, já que, no caso do resfriado, sinusite, otite ou bronquite podem surgir. No caso da gripe, a evolução já pode se dar para uma pneumonia.
As diferenças entre os sintomas
Os resfriados acabam sendo bem mais comuns e, geralmente, não causam alterações na temperatura do corpo humano. O nariz entupido é uma característica mais singular e, quando há febre, usualmente, ela é baixa. De maneira geral, é possível afirmar que a manifestação clínica da condição é mais branda, menos intensa.
Embora tosse, coriza, febre baixa — como dito — e espirros possam se fazer presentes, normalmente, a recuperação é mais célere.
Por outro lado, a gripe tem como os seus principais sintomas a presença de uma febre mais alta, dores musculares de maior intensidade, sensação de fadiga permanente, dor de garganta e tosse, podendo ou não haver congestão nasal. É bastante comum que esses sinais surjam cerca de quatro dias depois do contato do indivíduo com o agente infeccioso, e eles permanecem, como mencionado, por cerca de uma semana ou mais.
Ademais, uma pessoa gripada, muitas vezes, não consegue levar o seu dia a dia normalmente e, com isso, sente uma necessidade maior de buscar um auxílio médico.
Como agir em cada caso?
Para tratar a gripe, habitualmente, o paciente faz uso de medicamentos que são prescritos por um profissional de saúde, como paracetamol, a fim de diminuir a febre, e outros remédios indicados para o quadro que sejam compostos por substâncias que combatem os demais sintomas presentes, como a coriza. A depender do seu tempo de duração, é possível que o uso de antivirais também seja recomendado.
Além disso, é sempre indicado que o indivíduo fique em repouso e consuma muitos líquidos, como chás, sopas, sucos e, é claro, água.
Já quando se lida com um resfriado, é possível que seja necessário administrar algum medicamento com o intuito de descongestionar as vias respiratórias — por exemplo, um antialérgico. Outra medida interessante é ingerir vitamina C, pois ela não apenas fortalece o sistema imunológico, mas também combate mais rapidamente os sintomas da condição. Então, pode ser interessante consumir acerola, suco de laranja, morangos e abacaxi.
As medidas de prevenção
Geralmente, as medidas de higiene são as ações mais eficazes em se tratando de prevenção de gripe ou resfriado. Então, as “boas e velhas” práticas de usar lenços descartáveis para limpar o nariz e de lavar frequentemente as mãos ainda são as mais aconselháveis.
Contudo, paralelamente a esses bons hábitos, a reposição suplementar de vitaminas e minerais, por meio da administração de polivitamínicos e poliminerais, pode também representar uma excelente alternativa. Afinal, essa combinação representa uma grande aliada para elevar as defesas do organismo, fortalecendo a imunidade do nosso corpo.
Nesse sentido, o Vitergan Zinco PL e o Vitergan Zinco funcionam como excelentes opções. Ambos são compostos por minerais e vitaminas que atuam como antioxidantes, agindo contra os radicais livres, que são moléculas que se formam no nosso corpo e que têm o potencial de prejudicar o funcionamento adequado dos órgãos.
Os antioxidantes, basicamente, são substâncias que evitam a ação danosa dos radicais livres sobre as células, que podem causar, inclusive, envelhecimento celular e danos no DNA. Ambos são comercializados pela Marjan Farma, que já atua no mercado há 60 anos e trabalha com o desenvolvimento de soluções inovadoras e terapêuticas para a prevenção e o tratamento de doenças — por exemplo, gripe ou resfriado.
Sendo assim, se você tem interesse em conhecer mais acerca dos nossos produtos, como o Vitergan Zinco PL e o Vitergan Zinco, além do nosso portfólio, que é constituído por itens focados em ciência farmacêutica, visite o nosso site e informe-se!